Todo ambiente laboral precisa apresentar certas condições mínimas de segurança e proteção à saúde dos funcionários. Nos espaços confinados, por exemplo, é preciso providenciar a ventilação para garantir o bom andamento do trabalho e a proteção da saúde de todos os envolvidos, evitando possíveis problemas respiratórios.
Para entender melhor como fazer a ventilação adequada em espaços confinados, preparamos este artigo para você! Após a leitura, você vai entender quais são os riscos do trabalho em espaços confinados, quais são os benefícios da ventilação mecânica nesse tipo de local e quais os equipamentos utilizados para isso. Confira!
Exemplos do trabalho em espaços confinados
A principal característica dos espaços confinados é a sua falta de condições satisfatórias para movimentação, permanência no local e desempenho do trabalho, além de apresentarem perigos inerentes aos trabalhadores que atuam onde há pouco espaço para circulação.
As atividades que se enquadram nesse tipo de ambiente, geralmente, são:
- obras de construção civil;
- manutenção de elevadores;
- operações de salvamento e resgate;
- inspeção de equipamentos e reservatórios;
- tratamento de esgoto;
- galerias e dutos;
- siderurgia;
- mineração, entre outras.
O acesso a esse tipo de ambiente costuma ser mais complexo e, por isso, exige certa perícia e destreza para a execução das atividades, além de conhecimentos técnicos que orientem o próprio acesso e permanência no local. Para realizar trabalhos em espaços confinados, o profissional precisa assinar um documento chamado Permissão de Entrada e Trabalho – PET, que orienta sobre as medidas de segurança para a atividade.
Além disso, deve ser realizada uma análise de risco prévia, para determinar quantos profissionais serão demandados para a atividade. Geralmente são necessários, no mínimo, dois profissionais para a liberação do trabalho em espaços confinados: um supervisor de entrada e um vigia.
Riscos do trabalho em espaços confinados
Todo tipo de trabalho está sujeito a algum tipo de risco ocupacional. No caso de atividades laborais em ambientes confinados, os trabalhadores estão expostos a riscos físicos, ergonômicos, mecânicos, químicos e biológicos, por exemplo:
- presença de poeira e de gases tóxicos;
- escape de substâncias inflamáveis e explosivas;
- insuficiência respiratória;
- temperaturas extremas;
- queda de altura;
- choque elétrico;
- soterramento;
Além de todos esses riscos, ainda existe o fator psicológico, já que espaços muito pequenos ou confinados podem desencadear fobias, estresse e ansiedade em algumas pessoas. Tudo isso deve ser levado em consideração para garantir a proteção e o conforto dos trabalhadores no desempenho de suas atividades.
Para facilitar o planejamento e a execução de atividades nesse tipo de espaço, é necessário adotar práticas que permitam a permanência no local com segurança e conforto, para que as atividades sejam executadas devidamente, como é o caso da ventilação mecânica. Dessa maneira, é possível executar os serviços em espaços confinados com segurança e proteção.
Normas que regulamentam o trabalho em espaços confinados
A ventilação em espaços confinados não é meramente uma medida para garantir o bem-estar dos colaboradores nesse tipo de ambiente, pois faz parte da Norma Regulamentadora 33.
Essa norma dispõe sobre os requisitos mínimos para garantir a segurança dos trabalhadores nesse tipo de ambiente, considerando também a avaliação e o monitoramento permanente dos riscos presentes nesses espaços.
Além da NR 33, também são consideradas como referência a NBR 16577, que trata da prevenção de acidentes em espaços confinados, além de instituir procedimentos e medidas de proteção, e a NBR 14606, que estabelece normas para a entrada em espaços confinados em postos de serviço.
Equipamentos utilizados para ventilação mecânica
A ventilação mecânica trata-se de um procedimento que tem como principal função reduzir ao máximo possível a concentração de partículas tóxicas, como gases, fumos e outras substâncias nocivas presentes no ar que circulam dentro do espaço confinado.
Confira, a seguir, três tipos de ventilação mecânica que podem ser instalados para promover maior segurança e conforto para trabalhadores em espaços confinados:
Ventilação local
A ventilação local utiliza os sistemas de exaustão com o objetivo de fazer a captação dos agentes poluentes diretamente da fonte geradora, melhorando assim a qualidade e a circulação do ar no espaço confinado.
Esse procedimento costuma ser frequentemente utilizado em processos de soldagem que são realizados dentro de espaços confinados, ajudando a dissipar as partículas tóxicas que se desprendem nesse processo.
Ventilação geral
No caso da ventilação geral, são utilizados insufladores, que têm o importante papel de introduzir ar limpo no espaço confinado, promovendo o reequilíbrio da presença do oxigênio.
A vantagem desse método de ventilação é que os insufladores são capazes de diluir os agentes contaminantes presentes no ar ou que foram gerados a partir de outros processos industriais ou de manutenção.
Ventilação combinada
A ventilação combinada é a que utiliza as duas técnicas simultaneamente: tanto os exaustores quanto os insufladores de ar. Dessa forma, esse tipo de ventilação é capaz de captar os poluentes presentes no espaço confinado e, ao mesmo tempo, renovar o ar do local.
Benefícios da ventilação em espaços confinados
Em primeiro lugar, o principal benefício da instalação de um sistema de ventilação em espaços confinados é a garantia de conformidade com a NR 33 e demais normas regulamentadoras que dispõem sobre a execução de atividades laborais nesse tipo de espaço.
Além disso, a instalação de um sistema de ventilação mecânica também cumpre a função de trazer conforto térmico, controlando a temperatura no espaço confinado e reduzindo odores.
Por fim, ela é importante para garantir a devida oxigenação do ambiente durante a execução das atividades laborais, assim como para dissipar as partículas tóxicas que podem se desprender durante as atividades executadas.
Como você viu, a ventilação em espaços confinados é fundamental para garantir a conformidade com as normas regulamentadoras que estabelecem as medidas de proteção para atividades nesse tipo de local. Além disso, ela tem a função de promover a segurança e o conforto dos colaboradores em locais onde o acesso e a permanência são mais extremos e complicados, melhorando a qualidade da respiração e das condições de trabalho.
Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de todas as nossas novidades? Então, aproveite e siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e TikTok!