Saiba como aumentar a produtividade de vendas em uma distribuidora

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A compra e venda de produtos de EPI é hoje mais fácil do que nunca. As revendas dos Equipamentos de Proteção Individual e os avanços tecnológicos — que permitem que eles sejam comercializados em todo o país a partir de um website — fortalecem cada vez mais o mercado B2B. Para aumentar os lucros, a produtividade de vendas passa a ser um diferencial competitivo fundamental para aquelas empresas que querem se destacar.

A mesma tecnologia que ampliou as oportunidades das revendas pode ser utilizada para aumentar o sucesso delas. Confira alguns softwares e estratégias que vão ajudar você a obter melhores resultados na distribuição de produtos.

Utilize software de CRM

Os softwares de CRM são uma das primeiras necessidades para as empresas que desejam aumentar a produtividade do setor de vendas. Eles permitem que o departamento tenha atualizados os contatos de todos os seus compradores e fácil acesso às informações necessárias para realizar o comércio de produtos.

Além disso, os sistemas de CRM oferecem benefícios adicionais para a empresa. Eles funcionam, na sua maioria, em diversos dispositivos, como os smartphones e tablets. Isso significa que vendedores em campo também podem ter em mãos as informações de clientes, como pedidos recentes e preços praticados nessas ocasiões.

O serviço de atendimento ao consumidor também melhora com a utilização de sistemas de CRM. Eles acompanham o relacionamento com o cliente ao longo de períodos estendidos, o que permite que o revendedor faça ofertas específicas para aqueles que oferecem um ticket médio maior ou compram quantidades elevadas de produtos.

Treine a sua equipe

treinamento das equipes é fundamental para que elas consigam ser mais produtivas nas vendas. Cada empresa trabalha com uma cultura específica, que prioriza necessidades em particular no atendimento que oferece aos seus clientes. Cabe a ela definir um padrão e explicá-lo aos colaboradores para que consigam reproduzi-lo em todas as suas atividades profissionais.

As capacitações também garantem conhecimento para quem vende os produtos. É muito mais fácil convencer clientes da necessidade de EPIs para a segurança do trabalho se você está bem informado sobre o que vende e entende muito bem as características dos produtos que entrega.

Capacitar os seus profissionais não é um custo, mas um investimento. Todo o treinamento garante a retenção de talentos, diminuindo o turnover e melhorando os serviços de vendas prestados pela sua empresa. O ROI de treinamentos bem-feitos é alto.

Organize a rotina dos colaboradores

Garantir que os seus profissionais tenham uma rotina organizada também manterá as taxas de vendas altas. As rotinas estabelecem um número mínimo de contatos com os clientes, quais os dias da semana devem ser utilizados para a realização de cada atividade de vendas ou acompanhamento e quais são os melhores horários para contatar um parceiro.

Coordenar o dia a dia dos colaboradores também vai ajudar você a administrar melhor os estoques e garantir que os produtos sejam sempre entregues em tempo para os seus clientes. Um número de vendas irregular ou um pedido que não consta no sistema porque o profissional não teve tempo de lançá-lo podem causar atrasos e problemas de relacionamento.

Simplifique os processos de vendas

Processos de venda menos complexos também são muito eficientes para que as empresas lucrem mais. Permitir que pedidos sejam feitos pela internet, adotar contratos para a distribuição de produtos em um intervalo regular e criar linhas de atendimento específicas para os clientes fidelizados são ações que vão fazer com que as vendas ocorram com mais rapidez e com que a satisfação dos consumidores aumente.

Trabalhar na melhoria dos processos de vendas ajudará os seus profissionais a dedicarem menos tempo para a manutenção de parcerias e mais tempo para a captação de novos clientes.

Priorize os leads qualificados

Nem todos os possíveis clientes que chegam ao departamento de vendas estão prontos para serem convertidos. Por isso, é preciso adotar um sistema de priorização dos leads qualificados.

Chamamos de qualificados aqueles contatos que estão convencidos da aquisição e prontos para levar os produtos instantaneamente. Dar prioridade a eles ajudará não apenas a vender mais, mas a fazer isso rapidamente, já que não é preciso de um pitch de vendas demorado para fechar o negócio.

Avalie as operações de forma constante

Estar atento para como o departamento de vendas opera é obrigatório para as empresas que pretendem manter altas taxas de sucesso. Elas devem acompanhar seus profissionais de perto para descobrir momentos em que a rotina deles precisa ser ajustada para entregar maior produtividade.

Um departamento gerido de maneira eficiente trará melhores resultados e conseguirá fazer mais vendas do que aqueles que não contam com um gerente participativo.

Aposte na nutrição de leads

Automatizar o relacionamento com o cliente permitirá atender mais pessoas simultaneamente e fechar novas parcerias. Um sistema de automação encarrega-se do contato inicial com os prospects, utilizando um pitch adequado à posição deles no funil de vendas.

Trabalhando bem na nutrição de leads, o seu departamento conseguirá aqueles clientes qualificados que mencionamos anteriormente e terá mais facilidade em fechar vendas.

Colete dados para otimizar a produtividade

Sempre que utilizamos dados para gerenciar a atuação dos profissionais, temos mais sucesso em termos de produtividade. Coletar informações sobre quanto tempo cada profissional trabalha, quantas vendas ele fecha por mês, se adquire novos clientes ou investe a maior parte do seu tempo em fidelização e como ele interage com os compradores de outras empresas são maneiras de traçar metas melhores.

Assim, os profissionais terão a oportunidade de avançar continuamente e trazer retornos cada vez mais valiosos para a empresa em que trabalham. Métricas também são importantes para definir se a quantidade de vendedores que contratou é a ideal. Caso eles estejam sobrecarregados, perderão produtividade naturalmente e terão de remanejar pessoal para o departamento.

O relacionamento com o consumidor é outro fator que pode aumentar a produtividade de vendas em uma distribuidora. Desenvolver canais de contato eficientes com os seus clientes, investir em um tratamento diferenciado e na satisfação do consumidor vão lhe permitir conquistar e fidelizar parceiros.

Por isso, preocupe-se tanto com os recursos que utiliza para aumentar as vendas quanto com o suporte e a experiência de usuário que entrega.

Gostou de conhecer estas dicas de produtividade de vendas para obter sucesso na distribuição de EPIs? Não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!

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