6 EPIs para cozinha de restaurante que você precisa adquirir!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O uso de EPIs para cozinha de restaurantes é fundamental para a segurança e o desempenho dos funcionários e para a qualidade dos serviços prestados. Isso porque diversos são os riscos que envolvem esse tipo de atividade, como queimaduras, cortes, perfurações, choques elétricos, quedas, entre outros.

Então, é necessário tomar todas as medidas adequadas para evitar que falta de atenção, imprudência, inexperiência e demais atos possam provocar acidentes que afetem tanto a saúde e a integridade física dos integrantes da equipe quanto a satisfação dos clientes com os produtos ofertados.

Contudo, você sabe quais são os principais EPIs que devem ser oferecidos aos colaboradores que atuam na cozinha de um restaurante?

Leia este conteúdo e descubra!

1. Luvas de segurança

As luvas são imprescindíveis na cozinha de um restaurante, considerando que elas servem para proteger as mãos dos trabalhadores, além de impedir a contaminação dos alimentos. Vários tipos de luvas podem ser encontrados no mercado, sendo que cada uma delas deve ser usada para uma tarefa específica.

Entenda melhor sobre elas a seguir!

Luva de malha de aço

São usadas com o intuito de proteger o funcionário no momento de manusear facas, lâminas lisas e demais utensílios que possam provocar cortes e ferimentos. Importante informar aqui que, esse modelo de luva não é indicado para atividades com máquina serra fita, para cortes de carne.

Luva térmica

É indicada para proteger as mãos contra temperaturas muito altas, decorrente do uso de panelas, forno e assadeiras quentes. Também, existem modelos de luvas que podem ser usadas ao manusear produtos congelados.

Luva de látex

São usadas para proteger as mãos e parte do antebraço. Além disso, são recomendadas para auxiliar na limpeza da cozinha, considerando que assegura a pele contra produtos de limpeza corrosivos, dependendo do modelo.

Luvas de vinil

É importante usá-las no contato direto com os alimentos, tanto na sua seleção quanto no seu preparo. Elas devem ser descartadas para evitar qualquer tipo de contaminação.

2. Toucas higiênicas

Uma situação que pode ocasionar uma série de desconfortos com os clientes do restaurante é encontrar cabelo na refeição. Sendo assim, o uso das toucas é essencial para manter a higiene dos alimentos. O ideal é que o material escolhido cubra a cabeça por completo e, também, colocar o cabelo dentro da touca. O modelo mais usado é o de TNT sanfonada.

3. Máscaras respiratórias

Também fazem parte dos EPIs para cozinha de restaurante, já que devem ser usadas para a proteção da aspiração de gotículas respiratórias. Além disso, impedem que o funcionário contamine os produtos ao desenvolver suas atividades. Os modelos mais usados são os descartáveis.

4. Mangas ou mangotes

São equipamentos usados para proteger os antebraços dos integrantes da equipe. É importante a conscientização desse tipo de dispositivo, considerando que, por meio dele, é possível evitar a ocorrência de queimaduras ao cumprir com as tarefas na cozinha do restaurante.

5. Aventais

O tronco se trata de uma região do corpo que fica bastante exposta aos riscos presentes na cozinha, principalmente ao longo do cozimento dos alimentos. Entre os tipos mais usados está o avental térmico.

6. Calçados de segurança

Além das mãos, também é preciso cuidar dos pés. Os calçados de segurança são usados para exercer essa função, evitando o acometimento de escorregões e quedas. Outra vantagem desse tipo de equipamento é a melhora da postura dos colaboradores, que atuam em pé por várias horas seguidas.

Agora que você conhece os principais EPIs para cozinha de restaurante, é importante ter em mente que é essencial investir em itens de qualidade, que tenham certificado de aprovação e demais aspectos necessários para manter a qualidade e a segurança das funções desenvolvidas.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas por meio deste conteúdo? Então, aproveite para compartilhar em suas redes sociais e ajudar seus contatos a entender melhor sobre o tema!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts