Diversos acidentes de trabalho são ocasionados pela baixa visibilidade do ambiente. Para evitar que isso aconteça, o uso de colete refletivo, também chamado de colete sinalizador, é uma excelente opção, já que se trata de uma peça de vestuário desenvolvida com propriedades refletivas, com a finalidade de aumentar essa visibilidade e, assim, garantir a segurança no decorrer das atividades.
Quer entender quando esse item deve ser usado e sua importância? Então, continue a leitura e esclareça as principais dúvidas!
Quais profissões precisam usar o colete refletivo?
Existem vários locais em que, muitas vezes, não há a presença de visibilidade ou luminosidade e que elevam os riscos de acidentes. Entre os ambientes nos quais o uso de colete refletivo é obrigatório, conforme a NBR 15292, estão:
- locais em que veículos transitam em alta velocidade;
- onde ocorre um intenso tráfego de veículos;
- locais com baixa luminosidade ou baixa visibilidade;
- locais que apresentam condições climáticas favoráveis para a ocorrência de acidentes, como neblina, chuva forte, entre outros;
- qualquer atividade que coloque o trabalhador em risco por falta de visibilidade.
Considerando os pontos acima, podemos citar algumas profissões que requerem o uso do equipamento, por exemplo:
- técnicos em telefonia;
- bombeiros;
- agentes e fiscais de trânsito;
- funcionários que trabalham com asfaltamento de vias;
- motociclistas profissionais, entre outros.
Qual a importância do uso de colete refletivo?
A falta de visibilidade é uma das principais causas de acidentes e, consequentemente, afastamento do trabalho. Dessa forma, o colete refletivo permite prevenir que esses eventos ocorram, considerando que é feito para destacar e tornar o indivíduo mais visível no decorrer da realização das suas atividades.
Isso porque a principal função do colete é refletir a luz emitida por faróis dos veículos, fazendo com que o colaborador fique mais visível e fácil de ser identificado pelos motoristas. É um equipamento que integra a NBR 15292, com foco na promoção da segurança dos usuários em vias públicas.
Por meio do uso do item, uma pessoa pode ser avistada há alguns metros de distância. O que evita significativamente a ocorrência de acidentes. Mas, para garantir essa proteção, é indispensável que o colete respeite as especificações adequadas, ou seja, conforme as normas que o padronizam. Ele deve refletir a luz de maneira intensa, ser iluminado, destacar bem o indivíduo que está usando, entre outros.
Dito isso, para ter a certeza que o equipamento que será fornecido aos trabalhadores vai manter toda a segurança necessária, é fundamental certificar-se que se trata de um produto de qualidade e adequado aos critérios das normas regulamentadoras.
Agora que você já sabe a importância do uso de colete refletivo e sua funcionalidade, conte com uma empresa de confiança e experiente no mercado, como a Volk do Brasil, que oferece os mais variados tipos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de qualidade e em conformidade com as normas vigentes.
Conseguiu esclarecer as suas dúvidas com a leitura este artigo? Então, aproveite para acessar o nosso site e conhecer os coletes refletivos fornecidos pela Volk do Brasil, seus benefícios e os diferenciais!