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Publicado em 29/01/2019

Como abordar um cliente pela primeira vez? Confira 7 dicas


Muitas pessoas têm dificuldades quando o assunto é processo de venda, afinal, é mais difícil conquistar um novo consumidor do que vender para aquele que já comprou em sua empresa. É muito importante saber como abordar um cliente novo e entender que isso nunca deve ser um obstáculo para quem atua nessa área.

Ganhar novos clientes e valorizar os antigos são práticas essenciais para manter um negócio em pleno crescimento. Para isso, você deve apresentar várias características e técnicas para garantir uma boa relação com o consumidor.

Dessa forma, preparamos este texto para que você saiba como abordar corretamente quem deseja comprar em sua empresa. Confira agora!

1. Seja seguro ao falar

Para quem deseja ter sucesso nos negócios e construir um networking estável, saber como abordar um cliente pela primeira vez é fundamental. O passo inicial é demonstrar segurança e ter certeza do que vai falar.

Sabe como é possível conquistar essa segurança? Tendo controle sobre o que fala  o que, provavelmente, é o serviço ou mercadoria que pretende vender. Caso você tiver conhecimento efetivo e profundo sobre o que está oferecendo, adquirir essa segurança será apenas uma consequência.

Outra opção é treinar o seu discurso antes de realmente falar com possíveis clientes. Isso pode ajudar muito, principalmente se você ainda não tem uma boa experiência em conversar com consumidores.

Apresentando firmeza no que fala, você demonstra profissionalismo, e esse é um ponto que o seu cliente vai considerar para decidir se fecha ou não um negócio com a empresa.

2. Não subestime o seu cliente

Se você quer realmente saber como abordar um cliente pela primeira vez, saiba que há uma conduta a ser descartada, ou seja, que não deve ser utilizada jamais: subestimar quem deseja comprar com você. Trate essa pessoa de igual para igual e entenda que é bem provável que ela já tenha conhecimento sobre o seu produto ou serviço e, inclusive, sobre algum concorrente seu.

Então, apresente ao seu cliente dados além daqueles que podem ser encontrados em uma busca na internet. Seja técnico, mas demonstre proximidade e disposição para sanar qualquer dúvida. Outra dica é não ser “comercial” demais. Quando você é bastante incisivo, pode acabar espantando um possível consumidor.

3. Não seja desagradável

Você conhece aquelas ligações chatas de operadoras de celular que oferecem pacotes de serviços que não foram solicitados, certo? Então, não seja esse tipo de pessoa. Insistir em alguém que não apresenta nenhum interesse é um grande erro. Não importa o quão bom seja o seu produto, afinal, para conquistar um cliente, é preciso saber a hora certa de falar.

É fundamental se colocar no lugar do outro na hora da prospecção. Pense: será que ele realmente precisa daquela solução? São questionamentos básicos, mas que fazem grande diferença na hora da venda.

Apresentar interesse no que o seu cliente faz, conhecer sua demanda, entre outros fatores, são atitudes que o levarão ao follow-up. Então, deixe seu cliente confortável, interaja sem empurrar um produto, e o mais importante: fale menos e ouça mais.

4. Conheça o seu cliente antes mesmo de abordá-lo

Você deve surpreender de forma positiva o seu cliente! Se tiver oportunidade, conheça-o antes mesmo de abordá-lo pela primeira vez. Assim, verifique se é possível descobrir o nome dele e o que ele gosta.

Pesquise, leia o site da empresa e procure o perfil do consumidor nas redes sociais. Ao fazer isso, você mostra ao seu cliente que fez o “dever de casa” e que não foi apenas ele que se interessou pelos seus produtos. Em outras palavras, demonstra que você também prestou atenção nele.

5. Identifique o seu público-alvo

Tome cuidado para não cometer o erro de imaginar que qualquer cliente pode ser um lead em potencial para o seu negócio. Mesmo as marcas que faturam bastante precisam delimitar um público-alvo para os seus produtos ou serviços.

Adquirir conhecimento a respeito do público para o qual sua empresa vai vender é uma questão fundamental para alcançar sucesso em curto e longo prazo. É interessante notar, ainda, que a determinação de um nicho também tem ligação direta com a aceitação das pessoas em relação ao que você oferece.

Uma das metas iniciais para conquistar os primeiros clientes é focar em um público específico para o seu negócio. Os métodos de divulgação e o marketing de uma empresa, seja ela nova ou não, são dirigidos pelo público-alvo, podendo, dessa maneira, serem mais eficientes.

Não faz sentido que a divulgação seja muito extensa, pois assim é possível que várias pessoas entrem na sua empresa sem que ninguém realmente compre alguma coisa.

6. Ofereça mercadorias ou serviços de qualidade

O mercado está saturado de itens e serviços de baixo nível. Como abordar um cliente pela primeira vez também exige trabalhar com produtos de boa qualidade, o melhor a fazer é apostar nisso. Esse pode ser, por exemplo, o grande diferencial do seu negócio em relação aos concorrentes.

Sendo assim, além de focar em mercadorias ou serviços que transmitam credibilidade e utilidade, inclua a qualidade como uma questão essencial para conquistar os primeiros clientes e fazer o negócio alavancar.

7. Vire um especialista

Quem não tem uma pasta de clientes precisa convencer outros em potencial de alguma forma. Uma maneira de fazer isso é estudar sobre o produto ou serviço que sua empresa oferece.

Por exemplo: se você trabalha com produtos de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), precisa entender como funciona esse mercado e quais são os modelos utilizados em cada segmento.

Tenha na ponta da língua as especificações exatas daquilo que vende. Pense que perguntas podem ser direcionadas a você, e saber tudo sobre o produto é essencial. Vale lembrar que mentir está fora de questão. Busque fortalecer seus pontos fracos, pois, dessa forma, você vai conseguir ser um diferencial no mercado.

Saber como abordar um cliente é fundamental para conseguir a fidelização e alavancar sua marca no mercado. Seja um empreendedor sensato e busque sempre agradar aquele que consome seus produtos. Isso trará bons resultados e otimizará suas perspectivas de vendas futuras.

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