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Publicado em 06/06/2018

Revenda de EPI: como atrair mais clientes?


A lei do uso de EPIs obriga todas as empresas a adotarem o uso dos equipamentos adequados para cada função, garantindo a segurança do trabalhador e evitando penalidades para o empregador. Nesse sentido, a revenda de EPI se torna bastante competitiva no mercado.

Para se destacar e garantir que seus produtos sejam escolhidos em meio à concorrência, é necessário definir estratégias para atrair mais clientes para o seu negócio. Pensando nisso, separamos algumas dicas eficientes para a captação de público e maior visualização da sua empresa. Acompanhe a leitura!

Mapeie o mercado

O primeiro passo para atrair clientes para sua revenda é mapear o mercado. Como dissemos, todas as empresas precisam fornecer EPIs para seus funcionários hoje em dia. Por isso, não é difícil encontrar boas oportunidades, mas é importante identificar o público potencial com foco B2B.

Da mesma forma, você precisa estudar minuciosamente as ofertas da concorrência para entender como pode se posicionar de maneira diferenciada, com vantagens competitivas. Assim, você consegue mostrar algo para seus possíveis clientes para que tenham preferência pela sua revenda.

Pense sempre no seu público-alvo

Para ter um bom fluxo de captação de clientes e, mais que isso, para direcionar seus esforços de maneira precisa, o segundo passo é conhecer o seu público-alvo, já definido anteriormente. As iniciativas nesse sentido garantem que seus investimentos de tempo e dinheiro na captação de consumidores sejam bem aproveitados.

Sabendo qual é o grupo específico de empresas que você quer atrair para a sua revenda de EPI, fica mais fácil elaborar estratégias certeiras, de acordo com a segmentação do público. Assim, você consegue definir não somente as táticas certas, mas também o momento ideal para aplicar cada uma.

Utilize as mídias sociais

Quantas pessoas você conhece que não têm, ao menos, uma conta no Facebook ou no Instagram? Poucas, não é? As redes sociais estão absolutamente presentes no nosso dia a dia e estão sendo cada vez mais utilizadas com objetivos profissionais.

Portanto, nada melhor para fortalecer a presença digital da sua empresa do que investir nelas, apostando em conteúdos de qualidade e que gerem engajamento genuíno com seu público, o que facilita a atração de possíveis clientes. Os investimentos em mídias sociais são relativamente baratos e geram ótimos resultados.

Esteja presente nos principais canais de comunicação

Certifique-se de estar presente nos principais canais de comunicação. Além das redes sociais, outras possibilidades são:

  • fazer uso do e-mail marketing;

  • produzir vídeos promocionais no Youtube;

  • oferecer atendimento por WhatsApp;

  • ter uma equipe de suporte bastante eficiente etc.

A prestatividade é uma boa arma para atrair clientes. Afinal, esses recursos facilitam a vida do seu consumidor, já que as eventuais dúvidas e dificuldades serão resolvidas rapidamente. Além disso, você pode aproveitar esses canais para esclarecer a importância do uso de EPIs e mostrar seus diferenciais.

Otimize o seu site para as ferramentas de busca

Já ouviu falar de Inbound Marketing? Ele chegou para ficar e faz uma diferença decisiva na aquisição de clientes. Um de seus principais pilares é a otimização de sites e blogs para os motores de busca — o famoso SEO. Dispense algum tempo estudando sobre Marketing de Conteúdo, palavras-chave, jornada do cliente etc.

Com conteúdos de qualidade e a aplicação das técnicas para ranqueamento, as páginas do seu blog ou site são facilmente encontradas pelo público na internet. Para ter uma estratégia bem-feita e que satisfatoriamente guie o consumidor por diversas etapas até a aquisição do produto, a sugestão é contratar uma agência especializada.

Esteja alinhado às políticas da sua empresa

Certamente, você tem políticas para compra para entrega, para devolução de mercadorias etc. Essa dica parece óbvia, mas é essencial para uma boa colocação no mercado: esteja sempre alinhado aos compromissos que assume! Do contrário, sua empresa perderá credibilidade e será cada vez mais difícil atrair clientes.

Se um consumidor notar que a revenda de EPI está seguindo corretamente as políticas descritas, fará questão de compartilhar com outros clientes em potencial — é um marketing espontâneo e muito eficaz. Agora, o contrário também ocorre e com ainda mais velocidade: a insatisfação de um consumidor é sinônimo de perda de um vasto público.

Ofereça boas chances de negociação

Como você já sabe, o poder de decisão nas mãos do público hoje é muito alto, mesmo no perfil B2B. Afinal, a concorrência no mercado de EPI é bastante acirrada. Então, quanto mais facilidades você oferecer ao seu cliente, melhor! Isso desde as formas de pagamento até programas de incentivo para novas compras.

Um importante aliado nesse sentido é o feedback de antigos compradores. Não menospreze as sugestões de seus clientes: ninguém melhor do que eles para saber o que ainda falta no seu negócio para um atendimento perfeito. Assim, você conseguirá atrair cada vez mais consumidores.

Mostre a utilização dos equipamentos

Com o acesso à informação cada vez mais facilitado — principalmente devido à internet —, os clientes têm um leque de possibilidades muito grande e não são conquistados facilmente. Antes de concretizarem uma compra, ainda mais em grandes quantidades, como normalmente é o caso do público B2B, eles pesquisarão muito!

Preço, aspectos técnicos do produto, funcionalidades: tudo isso conta! Por isso, é fundamental que você converta seu potencial cliente, mostrando a ele as características e a utilização de seus produtos. Dessa forma, ele conseguirá escolher o melhor EPI para seus funcionários.

Mantenha um bom relacionamento com os clientes

Você já ouviu falar que, atualmente, não se oferece um produto ou um serviço, mas, sim, uma experiência? O relacionamento entre o vendedor e o cliente conta muito, desde o primeiro contato até o pós-venda. Então, faça o que estiver ao seu alcance para proporcionar uma boa experiência, de forma a verdadeiramente encantar o consumidor.

Para isso, seja proativo. Faça contatos regulares com ofertas personalizadas, esteja sempre atualizado sobre as novidades da área e preocupe-se em conhecer as necessidades do seu público. Esse esforço, revertido em ações de aproximação e nutrição, certamente será notado por novos clientes em potencial.

Tenha diferenciais no mercado

Por fim, para se destacar e conseguir seu espaço em meio à concorrência, descubra quais são os seus diferenciais e trabalhe em cima disso. Algumas sugestões são o oferecimento de condições de pagamento facilitadas, pacotes promocionais e cartão próprio.

Com essas dicas, seu negócio de revenda de EPI tem tudo para dar certo. O principal é prezar pela qualidade dos equipamentos e pelo compromisso para com a Segurança no Trabalho. Por isso, garanta que todos seus produtos tenham o Certificado de Aprovação (CA) expedido pelo Ministério do Trabalho.

Para se destacar ainda mais, certifique-se de ter o melhor fornecedor! Então, entre em contato com a Volk do Brasil e conheça nossos diferenciais!


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