O novo normal: veja os cuidados na hora de voltar ao trabalho em um escritório

O novo normal: veja os cuidados na hora de voltar ao trabalho em um escritório

Compartilhe este post

Para evitar a disseminação do contágio provocado pela Covid-19 e minimizar os impactos gerados pela pandemia em todo o mundo, diversas medidas foram adotadas — entre elas, o isolamento social, que levou ao fechamento de comércios, escolas, locais públicos e outros. Outra prática bastante recomendada nesse momento foi o uso de máscara e de álcool em gel. Tudo isso proporcionou a criação de um novo padrão de comportamento, levando ao novo normal.

Trata-se das mudanças de hábitos, valores e mentalidades, com a finalidade de garantir proteção, saúde e segurança da população, principalmente no momento de flexibilização, gerando novos desafios, responsabilidades e adaptações para todos.

Para ajudarmos nesse processo, separamos algumas medidas de segurança a serem seguidas na reabertura de empresas e escritórios. Acompanhe!

Elabore uma análise dos riscos

É necessário fazer um mapeamento que permita identificar os riscos à equipe ocasionados pela volta ao trabalho. Isso vai permitir a compreensão de quão expostos estão os colaboradores e, dessa forma, a obtenção de insights importantes para elaborar as práticas mais adequadas à realidade do escritório.

Tenha um plano de retorno eficiente

O mais indicado é que os colaboradores não voltem ao trabalho de forma simultânea. Por isso, o plano deve considerar a alternância entre trabalho remoto e presencial, que pode ocorrer por meio da divisão por turnos ou limites de pessoas nas dependências do local.

Além disso, é preciso estabelecer normas para o período de coronavírus e encaminhá-las aos membros do time antes do retorno às funções, detalhando como será a nova dinâmica. Por exemplo, nesse documento, devem ser inseridas as orientações de higiene, o uso de EPIs, a utilização dos elevadores e refeitórios e demais.

Outra informação extremamente útil é sobre pessoas com sintomas da doença, que precisam ser aconselhadas e ficar de quarentena por, pelo menos, 14 dias, bem como aquelas que se encaixam no grupo de risco.

Respeite as recomendações dos órgãos de saúde

É imprescindível obedecer às recomendações dos órgãos de saúde para minimizar o contágio da Covid-19, e isso abrange a aplicação de medidas de atenção e monitoramento dos riscos encontrados no escritório e na identificação de casos positivos. Além disso, programas de promoção de bem-estar e de conscientização dos cuidados pessoais e coletivos também deverão ser utilizados para o engajamento dos colaboradores e o pleno funcionamento da empresa.

Invista nos equipamentos de proteção e higiene

O retorno da equipe adequada ao novo normal será acompanhado de normas rigorosas de higienização, principalmente com o uso da máscara e de álcool 70%. Alguns lugares também estão optando por medir a temperatura na entrada. Pessoas com sintomas da doença ou que estejam inseridas no grupo de risco estão sendo orientadas a permanecer em suas residências e atuar em home office.

Mesas, computadores e demais itens utilizados para a execução do trabalho devem ser devidamente higienizados com álcool 70% pelos próprios colaboradores, principalmente no começo e no fim do expediente. Nesse caso, caberá ao escritório fornecer todos os materiais para a limpeza, além de orientar sobre a importância de manter as mãos limpas e evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca.

Também é preciso evitar abraços e toques de mãos e estabelecer uma rotina de higiene nas superfícies que são tocadas por todos, como maçanetas, torneiras, interruptores, telefones e demais. Outra dica é abrir as janelas para deixar o local bem ventilado em vez de utilizar o ar-condicionado.

Crie um novo layout para o escritório

Em muitos casos, não será possível continuar com o mesmo layout do escritório após a pandemia. Isso porque será preciso implementar medidas para evitar a contaminação e manter o afastamento dos funcionários, já que eles não poderão trabalhar muito próximos, sendo necessário manter uma distância mínima.

Entre as ações que podem ser adotadas, estão: poucos colaboradores por estação, demarcação de aproximação de pessoas, definição de regras rígidas para o devido cumprimento de todas as adequações, manutenção de mesas afastadas, circulação restrita, reuniões online, limpeza forçada, manutenção da porta sempre aberta, entre outras.

Conscientize a sua equipe de trabalho

Na volta dos funcionários ao escritório após várias semanas de trabalho por meio de home office e de reuniões por videochamada, o ideal não é reunir todos os membros do time em uma sala fechada para fazer comunicados. Nessa situação, o indicado é manter cada um em sua própria mesa, com o objetivo de evitar aglomeração.

Uma alternativa é contar com o auxílio da tecnologia para gerar uma comunicação eficiente, já que existem diversas ferramentas no mercado que podem colaborar parar essa tarefa, por exemplo, o uso de e-mails, de sites corporativos, de chats, do WhatsApp e demais.

Readequar toda a equipe ao novo ambiente de trabalho será um processo longo, tendo em vista que ainda haverá o medo de contaminação. Por esse motivo, é preciso transmitir apoio e segurança, mostrando que a empresa se preparou corretamente para receber a todos e dizer que todos passarão juntos por essa hora desafiadora.

É preciso ter em mente que, mesmo com a volta ao escritório, o dia a dia de trabalho sofrerá alterações, inclusive em relação à produtividade. Isso porque os indivíduos precisarão de um período de adaptação, e é necessário compreender que imprevistos podem acontecer e evitar que tudo saia dentro do esperado no início.

Transmita apoio aos colaboradores

O planejamento de volta ao trabalho no escritório também precisa considerar a recepção do time, já que esse não será um dia comum. Escrever mensagens de boas- vindas e de apoio é uma atitude simples, mas que pode fazer toda a diferença na motivação dos colaboradores.

Então, o ideal é criar um plano com antecedência para não esquecer nenhum ponto importante, evitar erros que podem dificultar esse processo e manter um retorno positivo e de sucesso.

Agora que você já sabe como preparar melhor o escritório para a sua adaptação ao novo normal, o ideal é analisar todas as medidas adequadas para proporcionar toda a proteção e a segurança necessárias para o bem de todos, como o uso de equipamentos de proteção, o distanciamento e demais medidas, mantendo a equipe confiante e engajada nesse processo.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus contatos entendam os principais pontos sobre o assunto!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts