Como melhorar o custo de aquisição de clientes da revenda de EPIs?

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O custo de aquisição de clientes (CAC) é uma das métricas mais importantes para um negócio. Basicamente, ela mostra quanto você gasta para captar clientes. Quanto menor for esse resultado, melhor. Afinal, o número de clientes impacta diretamente os resultados de venda, e é ótimo que essa taxa aumente sem que você precise gastar muito para isso.

Tendo em mente que o ideal é ter um CAC baixo, você pode usar essa métrica para fazer um diagnóstico do estado atual do seu negócio e, então, pensar em estratégias para melhorar esse resultado. Um indicador bem empregado é uma ferramenta muito valiosa para a tomada de decisões e o crescimento da empresa.

Por isso, veja como calcular o CAC e quais práticas ajudam a reduzi-lo!

O que é o custo de aquisição de clientes (CAC)?

Como dito, o CAC indica quanto você gasta para conquistar cada cliente do seu negócio, em média. Seu cálculo é muito simples e intuitivo: basta somar todos os custos relacionados à prospecção e dividir esse valor pelo número de consumidores novos no mesmo período. Então, fica assim:

  • CAC = investimento/clientes conquistados.

Por exemplo, imagine que a sua revenda teve um custo de R$ 3 mil com ações de Marketing e Vendas nos últimos 3 meses, incluindo equipe, publicidade, softwares, anúncios e tudo mais. No mesmo período, a loja recebeu 20 novos clientes. Logo, o CAC é de R$ 150 (3000/20).

Não há um parâmetro universal para definir o que é ou não um bom CAC — isso depende do segmento da sua empresa, do tipo de público ao qual ela se direciona, entre outras variáveis. No entanto, isto é lei: quanto menor o CAC, melhor, pois isso mostra que há mais eficiência nas suas estratégias de prospecção.

Como melhorar o CAC na sua revenda?

Existem diversas iniciativas que ajudam a reduzir o custo de aquisição de clientes, e todas elas giram em torno de eficiência e qualidade. Quanto mais efetivas forem suas ações de marketing, mais elas chegarão a novos clientes em menos tempo e com menos recursos. Veja algumas formas de conseguir isso!

Conheça seu cliente

O primeiro passo para tornar as campanhas de marketing mais efetivas é conhecer seu cliente. Isso se dá principalmente pela segmentação de mercado, ou seja, por afunilar bastante o seu público-alvo, focando em um grupo específico (de acordo com localização geográfica, porte, comportamento de compra etc.)

O principal impacto de ter campanhas de marketing altamente direcionadas para seu cliente ideal é que você estará efetivamente falando a língua daquele consumidor. Então, as ações são feitas sob medida para atrair aquele potencial cliente, aumentando a conversão de vendas.

Aposte no marketing digital

As estratégias de marketing que acontecem no meio virtual têm um ótimo custo-benefício em relação ao marketing offline, pois, geralmente, demandam um investimento menor e proporcionam bons resultados. Algumas estratégias que não podem faltar são:

  • marketing de conteúdo — para atrair tráfego no seu blog e site a partir de conteúdos que geram valor para o público, qualificando potenciais clientes para a conversão de vendas;
  • redes sociais — atualmente, as redes sociais são locais extremamente produtivos para interagir com seu público e gerar engajamento de baixo custo;
  • e-mail marketing — é uma excelente ferramenta para nutrir seus potenciais consumidores e conduzi-los a uma decisão de compra.

Além de serem iniciativas que demandam baixo investimento, as técnicas de marketing digital são favorecidas pela segmentação de público, que é muito facilitada com os recursos virtuais. Na internet, é possível usar dados de comportamento de compra e outras características para conhecer seus potenciais clientes a fundo.

Tenha uma boa estratégia de fidelização

Reter clientes é muito importante para reduzir o CAC, sabia? Isso mesmo: ao investir na fidelização de consumidores, você, consequentemente, gastará menos para atrair novos clientes. O motivo é simples: clientes fiéis produzem marketing espontâneo, tornando-se promotores da sua loja.

O famoso “boca a boca” é muito efetivo na conquista de novos clientes. Afinal, a gente sempre confia mais em marcas e empresas das quais ouvimos relatos positivos próximos, não é?

Além dessa contribuição na hora de atrair novos consumidores, o próprio cliente fiel ajuda a diluir o CAC, já que ele mesmo volta a fazer novas compras. Quanto maior é o tempo de vida de um cliente (Lifetime Value), mais diluído fica o custo de aquisição.

Tenha atendimento e produtos de qualidade

Falando em fidelização, um dos critérios-chave para a retenção de um cliente é a qualidade dos produtos. Uma pesquisa conduzida pela Hibou em 2020, com resultados divulgados pelo portal Terra, mostra que as pessoas estão dispostas a pagar mais para ter uma boa experiência de compra, sendo que:

  • o bom atendimento é fundamental para 94% dos entrevistados;
  • a qualidade do produto é essencial para 98% dos respondentes.

Portanto, investir nesses pontos é um chamariz de novos consumidores. Algumas das iniciativas que contribuem com isso são:

  • propor treinamentos para os colaboradores do atendimento;
  • ter ótimos canais de comunicação com os clientes;
  • oferecer prazos de entrega rápidos;
  • cuidar para que não ocorram problemas com a entrega;
  • garantir a qualidade dos produtos.

Conte com bons fornecedores

De olho nos pontos citados, você já sabe que a escolha de bons fornecedores é muito importante para a satisfação dos clientes e a melhora nas taxas de captação de público. Parceiros reconhecidos no mercado e que oferecem ótimas soluções são cruciais para que o produto e o atendimento tenham qualidade.

No segmento de equipamentos de proteção individual (EPIs), os consumidores estão ainda mais atentos à credibilidade do produto. Afinal, ela é fundamental para a garantia de segurança aos trabalhadores. Então, só trabalhe com fornecedores que atendam rigorosamente a todas as normas de fabricação, tenham produtos com alta tecnologia e certificados válidos.

Além disso, um bom parceiro proporciona rapidez nas entregas e apoio em qualquer informação técnica necessária para que o cliente tenha uma boa experiência de compra. Assim, sua empresa não terá desfalques no estoque nem dificuldade de contatar o fornecedor quando precisar.

Como escolher bons fornecedores?

Como você viu, a escolha dos fornecedores faz toda a diferença na captação e na fidelização de clientes. Por isso, não deixe de ter atenção a esses pontos na hora de fechar parcerias:

  • alta qualidade dos EPIs — com garantia de segurança, conforto e produtividade;
  • responsabilidade técnica — com atendimento a todas as normas de segurança;
  • reconhecimento no mercado — o que demonstra experiência e confiabilidade;
  • comunicação eficiente — para que o relacionamento seja ágil e descomplicado;
  • variedade do catálogo — o que colabora com a diferenciação do seu mix de produtos.

Diante desta leitura, você já sabe o que é o custo de aquisição de cliente e como reduzi-lo. Como você viu, estratégias de marketing digital altamente segmentadas e foco na ótima experiência de compra são fundamentais para atrair e fidelizar consumidores.

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