Saiba como implementar tecnologias na segurança do trabalho

Compartilhe este post

Os gestores das empresas modernas sabem que o uso da tecnologia em atividades operacionais torna o negócio mais competitivo por conta de seus benefícios, como a melhoria na produtividade e a redução de falhas. Mas como implementar tendências de tecnologia na segurança do trabalho?

Não é sempre que a integração de um novo conceito é bem-aceito pela equipe, ainda mais quando é a segurança que está em pauta. Por isso, trouxemos dicas de como implementar inovações na sua empresa e, ainda, algumas das principais tendências nessa área. Confira!

Como implementar tecnologias?

A implementação de novas tecnologias, em qualquer setor ou área, exige um bom planejamento. Desenvolver um projeto que leve em conta as necessidades da equipe, treinar os colaboradores e incentivar uma cultura de inovação são alguns passos. Entenda cada etapa.

Priorize as necessidades da equipe

Antes de tomar qualquer decisão definitiva sobre a aquisição de uma nova tecnologia ou ferramenta, é preciso levar em consideração se ela atende às necessidades da equipe.

Essa nova tecnologia deve se adequar ao perfil dos funcionários que farão uso em seu cotidiano de trabalho. Portanto sistemas, ferramentas e recursos — principalmente digitais — precisam ser simples e intuitivos.

Sem contar que tecnologias implementadas sem um objetivo claro ou coerência com as necessidades do setor podem resultar em gastos sem retorno. Afinal, há um investimento inicial que precisa ser justificado junto aos gestores do negócio.

Estabeleça uma perspectiva de futuro para a empresa

Na era da digitalização, empresas que não se atualizam em relação aos avanços tecnológicos tendem a perder espaço no mercado, pois se tornam menos competitivas diante de seus concorrentes.

Além disso, a tecnologia tem se mostrado uma verdadeira aliada à segurança do trabalho. Por isso, é importante preparar toda a equipe para as mudanças pelas quais a empresa passará, apostando em diálogos, palestras e ações para mostrar sua perspectiva de futuro.

Para que uma nova tecnologia seja implementada com sucesso e gere engajamento da equipe, o ideal é que todos tenham consciência a respeito dos benefícios de seu uso nas atividades operacionais.

Mostrar como determinadas mudanças servem para melhorar a produtividade da equipe e assegurar a integridade dos funcionários no ambiente de trabalho é um bom caminho para que todos estejam na mesma página.

Invista em treinamento

Até o momento, você considerou as necessidades da equipe que vai utilizar as novidades da tecnologia na segurança do trabalho e decidiu estabelecer uma visão mais ampla a respeito do uso de recursos modernos na operação. Porém isso não significa que seus colaboradores já estão aptos a operar essas ferramentas, concorda?

Por isso, investir em treinamento e preparação antecipada com base no perfil dos membros da equipe é imprescindível. Palestras, cursos e capacitações permitirão que seus funcionários se acostumem com as novas tecnologias implementadas na empresa.

Graças à mobilidade e ao acesso à internet, seus colaboradores sequer precisam estar presentes fisicamente nas sessões de treinamento, que podem ser realizadas online (dependendo de qual for a tecnologia na segurança do trabalho).

Identifique perfis de liderança

Em uma equipe, é normal que haja um ou mais membros que são mais engajados e que demonstram um perfil com capacidade para liderar. Esses colaboradores são valiosos para a empresa e devem receber uma atenção especial por parte dos gestores.

Analise sua equipe de forma minuciosa, veja quais funcionários têm mais facilidade de aprender coisas novas e quais têm uma capacidade de comunicação influente sobre os outros membros, além de senso de coletividade, é claro.

Com boa comunicação, proatividade e respeito ao próximo, esses funcionários podem ajudar a empresa a treinar e desenvolver as habilidades de outros colaboradores, fazendo-a crescer como um todo. Vale lembrar que o esforço desses líderes deve ser reconhecido e recompensado para que eles se sintam incentivados.

Incentive a mudança

Com verdadeiros líderes de sucesso ajudando a implementar o conceito das tecnologias de segurança do trabalho na empresa, você tem um time muito forte e consistente a seu favor.

Entretanto o incentivo à mudança não deve se restringir apenas aos líderes de equipes. Afinal, quando estamos acostumados com uma determinada rotina, o conceito de mudança nem sempre é bem-aceito inicialmente.

Por isso, considere incentivar e recompensar todos os membros da equipe mediante o perfil e necessidade de cada um para que a implementação de uma nova tecnologia seja não somente aceita, mas aderida pela equipe como um todo.

Quais tecnologias contribuem com a segurança?

Agora que você sabe quais são os passos essenciais na hora de implementar tecnologia na segurança do trabalho, que tal conferir algumas tendências? Não é nada de outro mundo: mesmo as empresas mais tradicionais podem se beneficiar de inovações que otimizam completamente a rotina e melhoram a gestão de riscos. Veja!

Drones

Os drones já viraram até sonho de consumo de crianças e adolescentes. O aparelho capaz de gravar e fotografar em grandes alturas não é mais “coisa do futuro”, mas, sim, um equipamento acessível e amplamente utilizado, tanto para o entretenimento como para a indústria.

Na segurança do trabalho, os drones também são aliados. Com eles, é possível fazer inspeções visuais em locais insalubres sem que seja preciso expor algum colaborador. Análises de estruturas para o trabalho em altura também podem ser feitas previamente e com alto nível de detalhe, de modo que riscos sejam identificados e minimizados previamente.

Realidade virtual

A realidade virtual também é bem-vinda como tecnologia na segurança do trabalho. O principal uso delas na indústria é em processos de capacitação. Com óculos próprios e interfaces imersivas, os colaboradores podem receber treinamentos para situações de risco ou operações com muito mais interatividade.

Robôs

Robôs inteligentes, com capacidade para manutenções autônomas e habilidade para tomar decisões descentralizadas do comando humano. Esse é o resultado dos avanços nos estudos de Inteligência Artificial e do Aprendizado de Máquinas (Machine Learning). 

Ao contrário do que pode parecer, os robôs com essas características não são personagens de ficção científica, mas, sim, parte da nossa realidade atual. Em relação à segurança, o uso das máquinas inteligentes para desempenhar determinadas atividades é um grande passo na redução de exposição do colaborador a agentes nocivos.

Sensores em IoT

Já ouviu falar em Internet das Coisas (IoT)? Basicamente, ela conecta diversos dispositivos inteligentes em uma rede, onde eles podem trocar informações em tempo real e, a partir disso, tomar decisões. Uma das grandes vantagens dessa tecnologia na segurança do trabalho é a precisão nas medidas de segurança.

Os sensores ópticos que identificam alguma irregularidade na linha de produção, por exemplo, conseguem comunicar isso imediatamente para outros dispositivos inteligentes. Esses, por sua vez, usam de uma programação refinada e da experiência acumulada para iniciar automaticamente práticas de correção de falhas ou outras diretrizes protetivas. 

CIPA online

Ter uma plataforma digital para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um ótimo exemplo de tecnologia na segurança do trabalho simples e acessível, além de muito útil para facilitar o dia a dia no setor.

Com uma ferramenta online trazendo funcionalidades para a CIPA, os representantes das equipes podem se candidatar e receber votações dos funcionários dentro da própria plataforma. Outra facilidade é a emissão descomplicada de relatórios, por exemplo, muito útil para eventuais fiscalizações ou controles.

Diante do que vimos, os recursos da tecnologia na segurança do trabalho poderão ser implementadas de forma mais natural na sua empresa. Não há segredos aqui, apenas um exercício de percepção sobre as necessidades da equipe e a recepção dos colaboradores às mudanças. Assim, os benefícios serão percebidos desde a primeira iniciativa de modernização do setor.

Gostou do artigo? Então, siga-nos no FacebookYouTube e Linkedin para acompanhar todos os nossos conteúdos!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts