Se algum acidente grave acontecer ou alguém sofrer uma parada cardíaca, você sabe como fazer primeiros socorros? Situações como essas podem ocorrer a qualquer momento e para te deixar mais preparado vamos montar agora um passo a passo bem explicativo sobre todos os procedimentos que devem ser feitos.
Como fazer primeiros socorros
Comecemos a falar sobre determinadas circunstâncias que podem acontecer no nosso cotidiano e que pedem rápidas tomadas de decisões. A primeira delas, para qualquer caso, é chamar a ambulância e enquanto isso você deve realizar alguns dos procedimentos que são cruciais para salvar a vida de alguém.
Parada cardiorrespiratória
Neste caso o fluxo sanguíneo foi interrompido em alguma parte do coração e as células começam a morrer nessa região. A demora ao atendimento pode ser fatal. Veja o que deve ser feito:
- Mantenha o paciente deitado, assim o fluxo sanguíneo correrá melhor;
- Afrouxe as roupas apertadas pois isso também ajuda na passagem no fluxo;
- Caso saiba como, comece a fazer a reanimação cardiopulmonar com o auxílio de outra pessoa.
Queimaduras
Elas são muito comuns em casos de acidente doméstico e ocorre muito com crianças que ficam dentro da cozinha sem a supervisão de um adulto. Também podem ser vistas em indústrias e fábricas de produtos químicos. Saiba o que fazer nestes casos:
- Queimadura com água, vapor de fogo ou outros parecidos: jogue água fria por cima, retire qualquer tecido e objetos da região queimada e tente limpar com um chumaço de gaze o local. Dê bastante água para o paciente evitando assim a desidratação;
- Queimadura química: costumam ser as mais graves e a primeira coisa que deve ser feita é retirar a roupas da vítima, de preferência, com a ajuda de uma tesoura e de luvas. Lave a área com água corrente, cubra-a com um curativo e aguarde o socorro.
Asfixia
É muito comum de acontecer em crianças, que em determinada fase, levam vários objetos à boca. Também ocorre com adultos durante a alimentação. Caso você esteja presente em ocorrências do tipo siga as instruções abaixo:
- Aplicar Manobra Heimlich na qual você deve ficar na lateral e ligeiramente atrás da vítima;
- Com uma das mãos apoiada no peito da pessoa, dê 4 pancadas fortes e rápidas no meio das costas com a mão fechada;
- Caso a manobra não funcione, tente colocar os braços ao redor da pessoa com o polegar apontando para a região logo abaixo das costelas, agarrando o outro pulso e dando um aperto rápido direcionado para cima.
Fraturas
É muito comum ver alguém com fratura após um acidente de trânsito. Outra situação frequente é em idosos que podem se machucar caindo da própria altura ou em locais de construção nos quais os trabalhadores precisam subir em andaimes. Veja o que fazer:
- Mantenha a pessoa calma e aquecida;
- Não mexa nela até que a ajuda chegue ou a fratura pode piorar, especialmente se for fratura de costela, que ao movimentar pode perfurar o pulmão;
- Aplique compressas de gelo no local;
- Imobilize a área da fratura com a ajuda de uma tala de madeira e pedaços de tecido.
Agora que você já sabe como fazer os primeiros socorros não há necessidade de entrar em pânico. O principal nestes momentos é passar tranquilidade para quem está acidentado. Ficar calmo ajuda a controlar a situação e você consegue oferecer os cuidados necessários com precisão e habilidade.
Compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam ajudar em situações como essas!