Importância do pós-venda: 6 dicas para ter clientes fiéis

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Em um negócio de revenda de EPIs, quando acaba o atendimento? No momento em que a compra é concluída? Após a confirmação de recebimento dos produtos? Nada disso! Se você ainda não conhece a importância do pós-venda, saiba que essa interação é fundamental para o relacionamento com seu consumidor, e contribui para fidelizar ou até mesmo atrair mais clientes.

Uma estratégia que inclui a abordagem após o término da operação de compra e venda é um grande diferencial. Esse tipo de cuidado mostra que a sua empresa se preocupa com a experiência do cliente e, como consequência, traz mais valor ao seu negócio. Veja seis dicas para encantar seu consumidor do início ao fim!

1. Definir a estratégia

Em primeiro lugar, você precisa definir a estratégia para direcionar os seus esforços. Para isso, pense nos seus objetivos: você quer fidelizar os clientes pensando na reputação do seu negócio ou o seu intuito é encaminhar o consumidor para novas compras? Guiar suas ações com uma abordagem mais ativa ou receptiva é importante para oferecer um atendimento diferenciado.

2. Padronizar o processo

Em seguida, é necessário padronizar o processo do pós-venda para que todos os clientes recebam o mesmo tratamento. Isso é imprescindível sobretudo quando há mais de um colaborador responsável por essa etapa do atendimento. Adotar um Procedimento Operacional Padrão (POP) garante a clareza nas ações e o alinhamento da estratégia à identidade do seu negócio.

3. Personalizar a interação

Um enorme diferencial no pós-venda é a personalização em cada contato. Seja ao pedir uma avaliação de atendimento, perguntar sobre a experiência de compra ou esclarecer dúvidas, sempre tenha o cuidado de inserir o nome do cliente, além de estruturar a mensagem e adequar a linguagem de acordo com o perfil de cada um.

4. Nutrir a relação

Todo mundo gosta de se sentir valorizado — com o seu cliente, não é diferente. Para nutrir a relação de vocês, conte com o famoso follow-up e mantenha-se em contato. Uma ideia é fazer ligações ou mandar e-mails em ocasiões especiais, como aniversários. Também é interessante comunicar ofertas, descontos ou novidades exclusivas e personalizadas, além de premiar clientes antigos ocasionalmente.

5. Investir na automação

Para agilizar os processos, os softwares automatizados permitem que você tenha cadastros detalhados sobre sua cartela de clientes, o que facilita muito na hora de personalizar ofertas, especialmente se houver um histórico de compras. Além disso, vale a pena investir na sua gestão de CRM — apostar na experiência do cliente com auxílio da tecnologia é um investimento com retorno garantido.

6. Avaliar-se continuamente

Por fim, um bom atendimento pós-venda está em constante adaptação. Por isso, adote métricas e controles para analisar quais ações contribuem para resultados positivos, levando em conta os objetivos da sua estratégia previamente definidos. Além disso, leve muito a sério os feedbacks de clientes sobre o seu atendimento de forma geral, alterando processos quando for necessário para melhorar o desempenho.

E aí, deu para entender a importância do pós-venda? Com boas práticas de atendimento, mesmo após o a finalização da compra, o cliente vai se sentir muito mais valorizado. Pensando nisso, seja prestativo e franco e nunca deixe de cumprir o prometido! Dessa forma, você estará a poucos passos de tornar-se o melhor revendedor de EPI!

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