Afinal, é indicado usar luvas de segurança sobrepostas? Veja

Compartilhe este post

As luvas são um dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) mais utilizados, tendo em vista que elas são indispensáveis para a execução de várias atividades — em hospitais, laboratórios, construção civil, entre outros.

Esse equipamento tem a finalidade de proteger as mãos e os membros superiores contra vários riscos, como queimaduras, contaminação por vírus e bactérias, choques elétricos, substâncias químicas etc.

Existem alguns casos em que os colaboradores utilizam luvas de segurança sobrepostas umas às outras para aumentar essa proteção. Será que essa é uma boa ideia? Leia este artigo para descobrir!

Quando é uma boia ideia usar luvas de segurança sobrepostas?

É possível que os profissionais optem por luvas de segurança sobrepostas para exercer suas atividades com mais segurança e alcançar melhores resultados. Veja, a seguir, dois casos em que isso pode ocorrer.

Eletricistas

Os serviços de montagem ou manutenção em linhas de transmissão geram vários riscos ao colaborador, sendo assim, é importante contar com luvas adequadas. Ao calçar a luva isolante de proteção, fabricada em borracha látex densa, é possível isolar as mãos do profissional e impedir que ocorra a transferência de descargas elétricas.

Essas luvas são frágeis e podem ser perfuradas de forma simples, dependendo da qualidade do material — por exemplo, com a ruptura feita por um fio de cabo que se solta, provocando um ponto de entrada para a eletricidade, o que aumenta as chances de acidentes.

O mais adequado, portanto, é a utilização de uma luva de couro para aumentar a proteção da luva isolante e assegurar que o trabalho não gere riscos à saúde e à integridade física do funcionário.

Frigoríficos

Os setores de abate, desossa e porcionados necessitam de luvas com alta resistência a cortes e que também crie uma boa barreira térmica, já que esses locais são climatizados com o objetivo de conservar o produto, além de proteção química

O indicado, nessa situação, é a utilização de luvas eficazes na proteção a corte e, sobrepostas a essas, luvas em borracha nitrílica, por exemplo, elaboradas especialmente para esse fim. Esses itens apresentam um desenho especial, de forma que não prejudica o movimento do profissional — além de serem flexíveis e confortáveis para trabalhar por um longo período.

Quais são as consequências de usar luvas sobrepostas em situações inadequadas?

Usar luvas sobrepostas incorretamente pode gerar algumas consequências para o trabalhador, para a empresa e a equipe de segurança e saúde do trabalho (SST).

Trabalhador

O uso de luvas sobrepostas por um período frequente e desnecessário pode ocasionar o surgimento de Lesão por Esforço Repetitivo (LER), já que essa prática limita e dificulta os movimentos, fazendo com o que trabalhador utilize mais força para realizar suas funções. Além disso, o uso errado de EPIs aumenta as chances de acidentes.

Empresa

O uso inadequado de luvas sobrepostas aumenta o custo de aquisição do EPI, já que é consumido em grande volume. Consequentemente, vai exigir mais tempo e recursos para administrar as compras, a armazenagem e a distribuição.

Equipe de saúde e segurança do trabalho (SST)

O uso de EPI sem o devido acompanhamento ocasiona uma brecha visível para o ajuizamento de ações trabalhistas e a aplicação de penalidades por parte de órgãos fiscalizadores em casos de auditoria, tornando o trabalho dessa área ineficaz.

Como você pôde perceber, é fundamental que os colaboradores utilizem os EPIs adequadamente para que possam cumprir seus papéis: mitigar os riscos presentes no ambiente de trabalho, evitar acidentes e o surgimento de doenças entre os integrantes do time. Antes de usar luvas de segurança sobrepostas, é preciso avaliar o cenário e identificar se essa é uma ação realmente necessária.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de informações relevantes sobre outras questões que envolvem EPIs e segurança do trabalho! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts