Aprenda como analisar a demanda de mercado no seu negócio

demanda de mercado

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Diversos aspectos devem ser observados para entender a situação real do negócio e, assim, elaborar estratégias eficientes para se destacar entre os concorrentes.

Entre elas está a demanda de mercado, que se trata do poder de compra do cliente e como ele age quando tem o desejo de consumir algo. Assim, fica mais fácil identificar as preferências e necessidades do público-alvo, ofertar os produtos e serviços adequados e buscar o tão esperado sucesso.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Quais são os tipos de demanda de mercado?

Existem vários tipos de demanda de mercado. A seguir, veja quais são os principais!

Demanda negativa

Acontece quando um número considerável do mercado não gosta do produto, no entanto, ele é inevitável. Um exemplo são as vacinas.

Demanda irregular

Ocorre quando existe uma sazonalidade na procura de um produto ou serviço, seja ela diária, mensal ou anual. Por exemplo: lojas de vestuários típicos e estabelecimentos de itens natalinos.

Demanda inexistente

É aquela que acontece quando os clientes não conhecem ou não estão interessados nos produtos e serviços, sendo indiferentes a eles. É um fato que surge com a atualização frequente no mercado. Assim, alguns itens acabam não sendo mais usados e não atendem mais nenhuma necessidade do público. Um exemplo é o disquete.

Demanda indesejada

É toda busca por produtos e serviços prejudiciais à saúde, meio ambiente e sociedade. Geralmente, é regulada pelo governo com ações e campanhas de marketing que tentam desencorajar o consumo. Exemplo: cigarros.

Demanda plena

Existe quando há um completo equilíbrio entre a oferta e a demanda de um produto ou serviço. Ocorre quando o produto ou serviço torna-se fundamental na vida do consumidor. Por exemplo, a internet.

Demanda em declínio

Acontece quando os clientes deixam de consumir de forma gradativa um produto ou serviço. Isso pode ocorrer com qualquer empresa em algum momento, mas também pode ser visto como uma chance de realizar melhorias.

Demanda excessiva

Ocorre quando há uma busca excessiva por determinando produto ou serviço, e a empresa não consegue atender todos os consumidores. Exemplo: itens de edições limitadas.

Qual a importância de conhecer e analisar a demanda de mercado?

Depois de entender os tipos de demanda de mercado, veja qual é a importância de analisá-la de forma eficiente para o seu negócio.

Permite o planejamento de marketing

A identificação da demanda de mercado pode contribuir para que a organização possa criar estratégias eficazes, a fim de atingir consumidores específicos e aumentar as vendas.

Contribui para a previsão de vendas

Ao prever demandas variadas de mercado, as empresas podem tomar decisões com base no volume de produtos que precisam ser produzidos ou obtidos, o que diminui o desperdício e evita a escassez dos itens.

Possibilita o planejamento de produção

As companhias podem utilizar dados a respeito de diferentes tipos de demanda para estruturar a produção dos seus produtos e serviços, garantindo que tenham o estoque apropriado para atender as necessidades dos consumidores, sem excessos ou faltas.

Melhora a eficiência operacional

Com a identificação da demanda de mercado, a empresa pode aprimorar as suas operações, o que minimiza os custos de produção, melhora a eficiência e aumenta a satisfação do cliente.

Identifica oportunidades

Ao entender quais são os diferentes tipos de demanda, as empresas conseguem encontrar oportunidades de crescimento, com a possibilidade de se inserir em novos mercados e desenvolver produtos e serviços para suprir as necessidades dos consumidores.

Ajuda na tomada de decisões

Conhecer a demanda de mercado permite que as organizações tomem diversas decisões importantes para os resultados, como expansão da equipe e investimento, assegurando sua preparação para atender necessidades atuais e futuras dos seus clientes.

Como realizar a análise de demanda de mercado?

Algumas abordagens podem ser aplicadas para que seja possível realizar uma análise de demanda de mercado estratégica. Confira algumas delas!

Estudo de mercado

Fazer a pesquisa e o estudo de mercado é uma boa maneira de coletar dados sobre a demanda. Para isso, é possível usar questionários, entrevistas, análise de informações secundárias disponíveis, entre outros.

Essa prática pode ajudar a obter informações sobre os hábitos de compra dos clientes, suas preferências, opiniões acerca de produtos dos concorrentes, demandas não atendidas e demais registros mercadológicos relevantes.

Análise de informações de vendas

Averiguar os históricos de vendas pode disponibilizar informações significativas a respeito da demanda do mercado. Essa análise, por exemplo, pode mostrar variações de consumo em diferentes regiões geográficas, tendências sazonais ou segmentos dos clientes, bem como oportunidades de expansão com base em itens mais vendidos.

Acompanhamento de tendências

Monitorar as tendências e as alterações no comportamento do consumidor pode ajudar a identificar a demanda emergente. Isso pode envolver o processo de acompanhar as mídias sociais, notícias, relatórios setoriais e demais fontes interessantes, para adquirir informações atualizadas a respeito das preferências e demandas dos clientes.

Pesquisa da concorrência

Observar os concorrentes e analisar suas estratégias de marketing, posicionamento de produtos e respostas à demanda do mercado pode gerar insights importantes. Isso envolve a análise de preços praticados pela concorrência, suas campanhas promocionais, benefícios concedidos e outros pontos que ajudam a destacar seus produtos e serviços.

Feedback dos clientes

Coletar feedback dos consumidores por meio de pesquisas de satisfação, comentários em redes sociais, avaliações online, entre outras ferramentas, permite a aquisição de dados valiosos sobre a demanda e as expectativas do mercado.

Ouvir o que os clientes têm a dizer vai ajudar a compreender melhor as necessidades que não estão sendo atendidas, assim como os pontos fortes e fracos dos produtos e serviços ofertados. A partir disso, é possível até mesmo criar práticas de melhorias e novos itens.

Agora que você entende o que é a demanda de mercado e quais os seus tipos, é essencial realizar uma análise precisa e adequada da situação do seu negócio. Dessa forma, você conseguirá compreender de fato o que é necessário para suprir as necessidades dos seus consumidores e implementar as medidas apropriadas para se destacar entre os concorrentes e ter um negócio de sucesso.

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