Quais as vantagens do uso de EPIs para a empresa e os colaboradores? Confira!

vantagens do uso de EPIs

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Preocupar-se com a segurança e a saúde ocupacional dentro de um empreendimento é fundamental para garantir que todos os processos organizacionais sejam executados de forma correta.

Por isso, é importante entender todas as vantagens do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), para que seja possível evitar acidentes de trabalho que comprometam o bem-estar dos colaboradores. Assim, ao usar os equipamentos apropriados, a empresa conseguirá otimizar as atividades organizacionais, de forma segura e eficiente, o que também ajuda a garantir o sucesso da companhia.

Quer descobrir quais as vantagens do uso de EPIs para a empresa e os colaboradores? Então, não deixe de conferir todos os tópicos do artigo que elaboramos para você. Boa leitura!

Prevenção de acidentes

Dependendo do tipo de atividade que o colaborador vá desempenhar, é possível que ele aspire substâncias tóxicas para o seu organismo. O profissional ainda pode ficar exposto a situações críticas que levem ao surgimento de doenças ocupacionais. Por isso, é fundamental contar com os EPIs.

Esses equipamentos têm um papel fundamental para garantir a prevenção de acidentes de trabalho, sejam eles na área elétrica, mecânica, soldagem, enfermagem, médica, marcenaria, entre outras. Dessa forma, conseguirá preservar a saúde do funcionário, garantindo sua integridade física e evitando problemas de saúde no longo prazo.

Maior produtividade

Quando um colaborador realiza sua atividade sem os equipamentos apropriados para desempenhar determinada função, é mais provável que haja uma perda maior de seu tempo com a execução das demandas diárias. Isso acontece porque o funcionário tende a fazer determinadas tarefas com mais cautela, para que seja possível garantir uma maior proteção da sua saúde.

Contudo, quando o profissional faz uso de equipamentos corretos para as suas atividades, é notado que ele consegue executar os seus serviços de maneira mais produtiva. Isso também garante que a equipe se ausente menos do trabalho, devido à redução de acidentes na empresa. A partir disso, fica mais fácil alinhar as demandas e trazer benefícios tanto para os colaboradores quanto para a organização.

Menores riscos de substituição

Entre as diversas vantagens do uso de EPIs para as empresas está o menor risco de substituição dos colaboradores da companhia. Isso significa que, quando sua equipe está usando os equipamentos apropriados para executar determinada função, eles têm menos risco de se acidentar, por exemplo, o que evita que sejam substituídos por novos funcionários.

Essa é uma vantagem enorme para a empresa, pois conseguirá reduzir os custos com contratação de novos profissionais. Da mesma forma que evitará os gastos com despesas médicas, hospitalares e até mesmo indenizações aos trabalhadores que foram acometidos pelo acidente de trabalho.

Ampliação do bem-estar e maior motivação no ambiente de trabalho

O uso de EPIs também possibilita que a equipe tenha mais bem-estar e motivação no ambiente de trabalho. Isso porque eles vão executar suas tarefas de forma mais tranquila, sem ficar se preocupando, a todo momento, se estão correndo algum risco na execução de suas atividades, seja pelo uso de alguma substância tóxica ao seu organismo, por estar em contato com equipamentos radioativos, entre outros.

Por meio dessa estratégia, as pessoas também se sentirão mais à vontade para conversar com seus colegas de trabalho durante os intervalos, de forma descontraída e sem tanto estresse, o que deixa o clima organizacional mais leve e agradável.

Além disso, ao disponibilizar os EPIs corretos para os profissionais, é possível evitar pedidos de demissão dos trabalhadores. Isso porque a equipe se sentirá mais segura e satisfeita na empresa que trabalha.

Maior conscientização no trabalho

Quando uma empresa não disponibiliza os EPIs para os colaboradores, muitos deles podem ter a falsa sensação de que não é necessário usar esses equipamentos de proteção, seja por falta de conhecimento sobre o assunto, por acreditar em fake news etc. Contudo, esse é um erro que pode causar sérios prejuízos para a saúde e o bem-estar do colaborador.

No entanto, quando a empresa fala sobre a importância do uso adequado dos EPIs e incentiva os seus funcionários a usar esses itens de forma correta, os profissionais passam a ter mais consciência sobre o papel desses equipamentos. Isso porque a equipe vai perceber que o material é essencial para garantir sua integridade física e mental.

Adequação às exigências legais

Quando a organização fornece os equipamentos de proteção individual adequados para sua equipe, ela segue as exigências legais das normas regulamentadoras, que recomendam o uso de EPIs para algumas profissões.

Dessa forma, caso haja algum tipo de auditoria externa, conseguirá evitar penalizações, como a multa por não cumprimento das regras, problemas jurídicos com indenizações aos colaboradores do empreendimento etc.

Fortalecimento da imagem da empresa no mercado

Fortalecer a imagem da empresa no mercado é uma das vantagens do uso de EPIs. Isso porque, quando a organização cumpre todos os requisitos de segurança no trabalho, ela consegue ganhar mais credibilidade no seu setor.

Isso significa que as demais organizações e sociedade em geral passam a enxergar a companhia como uma empresa séria e comprometida com os direitos dos funcionários. Assim, conseguirá garantir que mais profissionais desejem trabalhar no empreendimento.

Além disso, essa estratégia ajuda a aumentar as chances de conquistar a admiração de mais consumidores que se identificam com sua marca, o que possibilitará um aumento nas vendas dos produtos/serviços do empreendimento.

Se você deseja garantir todas as vantagens do uso de EPIs para a empresa e os colaboradores, é fundamental contar com fornecedores de qualidade, de confiança e que tenham uma boa reputação no mercado de atuação.

Um ótimo exemplo disso é a Volk do Brasil, uma empresa que está há mais de 20 anos comercializando e distribuindo equipamentos de proteção individual, com foco em produtos para segurança e proteção alimentar, além de itens para proteção das mãos. O melhor de tudo é que a Volk do Brasil conta com profissionais especializados e capacitados para atender empreendimentos de diversos setores do mercado.

Quer descobrir todos os equipamentos de proteção individual que a Volk do Brasil tem para o seu negócio? Então, entre em contato conosco e garanta todos os benefícios dos EPIs para a empresa e os colaboradores. Não deixe essa oportunidade passar!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts