Sustentabilidade: entenda por que abordar esse tema e como aplicá-lo na empresa!

Sustentabilidade

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo.

A sustentabilidade está ligada ao conceito de ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso. Por isso, o tema tem se tornado cada vez mais relevante nas empresas que buscam mostrar valores aos clientes e chegar ao sucesso por meio de estratégias e métodos éticos que buscam minimizar possíveis impactos ambientais.

Apesar de parecer complicado, são ações simples e fáceis de empregar, sempre pensando no equilíbrio entre o que precisamos da natureza e o que oferecemos em troca. Sendo assim, elaboramos este conteúdo para compartilhar com você medidas viáveis para diminuir, economizar, reciclar etc. Sempre pensando no destino final do que é usado e descartado pela organização e, com isso, tratar o ambiente e a sociedade com o máximo de respeito merecido. Continue a leitura e fique por dentro!

Empregar soluções ecológicas

Para que uma empresa seja considerada sustentável, precisa superar alguns desafios que demandarão esforços e investimentos, levando em conta que será necessário implementar boas práticas e comprometimento de todas as áreas para o aprimorar os processos. Entre os princípios que podem ser seguidos, podemos apontar:

  • entender o que deve ser feito, garantindo o engajamento de todos os envolvidos;
  • definir uma política ambiental;
  • elaborar uma plano de ação direcionado ao atendimento dos critérios da política ambiental;
  • fazer avaliações para detectar não conformidades ambientais na companhia;
  • revisar e melhorar a política ambiental, metas e objetivos das estratégias empregadas;
  • buscar o fortalecimento da imagem da empresa junto aos clientes, fornecedores, comunidade e demais parceiros envolvidos.

Reduzir o consumo de água

A água é um recurso que fica cada vez mais escasso com o decorrer do tempo. Sendo assim, é fundamental aplicar práticas que modifiquem as formas de uso desse recurso. Dentre outros, os hábitos de consumo que podem ser desenvolvidos são:

  • conferência de vazamentos na rede hidráulica;
  • consertar torneiras com defeitos;
  • reutilizar a água da chuva para limpar espaços.

Também é importante promover uma campanha de conscientização dentro da empresa a respeito da demanda de consumo de água, falando com os colaboradores a respeito do uso desse recursos e a importância de colocar as ações implementadas em prática.

Minimizar os gastos com energia elétrica

Outra forma de aplicar a sustentabilidade na empresa é buscar diminuir os gastos com energia. Para isso, você pode conseguir uma economia significativa ao contar com as lâmpadas de LED, que são mais econômicas e sustentáveis, já que não contém elementos poluentes, reduzindo a quantidade de lixo gerado e impacto no meio ambiente. Duram em torno de 50 vezes mais que as incandescentes e proporcionam uma economia de até 80% na conta de luz.

Outra opção é investir em fontes de energias renováveis, como os painéis solares para reduzir os gastos com luz. Também é necessário incentivar os integrantes da equipe a manterem as janelas abertas com a finalidade de usar a iluminação natural, bem como criar um ambiente de trabalho natural, confortável e aconchegante.

Estimular a reciclagem de papéis, plásticos e demais objetos

A reciclagem desempenha uma função relevante quando o assunto é a sustentabilidade na empresa. Isso porque, o lixo produzido que vai parar nos aterros pode poluir a água e o solo. Sendo assim, os resíduos da produção dos itens, ou embalagens de materiais, podem ser encaminhados para a reciclagem ou reutilização, o que gera uma abordagem proativa para diminuir o desperdício.

Nesse caso, é possível investir em lixeiras separadas para cada tipo de material, sendo que o lixo orgânico pode até ser transformado em adubo para as plantas da organização. Já os vidros, latas e plásticos podem ganhar novas funções em usinas de reciclagem, por exemplo.

Evitar o uso de papéis

O uso de papel representa gastos com materiais de escritório e impressões, comprometendo uma parcela importante do faturamento do negócio. Além disso, contribui para os riscos de impactos no meio ambiente. Para diminuir o seu consumo é possível contar com algumas ferramentas eficientes desenvolvidas com o avanço da tecnologia, como os certificados digitais.

Isso porque, a certificação digital tem se tornado uma ótima alternativa para a minimização do consumo de papéis, tendo em vista que diversos processos podem ser realizados no ambiente virtual com validade jurídica.

Ao assinar um documento digitalmente, o usuário exclui a necessidade de impressão e presença física para assinatura do arquivo, já que a ferramenta garante ao usuário a integridade, autenticidade, confiabilidade e não o repúdio das informações. Por meio da certificação também é possível:

  • transmitir informações de clientes e funcionários;
  • realizar consultas em páginas de órgãos públicos;
  • emitir e enviar notas fiscais, entre outras transações.

Investir em treinamentos para funcionários

Os treinamentos são primordiais para o desenvolvimento dos colaboradores e orientações a respeito de práticas a serem aplicadas no ambiente laboral. Dessa forma, ações sustentáveis também devem entrar como pauta nos cursos, palestras e demais eventos elaborados pela organização.

Contar com fornecedores e parceiros que tenham o mesmo propósito

Ao iniciar a aplicação da sustentabilidade na empresa, uma dica é buscar por fornecedores que também compartilham do mesmo compromisso e iniciativa. Além disso, você pode ter como parceiras companhias que têm o foco de aproveitar os recursos da melhor formas e o desenvolvimento econômico, o que pode ser bastante vantajoso para a sociedade, o meio ambiente e, até mesmo, a economia do país.

Agora que você entende a importância de implementar a sustentabilidade na empresa e de que forma isso pode ser feito, que tal aproveitar para colocar as dicas apresentadas neste conteúdo em prática e usufruir de vários benefícios? Redução de custos, aumento da competitividade, atendimento às leis ambientais e melhoria na imagem e reputação do negócio perante o mercado são apenas alguns exemplos.

A Volk do Brasil, como uma da empresa do Grupo Bunzl, se insere nesse contexto com o objetivo de sermos vistos como uma organização social e ambientalmente responsável, que inspira e implementa soluções que protegem o meio ambiente, além de ser comercialmente bem-sucedida para nossos funcionários, fornecedores, comunidade e acionistas.

Achou este material útil para você? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receber todas as novidades direto em sua caixa de e-mail!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts