Curva ABC de vendas: saiba como usar na sua empresa

Curva ABC de vendas: saiba como usar na sua empresa

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A curva ABC de vendas é uma ferramenta muito utilizada por empresas para analisar e classificar os produtos de acordo com a sua importância e o impacto nas vendas. Esse método permite identificar quais itens são responsáveis por grande parte do faturamento da organização. Dessa forma, é possível focar os esforços de vendas nesses itens, aumentando a rentabilidade do negócio.

Quer entender melhor sobre a curva ABC? Então, não deixe de ler todos os tópicos que elaboramos a seguir. Tenha uma boa leitura!

Afinal, para que serve a curva ABC de vendas?

A fim de entender melhor para que serve a curva ABC de vendas, é preciso compreender a sua classificação dos produtos, que é feita em três categorias. Confira cada uma delas a seguir!

Categoria A

A categoria A engloba os produtos que são responsáveis por uma grande parte das vendas da empresa e, consequentemente, têm um grande impacto no faturamento. Geralmente, esses itens correspondem a 20% do que é comercializado na companhia, mas representam cerca de 80% do faturamento da organização.

Categoria B

Essa categoria engloba os produtos que têm um impacto menor nas vendas, mas ainda são importantes para a organização. Esses itens correspondem a 30% dos itens comercializados e representam cerca de 15% do faturamento.

Categoria C

A categoria C engloba os produtos que têm um impacto mínimo nas vendas e, por isso, podem ser considerados secundários para a empresa. Esses itens correspondem a 50% do que é comercializado, mas são considerados apenas 5% do faturamento.

Com a curva ABC de vendas, é possível identificar os produtos que são mais relevantes para a empresa e, assim, priorizar as vendas desses itens. Além disso, essa técnica permite identificar produtos que podem ser retirados do estoque, reduzindo custos e melhorando a eficiência do negócio.

Como usar a curva ABC de vendas na prática?

Para aplicar a curva ABC de vendas na prática, é necessário seguir alguns passos. O primeiro passo é listar todos os produtos comercializados pela empresa e, em seguida, calcular a porcentagem de vendas de cada um deles.

Com base nesses dados, é possível definir a curva ABC, classificando os produtos nas categorias A, B e C. A lógica para fazer isso é simples: os itens que representam a maior parte das vendas e do faturamento são classificados como categoria A, enquanto os materiais com menor impacto nas vendas são classificados como categoria C.

Exemplo de curva ABC de vendas

Para entender melhor como funciona a curva ABC de vendas na prática, vamos dar um exemplo. Suponha que uma loja de eletrônicos comercialize 100 produtos diferentes. Após calcular a porcentagem de vendas de cada um deles, a empresa descobriu que os 20 itens mais vendidos correspondem a 80% do faturamento, enquanto os 30 materiais seguintes correspondem a 15% do faturamento e os 50 últimos correspondem a 5% do faturamento.

Com base nesses dados, a empresa pode classificar os produtos em três categorias. Os 20 produtos mais vendidos são classificados como categoria A, os 30 seguintes são classificados como categoria B e os 50 últimos são classificados como categoria C.

Ao fazer essa definição, a organização pode identificar quais são os itens que trazem mais impacto para o negócio e, assim, priorizar as ações de vendas desses produtos. Por exemplo, a empresa pode investir em campanhas publicitárias para os produtos da categoria A, oferecer promoções para incentivar a venda dos materiais da categoria B e reduzir o estoque dos produtos da categoria C.

Como interpretar os resultados da curva ABC de vendas?

Interpretar os resultados da curva ABC de vendas é fundamental para utilizar esse modelo a favor da empresa. Além de identificar os itens mais relevantes para o negócio, é importante entender como esses materiais estão distribuídos nas diferentes categorias.

Se a maioria dos produtos estiver na categoria A, isso significa que a empresa está muito concentrada em poucos itens. Assim, ela pode correr riscos caso eles saiam de moda ou sejam substituídos por produtos de outras empresas. Nesse caso, é importante diversificar o portfólio de vendas e buscar novas oportunidades de negócio.

Por outro lado, se a maioria do material estiver na categoria C, isso significa que a empresa está perdendo dinheiro ao mantê-los em estoque. Desse modo, o ideal é rever a estratégia de vendas e buscar formas de aumentar a venda dos produtos das categorias A e B.

Quais pontos merecem a sua atenção?

Ao longo do artigo, você pôde perceber que a curva ABC de vendas é muito útil para empresas que desejam identificar os produtos mais relevantes para o negócio e, assim, focar os esforços de vendas nesses materiais. Com essa técnica, é possível aumentar a rentabilidade do negócio, reduzir custos e melhorar a eficiência da empresa.

No entanto, para que você possa utilizar essa técnica da melhor forma possível, é necessário listar os produtos, calcular a porcentagem de vendas e definir a curva ABC. Com base nessa análise, é viável identificar os produtos mais relevantes para o negócio e definir as estratégias de vendas mais adequadas para cada categoria de item.

Por fim, lembre-se de que a curva ABC de vendas não é uma técnica estática. Portanto, ela deve ser revisada periodicamente. Afinal, há a chance de que a classificação dos itens mude ao longo do tempo, seja por mudanças no mercado ou por alterações na estratégia de vendas da empresa.

Dessa forma, é importante fazer uma análise de tempos em tempos dessa estratégia, de forma que você consiga garantir que a companhia esteja sempre focada nos produtos mais relevantes para o negócio. Ao fazer isso, será mais fácil alcançar o sucesso e a rentabilidade da companhia no longo prazo.

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