Acidentes com as mãos: quais os mais comuns e como proteger os colaboradores?

acidente com as mãos

Compartilhe este post

Os acidentes com as mãos são um aspecto que requer muita atenção dentro de qualquer empresa, já que influenciam diretamente na manutenção da saúde e bem-estar do colaborador, e em sua produtividade. Afinal, as mãos estão entre os membros do corpo mais usados no exercício de qualquer atividade.

Sendo assim, é fundamental entender quais são os acidentes mais comuns, suas causas, além do que fazer para evitar que aconteçam. Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais informações. Confira!

Quais são os acidentes com as mãos mais comuns?

A seguir, confirma quais são os acidentes com as mãos que acontecem com mais frequência na indústria:

  • Cortes: muitas atividades que englobam o uso de máquinas e ferramentas, onde existe a necessidade de manuseio, apresentam o risco de cortes;
  • esfolamentos: é um acidente comum em atividades que requerem agilidade no procedimento, tanto com maquinários quanto ferramentas. Pode provocar lesões profundas na pele e afastar o trabalhador por longos períodos;
  • fraturas: nem sempre estão ligadas às quedas, mas também pelo uso incorreto de máquinas e ferramentas;
  • prensamentos: é um acidente comum em trabalhos com maquinários com acionamento manual, onde as mãos ficam em contato direto e frequente com o sistema;
  • acidentes com amputações são, muitas vezes, causados por máquinas industriais, serras e facas;
  • perfurações: ocorre devido ao uso e manuseio incorreto de ferramentas perfurantes;
  • queimaduras: são acidentes que podem ocorrer em menor ou maior grau e podem prejudicar a mobilidade dos dedos e das mãos.

Quais são as principais causas dos acidentes com as mãos?

Entre as principais causas dos acidentes com as mãos estão:

  • falta de treinamento e informação adequada a respeito da execução do serviço;
  • uso incorreto dos equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • ausência de padronização dos processos, sem ordem e regras de execução específica;
  • desrespeito às normas de segurança por parte da empresa e do colaborador;
  • ferramentas e máquinas defeituosas, que não oferecem um nível de proteção correto para o trabalho.

São alguns exemplos que exigem cuidado, tendo em vista a capacidade de provocar danos irreparáveis para a saúde. Além disso, causa sérias consequências, como a perda da autonomia no trabalho, afastamento do funcionário, entre outros.

Qual é a responsabilidade da empresa?

Não há dúvidas da importância das mãos para vários movimentos realizados no dia a dia. Por esse motivo, no caso do acidente com as mãos, é essencial preocupar com a saúde geral dos integrantes da equipe e, assim, propor ações para evitar que esse problema aconteça.

Existem várias maneiras de gerar proteção no ambiente de trabalho, que quando aplicadas adequadamente, conseguem reduzir ou mitigar eventuais riscos de acidentes, além de aumentar a segurança e a confiabilidade dos funcionários.

Como proteger os colaboradores?

Existem algumas formas efetivas que podem ser implementadas no ambiente laboral como forma de evitar ou minimizar a ocorrência de acidentes com as mãos. Confira!

Faça a manutenção correta das máquinas

Entre os principais riscos de acidentes com as mãos estão aqueles ligados ao mau funcionamento de equipamentos e máquinas. Isso ocorre pelo fato de que, quando os colaboradores não exercem suas atividades de maneira certa, pode ser que manuseiem as máquinas em momentos inapropriados, o que pode causar acidentes.

Outro ponto é que os equipamentos podem travar ou agarrar, fazendo com que o empregado precise colocar as mãos em locais inapropriados para que funcionem novamente, o que também eleva as possibilidades de acidentes.

Sendo assim, preze pela manutenção preventiva de todo o maquinário, a fim de garantir que todos estejam em pleno funcionamento, abrangendo os procedimentos de segurança, por exemplo, o travamento automático.

Invista nos equipamentos de proteção individual (EPIs)

Tenha em mente que os EPIs são aliados muito importantes para a proteção das mãos dos funcionários. Assim, uma passo necessário para evitar acidentes com essa região do corpo e investir em EPIs de qualidade, como as luvas de proteção, e entregá-los aos colaboradores.

Você precisa entender que existem vários modelos de luvas e que cada tipo apresenta uma função específica, sendo interessante que sejam adquiridas aquelas feitas para eliminar o risco de acordo com as atividades exercidas pelos integrantes da equipe.

O equipamento também precisa ser durável e confortável, o que vai evitar que o seu uso comprometa a execução das atividades. Isso vai impedir que a empresa seja penalizada em caso de fiscalização, já que existem diversas normas regulamentadoras que versam sobre os procedimentos a serem praticados pela empresa e suas responsabilidades quanto à segurança, a saúde e o bem-estar do time.

Evite a sobrecarga de trabalho

A falta de atenção é outro problema que pode contribuir para a ocorrência de acidentes com as mãos. Muitas vezes, isso pode acontecer devido a cansaço e falta de pausas, que podem aumentar as chances de o colaborador se desconcentrar e o evento ocorrer.

Para evitar esse problema, é preciso conscientizar a equipe para garantir a execução saudável das funções de cada integrante, evitar a sobrecarga e colocar pausas no decorrer da jornada de trabalho. Essas são medidas que podem levar à obtenção de resultados bastante satisfatórios nesse sentido.

Mantenha estruturas e procedimentos de proteção

Manter procedimentos e estruturas de proteção nas máquinas e nas ferramentas da empresa, como uma grade de segurança, é uma prática útil para assegurar a proteção das mãos. Isso porque ajudam a evitar que a máquina seja ativada, quando o trabalhador estiver com a mão em uma condição vulnerável.

Agora que você já sabe quais são os principais acidentes com as mãos que podem surgir no local de trabalho, suas causas e consequências. O ideal é elaborar uma estratégia eficaz, com práticas que realmente consigam reduzir ou eliminar os riscos de acidentes no ambiente laboral. Além disso, é essencial contar com EPIs de qualidade, já que são instrumentos necessários para que os integrantes do time atuem de forma mais segura.

Para isso, você pode contar com a Volk do Brasil, uma empresa com experiência no atendimento de negócios dos mais diversos setores do mercado e que disponibiliza EPIs de qualidade e alta tecnologia, a fim de proporcionar toda a segurança que os colaboradores precisam para evitar acidentes com as mãos.

Gostou deste artigo? Então, aproveite a sua visita para acessar nosso site e conhecer os diferencias dos nossos produtos!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts