Você sabia que a lesão na mão é uma das mais recorrentes nos ambientes de trabalho, principalmente em indústrias? Sendo assim, é um fato que merece bastante atenção.
Afinal, além de a mão ser uma das partes do corpo mais usadas durante a execução das atividades, o problema pode ocasionar a incapacidade de realizar movimentos básicos, bem como gerar impactos na saúde do trabalhador e nos resultados da empresa.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas dicas do que pode ser feito para prevenir e evitar que esse tipo de lesão ocorra. Confira!
Quais são as lesões na mão mais comuns no trabalho?
Entre as lesões e condições mais comuns na mão, originárias da realização das atividades laborais, podemos citar:
- artrite;
- deformidade;
- compressões nervosas;
- fraturas;
- perfurações;
- queimaduras;
- esfolamento;
- choques etc.
Quais são as principais fontes de perigo?
A seguir, entenda quais são os principais fatores que favorecem a ocorrência de lesão na mão:
- pontos quentes: presentes em equipamentos que geram alta temperatura, responsável por queimaduras, como motores e máquinas de solda;
- máquinas automáticas: muitas máquinas podem parecer estar desligadas, no entanto, só estão hibernando. Assim, voltam a funcionar de maneira inesperada, causando acidentes;
- ponto de enroscamento e atrito: trata-se de espaços existentes entre os elementos de uma máquina, por exemplo, as engrenagens em movimento;
- superfícies cortantes: um exemplo são as peças que passaram por alguma alteração em sua característica e que apresentam rebarbas que podem levar a cortes nas mãos;
- superfícies giratórias: presentes na utilização de discos de corte, esmeril, policorte, entre outros;
- uso de joias e roupas largas: ao usar anéis, pulseiras e algumas vestimentas, por exemplo, as engrenagens e polias podem puxar o colaborador para dentro da máquina e, assim, provocar lesões graves, como as amputações.
Como evitar esse tipo de lesão?
Existem algumas dicas que podem ser implementadas como forma de prevenir a lesão na mão dentro da empresa. Confira abaixo.
1. Prezar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
A utilização de luvas de segurança é indispensável para proteger as mãos dos mais variados tipos de lesões. Pelo fato de existirem diversos modelos, o ideal é avaliar qual material é o mais efetivo para a segurança do funcionário de acordo com a função executada.
2. Manter o local de trabalho organizado
É muito importante manter o ambiente de trabalho limpo e organizado para evitar a ocorrência de acidentes. Nesse caso, as ferramentas e os materiais precisam ser guardados em locais sinalizados e apropriados, a fim de facilitar o acesso e proteger contra os riscos.
3. Usar as ferramentas adequadas
Usar as ferramentas certas para cada tipo de atividades e evitar a improvisação com objetos inadequados são outras práticas necessárias. Além disso, os itens devem ser mantidos em bom estado de conservação e manuseados com atenção.
4. Evitar distrações
No decorrer do trabalho, é fundamental ter cuidado redobrado e evitar qualquer tipo de distração. Os profissionais precisam manter o foco nas tarefas que estão desempenhando.
5. Entender quais são os riscos
Os trabalhadores precisam conhecer os riscos ligados às suas funções, além de saber como evitá-los. Para isso, a equipe deve ser treinada para identificar os problemas e saber como agir em situações de emergência.
Agora que você já sabe as principais causas de lesão na mão nos ambientes de trabalho, inclusive industriais, e o que fazer para evitar que ocorram acidentes, não deixe de colocar as dicas apresentadas em prática para manter esse membro do corpo sempre protegido. Não se esqueça de que o uso de EPIs é um aspecto essencial para garantir a segurança e o bem-estar de todos os integrantes do time.
Achou o texto interessante? Então, siga as nossas redes sociais para acompanhar a publicação de outros conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!