EPI de TNT? Descubra as vantagens desse material!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabe a vantagem do EPI de TNT? Os Equipamentos de Proteção Individuais são indispensáveis para garantir a saúde e integridade física de vários colaboradores, e a cada dia que passa, principalmente durante o alto número de contágio provocado pela COVID19, esse é um material que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, seja pelo baixo custo, praticidade, entre outros.

Quer entender um pouco mais sobre o EPI feito de TNT e seus principais benefícios? Então, continue a sua leitura!

O que é TNT e quais são os seus tipos?

TNT é a sigla correspondente ao termo tecido não tecido. Ou seja, ele é fabricado por meio de fibras desorientadas que são reunidas e fixadas, não sendo submetidas aos processos têxteis tradicionais, por exemplo, fiação e tecelagem.

Dessa forma, ele não necessita de tear para ser confeccionado, e sua matéria-prima é o polipropileno, que é uma resina termoplástica criada a partir do gás propileno, originários da refinação do petróleo, onde as fibras são aglomeradas por meio do calor.

Existem dois tipos de TNT: duráveis e não duráveis, onde ambos podem ser desenvolvidos a partir de fibras naturais, como a lã e o algodão; ou sintéticas, como a produção feita por meio do polipropileno e poliéster.

Entre os locais em que o TNT é mais usado podemos citar os hospitais, tendo em vista que diversos itens podem ser criados por meio dele com o intuito de proporcionar mais segurança aos colaboradores.

Quais são os benefícios do EPI de TNT?

Diversos são os benefícios proporcionados pelos inúmeros itens de equipamento de proteção individual elaborados por meio do TNT e, por este motivo, é importante que você entenda um pouco mais sobre eles.

Gera resistência aos fungos e bactérias

Alguns materiais fabricados com o TNT são feitos com mais de uma camada, realizando o filtro adequado para impedir a passagem de bactérias e fungos sem, contudo, dificultar a respiração da pessoa que está utilizando, pela boa ventilação que o material permite.

Não provoca intoxicação

Pelo fato dele ser desenvolvido com 100% de fibras de polietileno, não provoca intoxicação. Isso possibilita que o profissional possa usá-lo com segurança e, ainda, garantindo a proteção que necessita.

Por esse fato, o tecido é tão utilizado em unidades de saúde, farmácias, laboratório e demais locais.

Pode ser esterilizado

A máscara feita com TNT também proporciona o benefício de ser esterilizável, o que é muito importante, já que esse processo colabora para que não ocorra contaminação ao longo do seu uso.

Quais equipamentos podem ser feitos de TNT?

Como já foi dito, vários equipamentos para proteção individual podem ser confeccionados por meio do TNT. Veja alguns modelos a seguir!

Máscara facial

A máscara de TNT, criada com camadas duplas ou triplas, são bastante utilizadas e podem ser confeccionadas com tiras ou com elástico. Além de serem atóxicas, também não provocam alergia. No caso do combate ao Coronavírus, é importante que ela apresente uma grossura superior a 30 gramas para que possa proporcionar uma proteção eficiente contra o vírus e manter o usuário seguro.

Propé descartável

A sapatilha propé é usada por cima do calçado e tem a função de servir como uma barreira protetora, evitando o desprendimento de sujeiras dos sapatos em setores laboratoriais, odontológicos, hospitalares, frigoríficos, entre outros.

Nesse caso, ela apresenta acabamento em elástico na borda superior, em praticamente todos os modelos fabricados, o que produz uma fixação mais efetiva nos pés do trabalhador.

Avental de Manga Longa ou Manga Curta

O avental fabricado com o tecido não tecido, também tem a função de proteger o corpo do colaborador contra eventuais contaminações que possam surgir por meio de líquidos corpóreos ou demais elementos que geram contaminação.

Entre os modelos encontrados estão os de manga longa ou manga curta, confeccionados com tiras ou velcro para facilitar o fechamento do item no momento de sua utilização.

Máscara de classe N95

Trata-se de uma máscara que apresenta 95% de eficiência quando existe a necessidade de filtragem de partículas superiores a 0,3µm.

Sendo assim, a sua utilização é indicada com a finalidade de causar a proteção contra doenças por transmissão aérea, como SARG, tuberculose, varicela, entre outros, sendo também apontada como um modelo eficiente para a proteção contra a contaminação pela covid-19.

Esse tipo de equipamento pode ser utilizado mais de uma vez, no entanto, é imprescindível que seja estritamente de uso individual. Além disso, é importante saber que sua eficácia pode ser comprometida nos casos em que é amassada ou dobrada.

A máscara feita de TNT pode ser vista como um EPI?

Para obter essa resposta, é importante avaliar o que a Norma Regulamentadora nº 06, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), diz sobre o assunto, considerando que é ela que estabelece todos os termos relacionados aos Equipamentos de Proteção Individual.

De acordo com a regra, EPI é visto como todo o item ou produto, de uso individual, usado pelo profissional com a finalidade de proteger contra os riscos existentes na realização de suas atividades, e que podem comprometer a saúde no ambiente laboral.

Em relação à lista que apresenta a finalidade de proteger as vias aéreas do usuário, a máscara de TNT não está inserida, por isso, não pode ser vista como um EPI. Outro fator que leva a esse entendimento, é a falta do Certificado de Aprovação.

Sendo assim, o principal fator que diferencia a máscara de TNT dos respiradores descartáveis é o fato das máscaras não estarem na lista, e os respiradores sim.

Apesar da máscara de TNT não ser considerando EPI, não há dúvidas sobre todos os benefícios proporcionados por ela. Esse é um dos motivos que levou o Ministério da Saúde a permitir que máscaras caseiras fossem utilizadas como meio de evitar a disseminação da COVID-19.

Sendo assim, o EPI de TNT é uma boa proposta para a proteção dos funcionários, já que é um material que pode ser bastante eficiente dependendo do risco e das funções exercidas, além de não causar alergias, apresentar um baixo custo e diversas vantagens relevantes para empregador e colaboradores.

Quer saber como adquirir Equipamento de Proteção Individual de qualidade e que garanta a proteção, saúde e bem-estar da equipe? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts