A fidelização de clientes é o segredo de sucesso de uma empresa. Os consumidores satisfeitos, que voltam a comprar com uma distribuidora, estão mais propensos a aumentar o ticket médio e a estabelecer uma parceria de longa data. No entanto, você sabe como fidelizar clientes e mantê-los por perto?
Segundo a Harvard Business Review, adquirir novos clientes custa até 25 vezes mais do que fidelizá-los. Estabelecer uma parceria também pode aumentar os lucros da empresa de 25 a 95% de acordo com a Brain & Co. Os investimentos feitos para se manter clientes por perto também são menores que aqueles destinados a gerar leads.
Por isso, não é difícil entender por que empresários devem se dedicar a aumentar a satisfação dos seus consumidores. No artigo de hoje, daremos algumas ideias para que você consiga fazer isso na sua distribuidora. Vamos lá?
Crie uma experiência exclusiva
A experiência de compra é essencial para a fidelização. Quando um cliente é bem tratado, a tendência é que ele volte a fazer negócio. Para estabelecer um relacionamento excelente, porém, será preciso conhecer melhor quem busca a distribuidora.
Qual é o perfil do consumidor? Como ele ficou sabendo do seu serviço? O que ele busca e por que pensa que pode encontrar na sua marca? Quais são as preferências e o orçamento e quanto conhecimento ele já tem sobre os produtos?
Todas essas perguntas vão lhe permitir entender melhor quem atende e desenvolver uma estratégia de vendas ótima. Quanto mais você se familiariza com o cliente, mais fácil é usar os hábitos dele para construir um atendimento personalizado e completo.
Ofereça benefícios especiais
O quanto seu consumidor sabe sobre EPIs? Oferecer informações sobre o tema e dicas de uso, indicar os produtos mais apropriados para cada situação e dar algum suporte para a utilização dos equipamentos de proteção individual é importante para cativá-los.
Essas vantagens vão diferenciá-lo da concorrência e o tornarão o distribuidor favorito de uma empresa. Promoções especiais, uma comunicação bem-feita e brindes com a logo do seu negócio farão com que a organização seja lembrada em outras ocasiões.
Construa uma oferta como nenhuma outra
O que seus concorrentes estão fazendo? Conhecer a competição é imprescindível para fidelizar porque lhe permite entregar sempre “algo a mais”. Esse algo a mais é a oferta de valor. Algo que ele só encontra na sua distribuidora e com que pode contar sempre que realiza uma aquisição.
Pense em kits customizados para as indústrias que atende, com os principais equipamentos que elas precisam ter para receber um novo profissional, garantias estendidas e vantagens ao renovar o estoque junto à sua equipe de vendas.
Solicite feedback
Para fazer um trabalho acima da média, é importante ouvir. Quais são as impressões que o parceiro tem da sua empresa? Como pode atuar para melhorá-las?
O monitoramento de feedback vai construir um banco de dados com os principais elogios e queixas do consumidor. Ele lhe dará material o suficiente para entender o que precisa ser mantido em todo atendimento a fim de satisfazer as organizações que atende e o que precisa ser trabalhado para que o relacionamento seja duradouro.
Uma das principais estratégias para a fidelização de clientes é um bom pós-venda. Oferecer suporte às necessidades das empresas que trabalham em parceria com a sua distribuidora e manter-se em contato o ajudará a otimizar seus serviços e a estabelecer um relacionamento mais próspero.
As atividades de pós-venda precisam se concentrar em mostrar para o parceiro que a sua distribuidora está pronta para dar um passo adiante e entregar sempre mais.
Gostou dessas ideias sobre como fidelizar clientes e quer continuar aprendendo? Confira seis dicas de pós-venda que vão trazer os resultados que espera!