Como é a atuação da Volk do Brasil na segurança do trabalho para indústria alimentícia

indústria alimentícia

Compartilhe este post

Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo!


A preocupação com a segurança do trabalho para indústria alimentícia faz parte do DNA da Volk do Brasil. O compromisso da empresa vai além da fabricação de equipamentos de proteção individual de alta performance para o setor de alimentos — esse é só um dentre tantos outros segmentos atendidos pela Volk do Brasil.

Conectada com as principais tendências do mercado mundial de equipamentos de proteção individual (EPIs), a Volk do Brasil se destaca por ter um time de especialistas atento e cuidadoso, capaz de garantir o conforto e a segurança necessários para proporcionar jornadas de trabalho livres de riscos àqueles que confiam na marca todos os dias.

A responsabilidade de garantir um ambiente de trabalho saudável não é tarefa fácil. Porém, com um dos nomes mais respeitados do Brasil, a Volk do Brasil consegue superar os desafios com maestria há mais de 21 anos.

Sua receita de sucesso certamente está pautada em uma história guiada pela ética e pelo esforço conjunto com revendedores que compartilham do mesmo sentimento: a vontade de proporcionar um expediente de trabalho confortável e seguro para milhares de pessoas.

No post de hoje você entenderá de que forma essa preocupação está presente na rotina da empresa e como a Volk do Brasil atua na indústria alimentícia. Acompanhe!

Os riscos diários na indústria de alimentos

A indústria alimentícia é composta por diferentes tipos de atividades, pois é responsável pela fabricação de alimentos e de ingredientes que fazem parte da vida de todo brasileiro. Eles são comercializados em supermercados, lojas, restaurantes e outros estabelecimentos que distribuem os produtos.

Diante desse cenário, uma das maiores dores de cabeça de quem atua no setor é garantir que os trabalhadores não sofram quedas, cortes de faca ou entrem em contato com produtos químicos de alta periculosidade.

Ademais, a indústria de alimentos tem nas mãos a responsabilidade de garantir a higiene nos postos de trabalho e no manuseio dos alimentos. Afinal, qualquer descuido pode ter um impacto direto na saúde de milhões de pessoas, certo?

Um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que as doenças e os acidentes no local de trabalho matam, anualmente, 2 milhões de trabalhadores ao redor do mundo — desse total, cerca de 42 mil mortes ocorrem no setor de alimentos.

Para que deliciosos pães, massas, carnes e salgados cheguem à mesa da população, os profissionais do chão de fábrica trabalham a todo vapor enfrentando situações de risco diversas durante a jornada.

Eles se expõem à alta temperatura dos fornos e ao frio intenso dos ambientes refrigerados. Além disso, o contato direto da pele com produtos químicos pode causar doenças e, sem a proteção necessária, os profissionais estão suscetíveis a alergias e a problemas respiratórios — devido ao manuseio de alguns produtos e ingredientes.

Soma-se a isso as lesões que podem ser provocadas durante o processo de produção dos alimentos, sobretudo no que diz respeito a cortes de facas afiadas ou a queimaduras por conta da exposição a temperaturas elevadas.

Por isso, a utilização dos equipamentos de proteção individual é essencial para a prevenção de acidentes nas linhas de produção na indústria alimentícia. Quando aliados à conscientização e a treinamentos constantes, esses equipamentos podem reduzir bastante os danos à saúde no ambiente ocupacional.

Conheça, no tópico a seguir, um pouco sobre o mix de produtos comercializados pela Volk do Brasil especialmente para a indústria de alimentos.

Equipamentos de proteção individual como aliados dos colaboradores

Para resistir à exposição e proteger o trabalhador é preciso que a empresa alimentícia se preocupe em oferecer ao time materiais de boa qualidade. Pensando nisso, o catálogo da Volk do Brasil disponibiliza uma vasta linha de equipamentos de proteção que combinam ergonomia e alta durabilidade.

Ao mesmo tempo em que protegem o usuário de eventuais acidentes, os EPIs conseguem fazê-lo trabalhar com o conforto e a segurança necessários para impulsionar a sua produtividade.

Os colaboradores da lida diária nos frigoríficos, por exemplo, têm a difícil missão de manusear instrumentos perfurocortantes, entrar em câmaras frias e de ficar em contato constante com sangue de animais que, se contaminados, podem transmitir sérias doenças.

Portanto, é imprescindível que os profissionais desse segmento utilizem vestimentas térmicas, luvas de segurança fabricadas em malha de aço, aventais impermeáveis, toucas e outros equipamentos especiais.

Porém, independentemente do tipo de indústria de alimentos, alguns EPIs certamente estarão na lista dos requisitados, tais como botas antiderrapantes, luvas térmicas ou descartáveis, máscaras descartáveis, mangotes e macacões de segurança — no catálogo da Volk do Brasil, estes têm diversas “versões” e são fabricados em vários materiais.

Vale lembrar que cabe ao técnico de segurança do trabalho observar as especificidades e os riscos de cada atividade ocupacional para indicar os EPIs mais adequados, analisando função por função em cada posto.

Segurança do trabalho para indústria alimentícia: a missão da Volk do Brasil

A Volk do Brasil é uma empresa que se diferencia das demais por estar sempre próxima de seus revendedores espalhados pelos quatro cantos do país e aos usuários que utilizam os EPIs fabricados e distribuídos pela marca.

Superando as distâncias geográficas, a empresa conta com um time de profissionais dedicados e atentos às demandas dos clientes a fim de solucionar qualquer dificuldade que surge.

Seja para responder dúvidas acerca da utilização de algum equipamento ou até mesmo para ajudar os gestores da empresa na conscientização de seus colaboradores quanto à necessidade de utilizar os equipamentos adequados durante a jornada de trabalho, a Volk do Brasil está sempre disponível.

A Volk do Brasil se mostra como uma importante aliada dos empresários, pois conta com especialistas que, em conjunto com o técnico de segurança do trabalho, indicam os equipamentos disponíveis no portfólio mais adequados à realidade da empresa e ao tipo de atividade exercida pelo funcionário.

Além disso, ela se disponibiliza para assessorar os gestores quanto a melhor forma de armazenamento, higienização e utilização de qualquer produto do catálogo.

É muito comum que alguma empresa da indústria coloque um produto acima ou abaixo da necessidade de segurança para um posto de trabalho. Nesses cenários, a equipe de técnicos e engenheiros de segurança da Volk do Brasil faz uma visita ao cliente para propor ajustes na utilização ou, ainda, para indicar a troca do equipamento por outro.  

Por isso, a Volk do Brasil mantém o compromisso de investir em novas tecnologias para aplicar nos tecidos e fibras de cada equipamento com o objetivo de preservar a saúde dos funcionários das pequenas, médias e grandes fábricas de todo o país.

Agora que você entendeu melhor sobre segurança do trabalho para indústria alimentícia e a atuação da Volk do Brasil nesse setor, que tal entrar em contato conosco para que possamos ajudar você e a sua empresa a garantir a saúde dos seus colaboradores? Teremos o maior prazer em ajudar você!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts