Quais os principais equipamentos de proteção respiratória e quando usar?

Compartilhe este post

Entre uma ampla variedade de EPIs específicos para a proteção de diversas áreas do corpo, como luvas, máscaras e óculos de proteção, não poderíamos deixar de citar os equipamentos de proteção respiratória (EPRs).

Esses equipamentos são responsáveis por realizar a filtragem do ar e impedir o contato com partículas, além de fornecer ao usuário um suprimento de oxigênio independente do ar atmosférico, sendo utilizados especialmente quando há a ocorrência de agentes contaminantes no ar.

Neste artigo, explicaremos mais sobre os principais equipamentos de proteção respiratória e em quais ocasiões cada modelo deve ser utilizado, a fim de que você e sua equipe estejam sempre com a segurança e proteção garantidas. Acompanhe a leitura!

O que são os equipamentos de proteção respiratória?

Os equipamentos de proteção respiratória contêm um suprimento de ar comprimido e são utilizados com o objetivo de proteger o trabalhador contra a inalação de produtos tóxicos ou de auxiliar na respiração em ambientes onde há limitação de oxigênio.

Esses materiais de segurança geralmente têm o formato de máscaras ou de respiradores e cobrem totalmente a região da boca e das narinas, protegendo o funcionário de ter contato com o ar contaminado do ambiente.

Por que utilizar os equipamentos de proteção respiratória?

A função dos equipamentos de proteção respiratória é, principalmente, a de proteger o trabalhador contra a influência de agentes contaminantes presentes no ar.

Tais agentes contaminantes podem ser de natureza física, como poeira, névoa, fumaça, fumo e outras partículas tóxicas, ou de natureza química, como gases e vapores, cuja inalação pode ser extremamente prejudicial ao organismo em longo prazo.

A norma reguladora NR-6 trata dos equipamentos de proteção individual e recomenda o uso de equipamentos de proteção respiratória de diversos tipos, como veremos a seguir.

Quais os principais equipamentos de proteção respiratória?

Entre os equipamentos de proteção respiratória estão as máscaras comuns (ou peças faciais filtrantes) e os respiradores que disponibilizam o ar comprimido. Acompanhe a leitura e conheça cada tipo de equipamento de proteção respiratória e em quais situações eles são utilizados.

Respiradores sem manutenção

Os respiradores sem manutenção são os equipamentos de proteção respiratória mais comuns entre os EPIs e se encaixam na categoria D.1 da NR-6.

Sua principal função é proteger a respiração ao barrar a entrada de partículas contaminantes. Eles são diferentes das máscaras de proteção comuns porque contam com o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho.

Essas peças faciais filtrantes (PFF) se diferem entre si com base no potencial de filtragem de cada uma, podendo variar entre:

  • PFF1, com proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas;
  • PFF2, com proteção das vias respiratórias contra as partículas mencionadas anteriormente e fumos;
  • PFF3, com proteção das vias respiratórias contra as partículas mencionadas anteriormente, além de radionuclídeos.

Além disso, também há peças com filtros químicos e/ou combinados contra gases, vapores ou material particulado, garantindo a máxima proteção contra partículas contaminantes para trabalhadores da área da saúde, de indústrias ou de usinas.

Respiradores faciais

Os respiradores faciais são equipamentos que protegem não somente as vias respiratórias, mas todo o rosto do usuário, por serem uma peça facial inteira, que contêm o respirador (filtro), o purificador de ar e os óculos de proteção embutidos.

Esse equipamento é utilizado especialmente nas situações em que pode haver o contato com gases extremamente tóxicos para o organismo, como na indústria química, em montadoras automotivas, náuticas, metalúrgicas e em empresas que atuam com descarte de resíduos tóxicos.

O respirador facial garante a vedação completa do rosto, impedindo a inalação de partículas ou gases nocivos ao organismo e já vem com um visor embutido, trazendo proteção também para a área dos olhos. Esse tipo de equipamento de proteção respiratória garante a máxima segurança, com a utilização de filtros químicos e filtros combinados.

Respiradores semifaciais

Cumprindo a mesma função de proteger o usuário da inalação de partículas tóxicas, os respiradores semifaciais se diferem do modelo citado anteriormente pelo seu formato: enquanto o respirador facial funciona como peça única, esse modelo protege parcialmente o rosto do trabalhador, cobrindo o nariz e a boca e devendo ser utilizado com o acompanhamento de um óculos de proteção.

Para potencializar a eficácia dos respiradores semifaciais, é possível utilizar filtros inseridos nas conexões laterais ou frontais do respirador. Esses filtros variam conforme o risco e a capacidade de filtragem:

  • filtro P1, com proteção contra poeiras e névoas;
  • filtro P2, que protege, além dos anteriores, contra fumo;
  • filtros (Pad) para partículas padrão NIOSH;
  • filtro P2 N95, com proteção contra poeiras e névoas tóxicas (não resistente a partículas de óleo);
  • filtro P2 R95, com máxima proteção contra poeiras, fumos e névoas tóxicas (resistente a partículas de óleo).

O uso dos respiradores semifaciais é ideal para os trabalhadores que atuam com solda, pintura, lixamento, demolição e outras atividades relacionadas nas quais ocorre a emissão de partículas nocivas, como vapores orgânicos, fumaças e gases.

Como utilizar os respiradores corretamente?

Para garantir a eficiência do equipamento de proteção respiratória, algumas medidas devem ser observadas. Confira, a seguir, o que fazer para utilizar os respiradores corretamente.

Respeite as instruções

Em primeiro lugar, antes de começar a utilizar o EPR, o usuário deve ler atentamente as instruções do fabricante, aprendendo o modo de utilização do equipamento, suas condições de manutenção, como são inseridos os filtros corretamente etc. Essas informações vêm disponíveis na ficha técnica fornecida pelo fabricante e devem ser averiguadas com atenção antes do primeiro uso.

Faça o uso individual

Para evitar o risco de contaminações, é imprescindível que o uso do equipamento não seja compartilhado com outros usuários. A empresa é responsável por fornecer os equipamentos de proteção individual a todos os funcionários, e a estes cabe zelar pelo bom estado do equipamento fornecido, fazendo a devida higienização e o armazenamento dos respiradores.

Inspecione o EPI antes da utilização

Antes de efetuar o primeiro uso do equipamento de proteção respiratória, inspecione todo o EPI para conferir seu estado de conservação e de funcionamento. Verifique se os filtros estão presentes e se a vedação das máscaras funciona perfeitamente.

Faça os ajustes necessários

Ao utilizar os equipamentos de proteção respiratória, faça os ajustes necessários para que o material se ajuste adequadamente ao seu rosto, cobrindo todos os pontos a serem protegidos. Caso precise, ajuste as alças de apoio da cabeça para melhorar a aderência.

Como você viu, existem diferentes tipos de equipamentos de proteção respiratória, que devem ser escolhidos dependendo da ocasião e necessidade. Independentemente do modelo utilizado, é sempre imprescindível a utilização dos EPIs e, para fazer a escolha ideal, devem ser observados os critérios de qualidade do material e sua eficiência na proteção contra os agentes nocivos.

Gostou deste artigo? Se restou alguma dúvida, entre em contato conosco!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts