5 exemplos de ações sustentáveis para adotar na indústria

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O setor industrial certamente é um dos maiores poluentes do meio ambiente e, por isso, deve ser o primeiro a adotar exemplos de ações sustentáveis a fim de minimizar os danos causados na natureza.

A sustentabilidade é um tema que tem sido priorizado em diversas empresas e já tem demonstrado resultados. Neste artigo você verá cinco exemplos de ações sustentáveis para aplicar na sua empresa industrial para reduzir a poluição ambiental. Confira!

1. Faça o descarte correto de resíduos

É extremamente importante que a indústria não se preocupe apenas com a extração de matéria-prima e com o seu processo de produção e transporte do produto, mas sim com toda a cadeia produtiva, o que inclui o descarte adequado dos resíduos de produção.

As indústrias jamais devem descartar seus resíduos na natureza, correndo o risco de gerar danos irreversíveis no mar, florestas e outros recursos naturais. Alternativas sustentáveis de descarte devem ser priorizadas a fim de manter um ambiente ecologicamente saudável e não destruir a natureza, afetando também a saúde da sociedade.

2. Busque a certificação ISO 14001

A certificação ISO 14001 é uma norma reconhecida internacionalmente que garante o compromisso das empresas em manter a consciência ambiental.

Obter essa certificação traz diversos benefícios não só para o meio ambiente, mas também para a própria empresa, que ganha em competitividade no mercado e melhora a sua gestão de recursos, atendendo aos requisitos corporativos e aderindo às normas ambientais.

3. Conte com políticas voltadas ao meio ambiente

Algumas políticas voltadas ao meio ambiente podem ser adotadas para estimular a preservação, como, por exemplo, a política dos 5 Rs, que envolvem reutilização e reciclagem de materiais.

É importante estimular a conscientização dos funcionários a respeito da economia de recursos, como papel, luz, água, entre outros. Dessa forma, a equipe fica alinhada e fortalece a cultura de preservação ao meio ambiente.

4. Elimine os desperdícios

Ao elaborar estratégias que visam a sustentabilidade, é possível verificar os gargalos onde há maior desperdício na indústria. Materiais que são utilizados incorretamente, pedidos de materiais feitos em excesso ou maquinários que ficam ligados sem necessidade, tudo isso pode ser verificado e corrigido a fim de eliminar desperdícios.

5. Valorize a reciclagem

Não é segredo que a reciclagem tem ganhado cada vez mais espaço, dando origem a produtos inovadores fabricados a partir de material reutilizado. A indústria, nesse caso, pode e deve valorizar a reciclagem de materiais, aproveitando o que seria descartado e, assim, economizando recursos e reduzindo a poluição do meio ambiente.

A negligência em relação ao meio ambiente por parte das indústrias é capaz de trazer danos irreparáveis à natureza, contaminando a água, o solo e prejudicando milhares de famílias que vivem nas regiões dos polos industriais.

Além disso, há inúmeras sanções aplicadas às empresas que descumprem as normas ambientais, custando caro não só em termos financeiros, mas também em relação à imagem da empresa diante do mercado e da sociedade, demonstrando o excesso de ambição da organização e o seu desinteresse na preservação dos recursos do planeta.

Como você viu, há diversos exemplos de ações sustentáveis que podem ser colocadas em prática pelas indústrias, trazendo benefícios para o meio ambiente, para os consumidores e para a própria empresa.

Deseja conhecer uma marca que trabalha com qualidade e comprometimento com as normas de segurança e saúde? Então, entre em contato conosco, pois temos as melhores soluções do mercado para atender você!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts