Saiba o que não pode faltar no kit primeiros socorros para empresa

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A Norma Regulamentadora nº 07, que trata sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), estabelece a obrigatoriedade de que todo estabelecimento esteja equipado com um kit de primeiros socorros para empresas, contendo os materiais necessários à prestação do atendimento inicial, considerando as características das atividades desempenhadas.

Essa medida garante que a saúde dos funcionários seja protegida e preservada em relação aos riscos ocupacionais, após a avaliação dos riscos existentes nas atividades laborais desempenhadas na empresa, com o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).

Neste artigo, você aprenderá qual a funcionalidade de um kit de primeiros socorros para empresas, além de descobrir o que não pode faltar e a maneira correta de montá-lo. Então, continue a sua leitura!

O que é o kit de primeiros socorros?

Esse kit é caracterizado pelo conjunto de materiais usados para a assistência de urgências e emergências em locais fora das unidades de saúde. É importante ressaltar que os itens presentes no kit são básicos, tendo em vista que geralmente são utilizados por um indivíduo leigo, e não por um profissional de saúde.

Para que serve um kit de primeiros socorros em uma empresa?

Todo trabalhador, não importa a natureza da função desempenhada, está exposto a diferentes tipos de riscos ocupacionais. Em um escritório, por exemplo, é possível que o colaborador sofra pequenos cortes e escoriações em suas atividades. Já no setor industrial, podem ocorrer acidentes mais graves, como queimaduras, exposição a produtos químicos e cortes mais profundos, entre outros acidentes.

Como é dever do empregador zelar pela integridade física de seus funcionários, é obrigatório que ele disponibilize no estabelecimento, pelo menos, um kit de primeiros socorros. Esse kit nada mais é que uma caixa transportável com itens indispensáveis à prestação do socorro imediato em caso de acidentes, cuja finalidade é facilitar os cuidados básicos até que o atendimento médico compareça ao local.

Independentemente do porte da empresa, todas precisam manter em suas instalações um kit de primeiros socorros necessário ao socorro imediato, visto que com ele é possível:

  • promover os cuidados imediatos ao colaborador ferido ou doente no ambiente laboral;
  • estabelecer maior segurança para os funcionários no decorrer da realização das atividades;
  • aferir sinais vitais e, se necessário, encaminhar o trabalhador para o hospital;
  • identificar o risco de lesões mais graves ou comprometimento de alguma função vital;
  • cumprir as normas de segurança previstas na legislação.

Quando usar o kit de primeiros socorros?

O kit pode ser usado em várias situações. Entre elas:

  • queimaduras;
  • cortes;
  • fraturas;
  • abrasões;
  • amputações;
  • escoriações;
  • esmagamentos;
  • traumas;
  • quedas;
  • asfixia;
  • aspiração de corpos estranhos;
  • parada cardiorrespiratória;
  • desmaio;
  • hemorragias;
  • choque elétrico;
  • crise hipertensiva;
  • convulsão, entre outras.

Seja qual for a ocasião, é indispensável agir com calma, com foco na proteção da vítima. O socorro rápido e eficiente pode manter a pessoa viva e consciente até que receba o atendimento médico.

O que não pode faltar em um kit de primeiros socorros para empresas?

Certamente, você já deve ter se deparado com uma icônica maleta com uma cruz nas cores branca e vermelha, que representa tão bem o kit de primeiros socorros, não é? Essa pequena caixa transportável traz a segurança de que, se houver qualquer acidente no local de trabalho, existem recursos disponíveis para fazer um primeiro atendimento, o que ajuda a evitar complicações.

Os riscos laborais são inevitáveis, mas com as medidas estabelecidas pela NR 7, os funcionários ficam resguardados e recebem os primeiros cuidados caso ocorram acidentes como pequenos cortes, queimaduras, quedas, entre outros.

Ainda de acordo com a NR 7, o kit deve ser montado de acordo com a atividade com a qual a empresa atua, já que os riscos dos colaboradores são distintos conforme as funções desempenhadas e os perigos existentes.

Confira, a seguir, os itens indispensáveis em um kit de primeiros socorros para empresas.

Instrumentos básicos

  • Tesoura para recortes de materiais;
  • pinças para retirar objetos encravados na pele;
  • tala para imobilização;
  • termômetro;
  • medidor de pressão;
  • colar para imobilização cervical.

Material para curativos

  • Bolsas térmicas para compressas quentes ou frias, ajudando a minimizar a dor após fortes impactos;
  • gazes para limpar ferimentos e fazer compressas e curativos;
  • algodão para limpeza de ferimentos;
  • esparadrapos para fixação de curativos;
  • curativos adesivos para cortes, arranhões ou pequenos ferimentos;
  • ataduras para enfaixar ou imobilizar áreas lesionadas.

Produtos antissépticos e esterilizantes

  • Soro fisiológico, solução iodada, álcool, água oxigenada e sabão líquido bactericida, para limpeza de equipamentos e cuidado dos ferimentos;
  • antissépticos, para combater a proliferação de microrganismos na pele;

Equipamentos de proteção

  • Luvas cirúrgicas descartáveis, para evitar o contato do socorrista com sangue e outras secreções corpóreas do acidentado;
  • óculos de proteção, para barrar fluidos corpóreos lançados pelo ar;
  • máscaras faciais, para proteção do socorrista.

É importante lembrar que o kit de primeiros socorros não deve conter nenhum tipo de medicamento, nem mesmo analgésicos para aliviar a dor. Essa determinação, em conformidade com o Decreto nº 20.931 e com a legislação médica brasileira, estabelece que a prescrição médica é um ato exclusivo de médicos ou de enfermeiros do trabalho.

Além disso, o kit de primeiros socorros deve estar armazenado em um local estratégico e de fácil acesso, seguro e longe do calor e da umidade. Entretanto, por questões de segurança, o manuseio dos utensílios deve ser restrito apenas a poucos funcionários, que devem passar por um treinamento de primeiros socorros e capacitação para prestar atendimento e fazer os procedimentos iniciais.

Como montar um kit de primeiros socorros para empresas?

Conforme estabelecido na NR 7, o kit de primeiros socorros para empresas deve ser montado seguindo os direcionamentos do PCMSO e considerando os riscos ocupacionais classificados pelo Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).

O PGR tem a função de identificar os riscos existentes em determinadas atividades laborais. A partir desse programa, é possível identificar as fontes de risco e garantir os materiais de primeiros socorros necessários para cobrir possíveis acidentes decorrentes de determinadas atividades, a fim de que todos os colaboradores tenham uma cobertura de segurança.

Preferencialmente, o kit de primeiros socorros pode ser montado por um profissional especializado em segurança do trabalho, embora isso não seja uma regra. Ainda, segundo a legislação, o kit deve ser guardado e mantido em um local adequado e acessível, sob a guarda de um profissional da empresa que tenha sido treinado e capacitado para prestar atendimento de primeiros socorros no ambiente de trabalho.

Quem pode manusear o kit de primeiros socorros da empresa?

Nesse caso, o ideal é que alguns colaboradores sejam preparados para atuar diante de eventuais ocorrências que possam surgir. Isso significa que é importante que a empresa capacite um grupo de funcionários para que saibam os procedimentos adequados para um atendimento de primeiros socorros eficaz.

Além disso, é necessário elaborar campanhas para educar todos os empregados. Afinal, quanto mais entendidos sobre o assunto estiverem, maiores serão as chances de assegurar a saúde física e mental de toda a equipe, bem como de promover a harmonia no ambiente organizacional.

A escolha de algumas pessoas para um treinamento mais específico acontece somente para delegar os responsáveis por zelar pelos primeiros socorros do time em geral.

Qual é o prazo de validade do kit de primeiros socorros?

Além de manter o kit de primeiros socorros com os itens básicos, é necessário inspecionar todos os materiais que o compõe de forma periódica. Isso ajuda a manter o estoque em dia, bem como possibilita a conferência do prazo de validade dos itens do kit, o que é muito importante, já que os produtos podem perder a serventia caso vencido esse tempo.

Dessa forma, verificar se os itens do kit têm serventia ou se devem ser substituídos é uma prática interessante e que precisa ser feita ao menos uma vez ao ano.

Como prevenir acidentes no ambiente de trabalho?

Ainda melhor do que estabelecer ações corretivas é investir em medidas para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Algumas formas de estimular a segurança nas empresas são: investir em campanhas de orientação a respeito do uso dos equipamentos de proteção individual e incentivar o compliance da segurança e saúde do trabalho.

Assim, é possível reforçar a segurança e garantir que os funcionários farão o uso correto dos equipamentos de proteção individual, como protetores auriculares, óculos de proteção, capacetes, vestimentas adequadas e máscaras. Em caso de um acidente que não foi possível evitar, o kit de primeiros socorros da empresa servirá para tratar os ferimentos e aguardar até que o colaborador seja encaminhado para o atendimento médico.

Como você viu, é obrigatório por lei que todo estabelecimento tenha um kit de primeiros socorros para empresas. Esse kit deve conter instrumentos básicos, materiais para fazer curativos, produtos antissépticos e esterilizantes, além dos EPIs necessários para que o socorrista preste atendimento sem correr o risco de entrar em contato com agentes contaminantes. Dessa forma, a segurança no ambiente de trabalho será garantida.

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