Sustentabilidade: entenda por que abordar esse tema e como aplicá-lo na empresa!

Compartilhe este post

Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo.

A sustentabilidade está ligada ao conceito de ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso. Por isso, o tema tem se tornado cada vez mais relevante nas empresas que buscam mostrar valores aos clientes e chegar ao sucesso por meio de estratégias e métodos éticos que buscam minimizar possíveis impactos ambientais.

Apesar de parecer complicado, são ações simples e fáceis de empregar, sempre pensando no equilíbrio entre o que precisamos da natureza e o que oferecemos em troca.

Sendo assim, elaboramos este conteúdo para compartilhar com você medidas viáveis para diminuir, economizar, reciclar etc. Sempre pensando no destino final do que é usado e descartado pela organização e, com isso, tratar o ambiente e a sociedade com o máximo de respeito merecido. Continue a leitura e fique por dentro!

Como garantir mais sustentabilidade na empresa?

Manter ações sustentáveis no negócio é fundamental para reduzir impactos ambientais. Pensando nisso, elaboramos algumas ações que poderá adotar no seu empreendimento.

Empregar soluções ecológicas

Para que uma empresa seja considerada sustentável, precisa superar alguns desafios que demandarão esforços e investimentos, levando em conta que será necessário implementar boas práticas e comprometimento de todas as áreas para o aprimorar os processos. Entre os princípios que podem ser seguidos, podemos apontar:

  • entender o que deve ser feito, garantindo o engajamento de todos os envolvidos;
  • definir uma política ambiental;
  • elaborar uma plano de ação direcionado ao atendimento dos critérios da política ambiental;
  • fazer avaliações para detectar não conformidades ambientais na companhia;
  • revisar e melhorar a política ambiental, metas e objetivos das estratégias empregadas;
  • buscar o fortalecimento da imagem da empresa junto aos clientes, fornecedores, comunidade e demais parceiros envolvidos.

Reduzir o consumo de água

A água é um recurso que fica cada vez mais escasso com o decorrer do tempo. Sendo assim, é fundamental aplicar práticas que modifiquem as formas de uso desse recurso. Dentre outros, os hábitos de consumo que podem ser desenvolvidos são:

  • conferir vazamentos na rede hidráulica;
  • consertar torneiras com defeitos;
  • reutilizar a água da chuva para limpar espaços.

Também é importante promover uma campanha de conscientização dentro da empresa a respeito da demanda de consumo de água, falando com os colaboradores sobre o uso desse recursos e a importância de colocar as ações implementadas em prática.

Minimizar os gastos com energia elétrica

Outra forma de aplicar a sustentabilidade na empresa é buscar diminuir os gastos com energia. Para isso, você pode conseguir uma economia significativa ao contar com as lâmpadas de LED, que são mais econômicas e sustentáveis, já que não contêm elementos poluentes, reduzindo a quantidade de lixo gerado e o impacto no meio ambiente. Duram em torno de 50 vezes mais que as incandescentes e proporcionam uma economia de até 80% na conta de luz.

Outra opção é investir em fontes de energias renováveis, como os painéis solares para reduzir os gastos com luz. Também é necessário incentivar os integrantes da equipe a manterem as janelas abertas com a finalidade de usar a iluminação natural, bem como criar um ambiente de trabalho confortável e aconchegante.

Estimular a reciclagem de papéis, plásticos e demais objetos

A reciclagem desempenha uma função relevante quando o assunto é a sustentabilidade na empresa. Isso porque o lixo produzido que vai parar nos aterros pode poluir a água e o solo. Sendo assim, os resíduos da produção dos itens ou embalagens de materiais podem ser encaminhados para a reciclagem ou reutilização, o que gera uma abordagem proativa para diminuir o desperdício.

Nesse caso, é possível investir em lixeiras separadas para cada tipo de material, sendo que o lixo orgânico pode até ser transformado em adubo para as plantas da organização. Já os vidros, latas e plásticos podem ganhar novas funções em usinas de reciclagem, por exemplo.

Evitar o uso de papéis

O uso de papel representa gastos com materiais de escritório e impressões, comprometendo uma parcela importante do faturamento do negócio. Além disso, contribui para os riscos de impactos no meio ambiente. Para diminuir o seu consumo é possível contar com algumas ferramentas eficientes desenvolvidas com o avanço da tecnologia, como os certificados digitais.

A certificação digital tem se tornado uma ótima alternativa para a minimização do consumo de papéis, tendo em vista que diversos processos podem ser realizados no ambiente virtual com validade jurídica.

Ao assinar um documento digitalmente, o usuário exclui a necessidade de impressão e presença física para assinatura do arquivo, já que a ferramenta garante ao usuário a integridade, autenticidade, confiabilidade e não o repúdio das informações. Por meio da certificação também é possível:

  • transmitir informações de clientes e funcionários;
  • realizar consultas em páginas de órgãos públicos;
  • emitir e enviar notas fiscais, entre outras transações.

