9 dicas de gestão de tempo em vendas para melhorar os resultados

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A maioria das empresas propõe metas de vendas como forma de alcançar os objetivos e os resultados esperados. Para que isso aconteça, não há dúvidas da importância de realizar uma boa gestão de tempo, já que se trata de um conjunto de práticas aplicadas para distribuir o período disponível na jornada de trabalho de forma mais eficiente e tornar a rotina mais ágil e as atividades mais fluídas.

Quer saber como utilizar adequadamente o tempo para executar cada tarefa dentro do local de trabalho e melhorar os índices do negócio? Então, leia este artigo e veja as dicas que preparamos!

1. Defina as prioridades no dia anterior

Estipule o que será mais importante no próximo dia de trabalho. Pode ser vender mais para antigos clientes, atrair novos consumidores, realizar pós-vendas, marcar reuniões, entre outros.

Quando você faz esse planejamento de forma antecedente, as possibilidades de alavancar as vendas são bem maiores, tendo em vista que você estará focado na sua prioridade, que é ter sucesso nas vendas. Então, elabore a sua agenda conforme as metas do dia para alcançá-las com maior precisão.

2. Elimine as distrações

Essa é uma prática necessária para assegurar que o que foi planejado para a rotina realmente será cumprido. A fim de contribuir para essa etapa, é possível identificar o que está fazendo com que a empresa perca tempo relevante, que poderia ser utilizado para entrar em contato com os clientes e fechar novos negócios.

Isso também ajuda a focar de forma efetiva em cada tarefa a ser executada, tornando o trabalho mais assertivo em todos as fases do processo de vendas.

3. Qualifique o lead

Já aconteceu de você manter contato com um eventual cliente por vários dias e no final não atingir o resultado pretendido? Esse é um momento desanimador, já que você investiu tempo, dedicação e energia com uma pessoa que não estava tão interessada nos produtos e serviços da empresa.

Sendo assim, qualificar o lead é indispensável para que você consiga ter a percepção correta e identificar quem realmente está disposto a fechar negócio. Aqui, você também pode elaborar um roteiro para o lead em cada etapa do funil. Dessa forma, vai conseguir otimizar seu tempo e focar naquilo que realmente pode contribuir para o alcance das metas e dos objetivos do negócio.

4. Organize o local de trabalho

Procurar por material de trabalho, como calculadora e cartões de visitas, vai gerar perda de tempo. Por esse motivo, deixe tudo bem organizado e limpo. Essa medida também vai contribuir para o seu bem-estar e motivação, por saber que tudo o que você precisa para atender o cliente e fechar boas parcerias está de fácil acesso.

Além disso, o cliente terá uma melhor impressão sobre você e se certificará de que está lidando com um profissional organizado e competente, estabelecendo uma relação de confiança.

Ao chegar ao final do expediente, separe alguns minutos no planejamento da gestão de tempo do dia seguinte para organizar o material de trabalho e, assim, poder se dedicar um pouco mais às estratégias de vendas.

5. Realize treinamentos periódicos

O treinamento de vendas é algo que deve ser uma ação recorrente nas empresas. Afinal, é necessário se manter sempre antenado às demandas dos clientes, aos hábitos de consumo e ao modo de se relacionar com eles. Esses aspectos mudam com frequência, então, não fazer treinamentos pode afetar a produtividade.

Esse cuidado evita retrabalho em muitas negociações pelo simples fato de não ter conseguido entregar aquilo que o cliente realmente precisava.

6. Evite reuniões em excesso

As reuniões são importantes, mas o ideal é que sejam feitas quando os motivos e a presença são indispensáveis. Isso porque, quando esse evento ocorre sem um objetivo traçado, pode afetar de forma negativa a sua produtividade.

Então, reúna-se apenas para falar o essencial, como metas, planejamento, soluções, resultados, entre outros. Também escolha um horário que não interfira no pico de atendimento e nas operações da empresa em geral.

7. Tenha a tecnologia como aliada

Outra dica para manter uma gestão de tempo em vendas eficiente é contar com o auxílio da tecnologia. Por exemplo, ao utilizar um sistema de CRM, é possível tornar várias tarefas mais rápidas e precisas.

Por meio dele, é possível ter em mãos relatórios e controle a respeito de tudo o que cada integrante do time realiza e seus resultados. Também é possível registrar todos os dados sobre os clientes para ganhar tempo.

Então, para se organizar, ganhar tempo e ser mais produtivo, contar com essas ferramentas é uma ótima decisão. Com todas as informações, as possibilidades de bater metas são bem maiores, já que o vendedor consegue identificar como evoluir na negociação e conquistar resultados incríveis.

8. Conheça as métricas da empresa

É preciso salientar que as metas precisam ser realistas para garantir que poderão ser batidas pelo time de vendas. Por isso, é fundamental entender bem quais são as métricas de vendas que a empresa tem atualmente.

Assim, é possível definir as melhores estratégias, por exemplo, o ticket médio necessário para cada cliente, quantas ligações por dia seria ideal para qualificar leads, entre outros. Ao acompanhar essa realidade, fica mais fácil compreender se o time está executando um trabalho satisfatório, dentro do estipulado, ou se mudanças precisam ser realizadas.

9. Faça uma análise semanal da rotina

Faça um acompanhamento mensal da rotina para entender onde você mais fluiu, assim como as falhas dos processos executados. Entender essa jornada e o que precisa ser melhorado é importante para manter uma boa organização e, com isso, realizar uma gestão de tempo adequada.

Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão de tempo em vendas, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática. Além disso, tenha em mente que alguns erros precisam ser evitados para que a estratégia seja um sucesso, como deixar de definir prioridades, não focar no que realmente importa e não contar com a tecnologia.

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