Não há dúvidas da importância de sempre proteger a saúde e segurança do colaborador. Afinal, quando os integrantes da equipe se encontram em riscos no ambiente laboral, além de terem suas integridades físicas e mentais ameaçadas, a empresa também pode ter uma série de prejuízos, que envolvem aspectos como ausência por motivo de doença do funcionário, queda de produtividade por falta de motivação e clima organizacional desfavorável, entre outros. Sendo assim, é fundamental entender quais são os custos dos acidentes de trabalho.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, além de mostrar os principais impactos para a empresa e como evitá-los. Confira!
Quais são os custos dos acidentes de trabalho?
Esses custos podem ser classificados como direto, indireto e judicial. Entenda melhor sobre eles!
Custo direto
São aqueles referentes aos gastos hospitalares (internação, tratamento médico, cirurgias, medicação, reabilitação e demais práticas necessárias para cuidar das sequelas), auxílio-acidente, já que a empresa é obrigada por lei a arcar com, pelos menos, os primeiros 15 dias de afastamento do empregado, seguro-acidente etc.
Custo indireto
Aqui estão abrangidos todos os gastos aplicados em consequência do acidente, por exemplo, despesas com perícias, reparo da empresa, tempo necessário para avaliação ou conserto de alguma máquina, contratação temporária de colaboradores, atrasos no cronograma de atividades, possível problema na imagem perante o mercado que a organização pode sofrer e demais.
Custo judicial
Pode acontecer de o empregado fazer uso dos seus direitos e ajuizar uma ação judicial contra a empresa. Nesse caso, os gastos envolvidos estão ligados à indenização paga ao funcionário e honorários advocatícios, por exemplo.
Além desses custos, é preciso salientar os impactos no ambiente organizacional e na equipe que trabalhador acidentado integra. Assim, podem ocorrer prejuízos financeiros devido à diminuição da produtividade do time e atrasos em projetos.
Como prevenir acidentes de trabalho na empresa?
Como você pôde perceber até aqui, diversos são os custos que os acidentes de trabalho podem causar à companhia. Sedo assim, é indispensável implementar medidas de prevenção para minimizar os riscos e evitar que esses imprevistos aconteçam. Entre as principais medidas, podemos apontar:
- investir em práticas efetivas de segurança, que vão assegurar que os colaboradores atuem respeitando as normas e com a devida proteção;
- aplicar treinamentos periódicos com uma equipe especializada, para proporcionar aos empregados os conhecimentos adequados de sua função e como realizá-la da forma mais segura possível;
- fornecer e reforçar a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), conforme com a função exercida por cada um;
- criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), responsável por desenvolver mapas de risco e estratégias que buscam reduzir os acidentes na empresa;
- promover uma comunicação rápida, clara e objetiva entre os setores, especialmente para que eventuais acidentes sejam solucionadas com agilidade.
Agora que você já sabe quais são os custos dos acidentes de trabalho, além de conhecê-los, é essencial implementar ações efetivas com o objetivo de evitá-los e, ainda, garantir a saúde, bem-estar, segurança e integridade física dos funcionários, bem como evitar prejuízos para o negócio.
Se gostou das nossas dicas, não perca tempo! Assine agora mesmo a nossa newsletter e tenha acesso às novidades sobre esse e demais assuntos diretamente na sua caixa de e-mail!