Investir em treinamentos para funcionários

Os treinamentos são primordiais para o desenvolvimento dos colaboradores e orientações a respeito de práticas a serem aplicadas no ambiente laboral. Dessa forma, ações sustentáveis também devem entrar como pauta nos cursos, palestras e demais eventos elaborados pela organização.

Contar com fornecedores e parceiros que tenham o mesmo propósito

Ao iniciar a aplicação da sustentabilidade na empresa, uma dica é buscar por fornecedores que também compartilham do mesmo compromisso e iniciativa. Além disso, você pode ter como parceiras companhias que têm o foco de aproveitar os recursos da melhor forma e o desenvolvimento econômico, o que pode ser bastante vantajoso para a sociedade, o meio ambiente e, até mesmo, a economia do país.

Agora que você entende a importância de implementar a sustentabilidade na empresa e de que forma isso pode ser feito, que tal aproveitar para colocar as dicas apresentadas neste conteúdo em prática e usufruir de vários benefícios? Redução de custos, aumento da competitividade, atendimento às leis ambientais e melhoria na imagem e reputação do negócio perante o mercado são apenas alguns exemplos.

Como a Volk do Brasil ajuda a reduzir o impacto negativo das embalagens no meio ambiente?

Você sabia que a Volk do Brasil tem iniciativas que ajudam na compensação ambiental de embalagens? Confira, a seguir, algumas de suas ações que ajudam a reduzir o impacto ambiental.

Luvas de proteção

Sabemos que a poluição de resíduos plásticos é considerada um problema global e o seu impacto tende a ser mais severo nos ambientes marinhos. Além disso, de acordo com um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), dos 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos produzidos anualmente, menos de 9% passam pelo processo de reciclagem.

Pensando nisso, a Volk do Brasil tem uma linha de luvas de proteção que contém garrafa PET reciclada e modelos biodegradáveis. A empresa leva muito a sério o impacto das luvas de segurança no meio ambiente e na vida das pessoas. É por isso que a empresa está sempre desenvolvendo tecnologias que ajudam a elaborar luvas cada vez mais eficientes não só para a proteção das mãos, mas também que têm um forte apelo ambiental, confira nosso vídeo institucional de sustentabilidade:

Entenda como é realizado o processo de produção de garrafa pet para fabricação das luvas de segurança:

Primeiro, a garrafa pet passa por um processo de lavagem e classificação. Em seguida, ela é transformada em fake/chips para que sejam produzidos fibra e fios da garrafa pet. A partir disso, é feita a fabricação de luva tricotada, que passa por um processo de “banho especial”. Pronto, a luva já está fabricada, podendo ser utilizada por nossos clientes. Lembrando que, durante o processo de fabricação da luva, 1 kg de fio de pet reciclado ajuda a diminuir a emissão de cerca de 1,4 kg de CO2.

Iniciativas sustentáveis da fábrica

Entre as iniciativas ambientais da fábrica, estão os painéis solares instalados que ajudam no processo de aquecimento; a utilização anual de 120.000 litros de água reciclada; e o tratamento de emissões que ajudam a diminuir a poluição do ar. Além disso, o transporte dos trabalhadores da fábrica é feito em ônibus elétricos.

Iniciativas sustentáveis da Volk do Brasil

Além de desenvolver linhas sustentáveis, a Volk do Brasil também apoia comunidades e ONGs (ações de coleta e reciclagem). Da mesma forma que realiza ações internas e externas que visam a educação, reutilização, redução e reciclagem de resíduos.

Como a parceria da Volk do Brasil com a Eureciclo ajuda na redução do impacto ambiental?

A Volk do Brasil também conta com a parceria da Eureciclo. Essa é uma empresa que ajuda a reduzir o impacto ambiental das embalagens pós-consumo. Assim, conseguimos garantir um maior impacto ESG, ao investir na reciclagem reversa de diversos resíduos sólidos.

Isso garante um enorme impacto social e ambiental, além contribuir para que estejamos em conformidade com as legislações ambientais, garantindo mais segurança jurídica aos processos que são realizados. Tudo é pensado com o objetivo de deixar a população cada vez mais consciente sobre a reciclagem e o seu impacto na sustentabilidade.

A Volk do Brasil, como uma da empresa do Grupo Bunzl, se insere nesse contexto com o objetivo de ser vista como uma organização social e ambientalmente responsável, que inspira e implementa soluções que protegem o meio ambiente, além de ser comercialmente bem-sucedida para os funcionários, fornecedores, comunidade e acionistas.

Achou este material útil para você? Então aproveite para entrar em contato conosco e conhecer melhor os nossos produtos e soluções. Garantimos que você vai adorar!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts