Garantia de produtos: qual a importância de oferecer ao cliente?

Garantia de produtos: qual a importância de oferecer ao cliente?

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Em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário contar com ações que diferenciem o seu negócio da concorrência e, assim, atrair e fidelizar os clientes.

Entre elas, está o ato de oferecer a garantia dos produtos disponibilizados, já que se trata de um compromisso assumidos pela marca perante os consumidores, com o objetivo de assegurar o pleno funcionamento dos itens, bem como a substituição em caso de falhas na fabricação ou defeitos no decorrer de um prazo preestabelecido.

Quer saber quais são os tipos de garantias de produtos existentes e as principais vantagens em oferecê-las? Então, continue a sua leitura!

Quais são os tipos de garantias de produtos?

Existem três tipos de garantias de produtos mais comuns. A seguir, veja quais são e suas principais características.

Garantia legal

Prevista no artigo 24 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), é aquela que não depende de previsão contratual. Conforme o artigo 26 do CDC, seus prazos são:

  • 30 dias de garantia no caso de produtos não duráveis;
  • 90 dias de garantia para produtos duráveis.

No entanto, se o problema identificado só aparecer após um determinado tempo de uso, como em situação de vício (defeito oculto), o prazo começa a ser contado a partir do momento em que a falha é descoberta.

Garantia contratual

É oferecida pelo fornecedor, por meio de documento escrito, para complementar a garantia legal. Nesse caso, o seu prazo é contabilizado a partir da data de emissão da nota fiscal.

Garantia estendida

É um tipo de garantia contratada pelo consumidor. Nesse caso, é ofertada por outra empresa, que não tem relação com o fabricante. Aqui, trata-se de uma espécie de seguro contra defeitos do produto.

Qual a importância de oferecer a garantia de produtos?

Ofertar a garantia de produtos aos seus clientes pode proporcionar uma série de vantagens, como:

  • diminuição de custos com devoluções, tendo em vista que pode ser mais conveniente para o consumidor utilizar a garantia;
  • aumento da satisfação e da fidelização dos clientes, considerando que eles se sentirão mais protegidos ao adquirir os produtos do estabelecimento;
  • melhora na reputação da empresa perante o mercado, uma vez que a oferta de garantias reforça a marca como confiável;
  • geração de um diferencial competitivo, já que os clientes vão optar por fechar negócios com parceiros que oferecem tais garantias.

Quais características não podem faltar para garantir a qualidade dos produtos?

Apesar de a empresa ofertar a garantia, é fundamental contar com itens de qualidade. Entre as características que não podem faltar nos produtos, podemos citar:

  • desempenho, já que eles precisam ser capazes de realizar uma certa finalidade;
  • confiabilidade, levando em conta que o item não pode apresentar falhas com frequência;
  • durabilidade, visto que o produto deve ter um uso satisfatório por um longo período de tempo;
  • estética, sendo considerados aspectos como cor, forma, estilo, embalagens etc.;
  • assistência técnica: o serviço precisa ser facilitado pelo estabelecimento, e o problema deve ser corrigido em tempo hábil.

Agora que você já sabe o que é a garantia de produtos e os benefícios de oferecê-la aos clientes, não deixe de contar com esse diferencial competitivo em seu negócio e, assim, aumentar as suas chances de sucesso.

Quer contar com itens de qualidade e capazes de conquistar a satisfação e a fidelização de seus clientes? Então, entre em contato para conhecer nossos produtos e as vantagens de ser um de nossos parceiros.

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