Risco de incêndio: como ter diretrizes bem definidas?

Compartilhe este post

Em todos os tipos de ambiente de trabalho, não importa qual seja o ramo de atuação, existem riscos laborais. Nas empresas e nas indústrias, principalmente, o cuidado deve ser redobrado, pois há um grande risco de incêndio. Nesse caso, é importante que a empresa tenha um mapa de risco que identifique as áreas de maior perigo e estabeleça diretrizes bem definidas para os momentos de emergência.

Neste artigo, você descobrirá as causas mais comuns de incêndios nas empresas e aprenderá sobre a importância de ter equipamentos de segurança e protocolos definidos para combater incêndios.

Acompanhe!

Quais são as principais causas de incêndios nas empresas?

Os incêndios nas empresas podem ser causados por fatores variados, como os exemplos a seguir:

  • falha humana;
  • negligência na execução dos procedimentos de segurança;
  • falta ou uso incorreto de EPIs;
  • sobrecarga de equipamentos elétricos em uma mesma tomada;
  • armazenamento inadequado de produtos inflamáveis;
  • descargas elétricas;
  • acúmulo de materiais de fácil combustão;

A falta de cuidado na execução de atividades perigosas, como soldagem ou no trabalho da indústria de óleo e gás, podem aumentar ainda mais os riscos ocupacionais, por isso é tão importante estabelecer medidas de proteção.

Por que ter diretrizes para a prevenção de incêndios?

Uma vez que existem inúmeros fatores de riscos ocupacionais nas empresas, é imprescindível ter à disposição os equipamentos de combate a incêndios e diretrizes bem definidas para lidar nesses cenários de emergência. Implementar medidas de proteção ativa e passiva, por exemplo, ajuda a prevenir a ocorrência desse tipo de acidente e também oferece uma proteção extra em casos de incêndios.

Isso pode ser feito com o uso de extintores portáteis, sprinklers, controle de movimento de fumaça e a capacitação dos membros da brigada de incêndio, para orientar os colaboradores. Tudo isso permite uma maior proteção para o colaborador, além reduzir a propagação do incêndio, que pode gerar danos maiores para a empresa.

Quais tipos de EPI ajudam em casos de incêndios?

Para proteger a saúde e a integridade física dos funcionários, é essencial fazer o uso correto dos equipamentos de proteção individual. Confira, a seguir, quais EPIs são necessários para a proteção em casos de incêndio.

Capacete

O capacete de segurança oferece garantia de resistência para impacto, no caso de incêndios e explosões. Já os capacetes destinados especialmente para uso por bombeiros oferecem uma proteção ainda maior contra chamas e lesões.

Luvas

As luvas com proteção térmica são EPIs que protegem o colaborador que trabalha em condições adversas de temperatura ou até mesmo em ambientes com risco de incêndio, oferecendo uma proteção com resistência a até 250° Celsius.

Equipamento de proteção respiratória

Tanto as máscaras respiratórias quanto os respiradores oferecem proteção contra a inalação de fumaça de incêndios, resguardando a saúde respiratória dos funcionários.

Como você viu, embora existam inúmeros fatores de risco de incêndio nas empresas, é possível evitar acidentes ao adotar diretrizes bem definidas para a prevenção e o combate dessas situações de emergência. Assim, é preservada a segurança tanto do trabalhador quanto do patrimônio da empresa, garantindo um ambiente de trabalho seguro para todos.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para conferir a nossa linha de luvas com proteção térmica, para fornecer mais conforto e segurança à sua equipe.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts