9 incríveis atividades para a SIPAT que você precisa conhecer

atividades para a SIPAT

Compartilhe este post

Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo!


Muitas empresas realizam anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), um evento que conta com atividades voltadas para a prevenção dos acidentes ou doenças ocupacionais que podem ocorrer no ambiente laboral.

Essa é uma campanha que as empresas celetistas são obrigadas a realizar para a promoção da educação, debate e conscientização entre empregadores e empregados quanto aos aspectos da prevenção de acidentes. Vale lembrar que sua obrigatoriedade consta no artigo 5.16, alínea “o” da Norma Regulamentadora (NR) 5.

Contudo, além de todos os trâmites legais, é possível realizar atividades para a SIPAT bastante divertidas e fáceis de serem aplicadas, a fim de que o evento seja diferenciado e consiga atingir seu objetivo: levar informação útil aos colaboradores.

Dessa forma, preparamos este post para que você conheça 9 atividades incríveis que podem ser desenvolvidas nessa campanha semanal. Confira a seguir!

1. Show de segurança

Essa tarefa é inspirada no famoso programa “Show do Milhão” apresentado por Silvio Santos. A ideia, aqui, é separar os colaboradores em grupos, com um representante cada, para responder perguntas sobre a rotina interna da empresa. Desse modo, pode-se ressaltar algum procedimento que não esteja sendo cumprido corretamente, por exemplo.

Os participantes podem responder perguntas para auxiliar o representante em alguma questão em que ele tenha dúvida. Assim, essa brincadeira, além de intuitiva, incentiva a discussão de possíveis problemas que os colaboradores tenham no dia a dia, mas que acabam não relatando no decorrer da atividade laboral.

2. Mímica SIPAT

Uma das atividades para a SIPAT é a mímica, cujo objetivo é testar o conhecimento dos funcionários sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados na empresa. Assim, deve-se separar uma turma em duas equipes e cada uma deve escrever uma lista de EPIs para que o grupo concorrente desvende ao longo da brincadeira.

Os nomes dos EPIs devem ser escritos em pequenos pedaços de papel, um a um, e colocados em uma caixa. Assim, o próximo passo é que um colaborador por vez vá até o centro, retire um papel com o nome do EPI e tenha um tempo determinado para fazer as mímicas para que sua equipe desvende qual é o equipamento.

3. Perguntas e respostas

Essa prática serve como forma de incentivar os colaboradores a ficarem atentos no decorrer de palestras na SIPAT. Ao término da explicação, são realizadas perguntas relacionadas ao que foi exposto, as quais o funcionário ou a equipe devem responder. Logo, quem acertar mais, ganha um prêmio.

Assim, é preciso que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tenha a ajuda do palestrante para que as perguntas sejam criadas antecipadamente. Isso promove a interação e o aprendizado conjunto de todos os funcionários da empresa.

4. Participação da família

Outra atividade para a SIPAT é a criação de concursos que abrem espaço para que a família do colaborador participe no decorrer do evento. Isso viabiliza a interação e o laço afetivo entre empreendimento e família.

Cartazes de determinado tema feitos pelos filhos, concurso de melhores frases para a SIPAT e desenhos relacionados ao dia a dia do pai e da mãe conforme a visão das crianças são algumas sugestões de concursos que não precisam de investimento e abrem espaço para a integração familiar junto à empresa.

5. Cuidados com a saúde

Caso a empresa tenha algum contrato ou convênio médico, é possível solicitar a presença de profissionais da área da saúde para que eles realizem exames de glicemia, aferição da pressão arterial e cálculos de IMC (Índice de Massa Corpórea), por exemplo, com o objetivo de avaliar como anda a saúde dos trabalhadores.

Agora, se a empresa não for coberta por um convênio, uma ideia legal é tentar alguma parceria com graduações de medicina e enfermagem, para que façam esse tipo de avaliação dos funcionários. Isso, além de ser vantajoso para a empresa, também proporciona oportunidade para os estudantes praticarem seus conhecimentos.

Vale mencionar, ainda, que algumas clínicas também realizam testes de visão gratuitamente nas empresas em troca da oportunidade, se for preciso, de exclusividade na compra de óculos para os funcionários.

6. Festival de música

A empresa pode criar eventos de música em que os participantes sejam integrantes do quadro de colaboradores do próprio empreendimento, levando temas também direcionados para a SIPAT. Além disso, nesse festival, é possível falar da prevenção de acidentes e doenças, mostrando a criatividade de cada colaborador, por exemplo.

Você pode criar esse evento nos padrões dos antigos festivais, com público formado por torcidas e pela escolha das melhores composições por meio de um corpo de jurados. Assim, os primeiros colocados podem ser premiados pelo desempenho e ideias musicais.

7. Apresentações humorísticas

Essa prática é muito boa para prender a atenção dos colaboradores. Há várias empresas especializadas em apresentações teatrais para a SIPAT, com abordagens voltadas para as matérias relacionadas à segurança, à prevenção de acidentes e à saúde dentro do ambiente laboral.

Demonstrações humorísticas, na maioria das vezes, exigem a participação do público e, dentro das comemorações da SIPAT, mostram-se como uma das melhores maneiras para educar e fazer circular a informação entre os funcionários e participantes do evento.

8. Vídeos relacionados à saúde e à segurança

Caso algum membro da SIPAT tenha aptidão para edição de vídeos, a empresa pode montar um material com teor motivacional relacionado à saúde e à segurança no trabalho.

Além disso, esses vídeos podem ser disponibilizados por meio da Internet, por e-mail e em ambientes de bastante circulação como locais de entrada, refeitórios, murais de informações etc.

Essa é uma indicação de atividade que não demanda gastos financeiros, apenas o tempo e a dedicação de um membro que já tenha experiência.

9. Ginástica laboral nos setores

Se o empreendimento tiver um programa de ginástica laboral, é possível verificar com o fornecedor e/ou instrutor a possibilidade de realização de uma aula mais descontraída e direcionada para segurança no trabalho, com iniciativas em grupo. Desse modo, é possível demonstrar a importância da participação de todos no decorrer das aulas e as vantagens que essa atividade oferece.

Enfim, são várias as práticas que podem ser utilizadas para levar a informação por meio do lazer, palestras, esportes etc. O importante é que as atividades sejam capazes de motivar os colaboradores a refletirem sobre seus hábitos e se conscientizarem sobre o tema proposto.

E aí, gostou das nossas ideias de atividades para a SIPAT? Está organizando esse evento na sua empresa? Deixe o seu comentário no post com suas dúvidas e impressões!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts