Luva neoprene: entenda como são feitas e quais seus benefícios

Compartilhe este post

Que as luvas são um importantíssimo equipamento de proteção individual para prevenir diversos tipos de riscos para as mãos não há dúvida alguma. Mas diante de tantas opções de luvas de segurança, qual é a melhor escolha?

Neste artigo, você vai entender mais sobre a luva neoprene, entender como ela e feita e quais são os benefícios de utilizar luvas desse material. Continue a leitura para saber mais!

O surgimento do neoprene

Na década de 20, havia uma grande demanda por borracha natural, o que acabou elevando o preço desses produtos. Enquanto buscava por uma alternativa sintética, Elmer K. Bolton, funcionário da DuPont, assistiu a uma palestra do professor de química da Universidade de Notre Dame, Julius Arthur Nieuwland, sobre seu trabalho com acetileno e acabou enxergando potencial no produto.

Bolton, então, comprou os direitos de patente do material equivalente ao látex e se aprofundou no desenvolvimento de pesquisas, em colaboração com o professor Nieuwland. Assim, em 1930 foi desenvolvido o produto, que foi comercializado pela primeira vez dois anos depois, sob o nome de DuPrene, em uma analogia à empresa DuPont, depois sendo chamado de neoprene, fazendo referência à ideia de novo.

A luva neoprene

O neoprene, então, se tornou o primeiro material sintético a ser produzido em massa e passou a ser amplamente utilizado em artigos esportivos como roupas de mergulho, materiais de camping, pesca, escalada, trekking, entre outros, devido ao seu alto potencial resistente e capacidade isotérmica.

Logo o material começou a ser utilizado também na fabricação de luvas, sendo um excelente substituto da borracha natural e trazendo vantagens em relação à impermeabilidade, elasticidade e destreza no manuseio. Confira, a seguir, mais alguns benefícios da luva neoprene.

Benefícios da luva neoprene

Entre os tipos de luvas de segurança, a luva neoprene garante uma série de benefícios, principalmente para quem trabalha na indústria automotiva, química, de limpeza ou alimentícia. Confira alguns benefícios da utilização de luvas fabricadas nesse material.

Alta resistência química

Se você tem colaboradores lidando constantemente com o risco químico, as luvas neoprene são ideais para oferecer proteção contra produtos químicos e abrasivos. Isso porque esse material tem alta resistência química contra substâncias como solventes orgânicos, ácidos, álcoois e hidrocarbonetos, protegendo contra esse tipo de risco.

Elasticidade

A luva neoprene apresenta a elasticidade e maleabilidade ideais para quem trabalha em indústrias alimentícias e frigoríficos, por exemplo. Como são luvas leves, elas são fáceis para manusear diversos materiais, além de facas e objetos cortantes, sem o risco de acidentes por conterem também antiderrapante.

Boa proteção térmica

As luvas neoprene também têm a vantagem de garantir a proteção térmica tanto para temperaturas frias quanto para altas temperaturas, mantendo a temperatura corporal. Também são impermeáveis e têm secagem rápida quando molhadas.

Confortável

Por ser um material maleável, a luva neoprene se adapta anatomicamente, proporcionando conforto com o forro interno de algodão flocado. Além disso, o formato anatômico contribui para a redução da fadiga muscular. A luva de neoprene, portanto, é muito indicada em atividades como esterilização de produtos químicos em hospitais.

Como você viu, a luva neoprene é uma excelente opção de EPI para proteger de riscos físicos, químicos e térmicos. Se você deseja equipamentos de segurança de qualidade e que garantem a proteção contra os mais diversos tipos de riscos, a Volk do Brasil tem tudo o que você precisa, trabalhando com materiais com alto padrão de qualidade.

Para conhecer nossa linha de luvas neoprene e demais produtos do nosso catálogo, entre em contato conosco!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts