O que é previsão de demanda? Entenda como aplicar!

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Diversos processos devem fazer parte das operações logísticas de uma empresa, entre eles, está a previsão de demanda. Isso porque, se trata de uma espécie de prognóstico que permite a identificação prévia da quantidade de vendas de produtos e serviços que uma organização poderá realizar em um período determinado.

Dessa forma, a sua finalidade é entender as demandas reais do negócio, possibilitando que o gestor tome as decisões mais acertadas relacionadas aos preços, potencial de mercado, expectativa de crescimento, entre outros aspectos relevantes. Quer entender a sua importância, vantagens e como aplicar? Então, continue a sua leitura!

Qual a importância da previsão de demanda?

É necessário ter em mente que a previsão de demanda não está ligada somente ao volume de vendas mas, também, ao comportamento do mercado em si. Por este motivo, é importante tanto para o fabricante quanto para o varejista.

A indústria pode aplicar essa estratégia para avaliar quanto será preciso produzir, considerando as variáveis mais significativas. Uma fábrica de sorvete, por exemplo, compreende que vende mais no verão, sendo assim, seus esforços devem se concentrar nesta época.

Esse cuidado vai evitar o desperdício de matérias-primas e a produção em excesso. Mas, para que isso ocorra, todo o ciclo de produção deve ser melhor alinhado com base nas informações coletadas, e que permitem a previsão do quanto precisa ser produzido.

No caso do varejo, fica mais fácil fazer as compras de maneira mais controlada, entendendo, com fundamento no próprio histórico do negócio, a quantidade de cada produto que vai ser necessário. Dessa forma, não ocorre nem ruptura, nem excesso de estoque, já que o ideal é ter sempre os itens disponíveis na gôndola, mas de forma que não sobrem tanto no depósito.

Quais são os benefícios da previsão de demanda?

A análise das informações das vendas feitas anteriormente ajuda o gestor a ter a noção da compra necessária para suprir a demanda, evitando falta de itens no estoque, bem como perda de vendas. Assim, é uma estratégia usada pelas empresas em seus processos logísticos, que traz grandes vantagens para o negócio. Entre elas, estão:

  • interpreta os períodos sazonais e entende o comportamento do consumidor;
  • ajuda na projeção de receitas e evita prejuízos;
  • contribui para a eficiência na gestão e armazenamento de estoque;
  • estrutura a cadeia de abastecimento;
  • melhora o relacionamento com fornecedores;
  • promove um planejamento financeiro mais eficiente;
  • impede custos de armazenamento e superprodução;
  • colabora para decisões mais assertivas e com maiores probabilidades de bons resultados.
  • reduz ociosidade e aumenta a produtividade.

Como aplicar a previsão de demanda?

Existem algumas ações que devem ser aplicadas quando falamos em colocar a previsão de demanda em prática dentro da empresa. A seguir, veja quais são as principais!

Defina os objetivos

Não há dúvida da importância das metas para quantificar o êxito das vendas e estratégias em qualquer ramo de atuação. Quando falamos de estimativa de demanda, o intuito está ligado ao prazo (que poder ser curto, médio ou longo) e, também, ao objeto de estudo.

Assim, a previsão é sobre um certo nicho de mercado ou a respeito de um item específico. Tudo isso é essencial para o direcionamento da pesquisa.

Estabeleça a metodologia

Outro ponto é que a previsão de demanda pode ser empregada por intermédio de métodos qualitativos ou quantitativos. Na primeira situação, tudo é estimado com fundamento em aspectos subjetivos, como as expectativas dos vendedores, opinião de especialistas, percepção dos consumidores, entre outros. Já para a análise quantitativa são utilizados os dados concretos, como giro de estoque e histórico de vendas, para servirem como fundamento às previsões.

Colete os dados

Após a definição do método de estudo, chegou a etapa em que é necessário fazer a coleta das informações que serão usadas para direcionar todo o processo. Nesse caso, os próprios dados colaboram para a definição do comportamento do consumidor em relação a empresa, enquanto informações de terceiros podem ser usadas para um melhor entendimento sobre a dinâmica do mercado.

Interprete os resultados

Por último, depois que os dados foram devidamente coletados e analisados, chegou o momento de interpretá-los. Aqui, é importante que os gestores tenham experiência e que os profissionais do setor de finanças tenham o conhecimento necessário para que, dentro das finalidades estabelecidas, possam cruzar as informações com estatísticas econômicas e financeiras e, com isso, agregar mais valor ao negócio.

Aposte nas ferramentas adequadas

Sem as soluções certas, a previsão de demanda pode ser um processo manual cansativo e cheio de erros. Sendo assim, procure pela ferramenta ideal entre as disponíveis no mercado e que possa interagir com os demais setores do negócio, já que isso vai proporcionar uma visão mais abrangente da empresa.

Isso porque, um bom sistema possui funcionalidades relevantes para ajudar na gestão logística, o que vai fazer toda a diferença nos resultados. Também, contar com uma análise diferenciada permite que as melhorias sejam aplicadas com eficiência e que as operações possam evoluir muito mais.

Quais os impactos de não investir na previsão de demanda?

Mesmo que a reposição de produtos seja vista como custo, com o decorrer do tempo passará a ser entendida como lucro na previsibilidade de vendas. No entanto, caso a gestão de estoque não seja precisa e frequente, sempre haverá o risco de que os dados que existem sobre alguns itens não estejam de acordo com a realidade e, dessa forma, podendo colocar em dúvida o fluxo financeiro do negócio.

Essa falta de efetividade, quando o assunto é previsão de demanda, pode gerar vários impactos negativos, que ocasionam problemas que influenciam na cadeia de suprimentos, por exemplo:

  • demanda imprecisa;
  • estoque com produtos em excesso ou insuficientes;
  • desperdícios;
  • custos desnecessários etc.

Conseguiu entender o que é previsão de demanda, suas vantagens e como aplicar? Então, além das dicas apresentadas, também é importante contar com um bom fornecedor para que o processo funcione adequadamente, tendo em vista que possibilita que a empresa entenda qual será a procura de seus produtos no futuro e com quem pode contar para repô-los quando necessário.

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