Entenda o que é o Curso NR 18 e quais são os treinamentos ministrados

Compartilhe este post

O profissional que trabalha na área de segurança do trabalho precisa se atualizar constantemente. Isso porque frequentemente são elaboradas atualizações nas normas regulamentadoras de segurança, e os técnicos precisam ter conhecimento de cada uma, a fim de promover melhorias no ambiente laboral e garantir a segurança de toda a equipe.

Nesse sentido, surgiu o Curso NR 18, que direciona empresas e profissionais do ramo da construção civil. Neste artigo, você entenderá o que é, quais os conteúdos são ministrados e qual a importância do curso para a área da construção civil. Confira!

O que é o Curso NR 18?

A Norma Regulamentadora 18 é uma das mais importantes no setor de construção civil, uma vez que ela abrange diretrizes de planejamento, de organização e de ordem administrativa. Ela determina as condições e o meio de ambiente de trabalho na construção civil, estabelecendo boas práticas para resguardar a saúde e a segurança dos profissionais do ramo.

O curso qualifica profissionalmente o indivíduo para atuar na área da construção civil. Assim, a pessoa entende todas as medidas de proteção que devem ser tomadas e os riscos inerentes a essa atividade ocupacional.

Quais os treinamentos ministrados no Curso NR 18?

O treinamento do Curso NR 18 conta com uma carga horária que varia entre quatro e horas. O certificado de conclusão do curso é entregue a todos os participantes que tenham alcançado, no mínimo, nota 7 na avaliação.

A validade do curso dependerá da quantidade de admissões e da necessidade de reciclagem quando for iniciada uma nova obra. Confira, a seguir, alguns dos treinamentos ministrados no curso.

Uso Adequado dos EPIs na Construção Civil

Em uma obra de construção civil, é obrigatória a distribuição dos equipamentos de proteção individual (EPIs) pela empresa contratante. Dessa forma, garante-se que a integridade física de todos os colaboradores do local seja protegida.

Durante o curso, são ministradas as normas de utilização dos equipamentos de proteção individual na construção civil, ensinando aos funcionários sobre a sua responsabilidade na correta utilização e conservação desses materiais, conforme estabelecido pela NR 18.

Identificação dos perigos

Com o Curso NR 18, os colaboradores da área de construção civil aprendem a identificar todos os riscos inerentes a situações de fenômenos naturais, do solo, problemas no projeto, planejamento, orçamento e execução da obra, entre outros.

Por se tratarem de perigos, todos esses fatores impactam o custo final da obra, o prazo de entrega e a qualidade final do empreendimento. Por isso é tão necessária a implementação desse programa.

Avaliação dos riscos ocupacionais

Conforme a nova redação da NR 18, é necessária a elaboração de um inventário de riscos ocupacionais e um respectivo plano de ação com medidas de prevenção administrativa, coletiva e individual. Deve-se incluir um cronograma para que essas medidas sejam aplicadas no trabalho de construção civil no canteiro de obras.

Programa de Gerenciamento de Riscos no Canteiro de Obra

O Programa de Gerenciamento de Riscos ou PGR tem a função de identificar as fontes de perigo no ambiente de trabalho, evitar os riscos ocupacionais, adotar medidas de segurança conforme a classificação de riscos e monitorar o controle dos riscos ocupacionais.

O PGR na construção civil é obrigatório e ajuda a prever os possíveis problemas da construção. Ele define situações como a falta ou a insuficiência de informações referentes à obra, a erros e cálculos imprecisos, a incompatibilidade de avaliação e outras inconsistências.

Qual a importância da NR 18 para um técnico em segurança?

A NR 18, que passou por atualizações no ano de 2020, tem o objetivo de zelar pela saúde e segurança dos colaboradores, implementando práticas de trabalho que reduzam ao máximo os riscos de doenças e acidentes. Essa é a norma de segurança ocupacional mais importante que rege a construção civil.

Para prevenir os riscos decorrentes do processo de execução de obras de construção civil, a NR 18 define medidas de proteção e prevenção de acidentes e situações de risco, assim como define os papéis e responsabilidades de cada colaborador. Veja, a seguir, alguns aspectos da importância dessa NR para o trabalho do técnico em segurança.

Previsão dos riscos na execução de obras

A NR 18 é bastante completa e abrange diversas possibilidades de riscos, não só no local de execução de obras de construção civil, como em áreas afastadas. Contempla, também, o espaço de alojamento e o transporte dos trabalhadores.

Os riscos previstos na execução das obras abrangem as seguintes atividades da construção civil:

  • demolição, escavações, fundações e desmontes;
  • carpintaria;
  • armações de aço;
  • soldagem e corte;
  • estruturas de concreto e metálicas;
  • escadas, andaimes, rampas, plataformas e passarelas;
  • cabos de aço e de fibra sintética;
  • alvenaria, revestimentos e acabamentos;
  • telhados e coberturas;
  • instalações elétricas;
  • armazenamento e estoque de materiais.

Além desses itens, a norma abrange sinalizações de segurança obrigatórias, sistemas e protocolos de proteção contra incêndios, diretrizes de organização e limpeza do canteiro de obras e exigências para tapumes e galerias na obra.

Determinação das medidas de proteção necessárias

A NR 18 cobre inúmeros detalhes referentes à segurança dos trabalhadores no canteiro de obras. Um exemplo prático diz respeito às medidas de segurança para o uso de elevadores no canteiro de obras de construção civil e dos possíveis riscos relacionados a esse tipo de instalação.

Essa norma resguarda os funcionários ao exigir que a construtora empregue somente profissionais habilitados e qualificados para atender a esse tipo de atividade. São considerados pela NR fatores, como:

  • montagem e desmontagem;
  • estruturas de suporte;
  • dimensionamento;
  • manutenção;
  • tipos de materiais transportados;
  • operação.

Seja um elevador de carga, seja de passageiros, é necessário que sejam anotadas pelo responsável operacional, em um livro, todas as ocorrências do uso do equipamento ao longo do dia. Essas anotações devem ser entregues diariamente ao engenheiro responsável pela obra, a fim de que haja o controle e a segurança da atividade.

Como você viu, o Curso NR 18 é imprescindível para o profissional que deseja ser capacitado para atuar no ramo da construção civil. Esse curso ministra todo o conteúdo necessário em relação à norma regulamentadora, que rege os princípios de segurança e prevenção de acidentes na construção civil, englobando previsão de riscos, uso correto dos EPIs, avaliação dos riscos ocupacionais, entre outros temas.

Gostou desse conteúdo? Para ficar por dentro de todas as nossas novidades, siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedInYoutube.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts