Aprenda como escolher os melhores fornecedores de EPI

Compartilhe este post

Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo.


Quando o assunto está relacionado à segurança do trabalho, tudo deve ser considerado como importante, pois nos referimos à saúde de pessoas. Assim, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) precisam ser adequados conforme as normas pertinentes e é fundamental escolher os fornecedores de EPI corretamente.

Isso porque se trata de um fator que reflete diretamente na saúde dos colaboradores, visto que esses produtos precisam ser de boa qualidade e procedência. Além disso, é necessário observar se eles fornecem suporte técnico e treinamento de equipes para o auxílio de testes e homologações de produtos.

Assim, preparamos este post para que você aprenda a escolher o melhor fornecedor de EPI para a sua revendedora. Confira agora!

Analisar o custo-benefício

Para escolher fornecedores de EPI, você deve analisar não apenas o impacto gerado no orçamento de sua revendedora, mas também se esse investimento realmente vale a pena para o negócio. Evitar possíveis acidentes é uma preocupação que você precisa ter. Isso quer dizer que você não deve avaliar somente o preço do produto, mas todas as suas características, como a durabilidade.

Tenha em mente que um material com vida útil longa e que disponibiliza a proteção necessária trará menos custos a longo prazo que um dispositivo que tenha um preço mais baixo, mas requer de substituições frequentes. Sendo assim, é interessante fazer uma média de orçamento dos preços de EPIs e os prazos de pagamentos oferecidos pelo fornecedor, mas sempre observando qual é a empresa que melhor vai fornecer qualidade, compromisso e suporte para seus clientes.

Apresentar boas recomendações no mercado

Se você observar, quando muitas revendedoras fazem suas compras com um determinado fornecedor, é porque ele oferece um bom serviço e materiais de qualidade. Então, busque por empresas que já tenham um nome no mercado de vendas de EPIs. Afinal, você não deve correr o risco de adquirir um equipamento que possa causar riscos aos seus clientes, não é mesmo?

Geralmente, na sua localidade, as revendedoras devem estar acostumadas a comprar equipamentos com fornecedores de EPIs específicos. Procure saber como estão os feedbacks dessas compras, valores, qualidade, pós-vendas, assistência etc.

Observar se os equipamentos estão em conformidade com as normas legais

É preciso saber se os equipamentos que serão usados por trabalhadores apresentam as condições que as normas legais exigem. Assim, busque fornecedores que cumpram corretamente com as normas regulamentadoras e verifique antecipadamente a qualidade dos EPIs. De nada adianta considerar alguns pontos, já citados, se o produto não apresentar durabilidade, por exemplo, pois isso apenas levaria a constantes compras de EPIs.

Avaliar a responsabilidade técnica

Muitos fornecedores de equipamentos de proteção não prestam o suporte técnico quando é necessário. Sendo assim, você deve considerar uma empresa que faça todo o acompanhamento quando for solicitado, que dê assistência ao cliente no caso de dúvidas ou problemas surgidos e que preste o treinamento necessário para o uso dos EPIs, por exemplo.

Certificar sobre o atendimento de prazos

É muito importante que o fornecedor consiga atender aos prazos acordados, bem como garantir a disponibilidade dos materiais, já que essa prática é essencial para que o estoque se mantenha sempre em níveis adequados. Além disso, verifique se o fornecedor também tem um estoque mínimo razoável de produtos, afinal, é lógico que você não quer ter problemas na hora que mais precisa dos EPIs por conta da demora da entrega, não é mesmo?

Outra questão relevante nesse cenário é que os atrasos em equipamentos de segurança podem gerar advertências e multas graves para a empresa, bem como comprometer a proteção à saúde e a integridade física dos colaboradores. Para evitar que isso aconteça, pergunte ao fornecedor se ele oferece itens em pronta-entrega e qual a situação do estoque, já que isso vai demonstrar de maneira mais clara o que você pode esperar em relação aos prazos.

Conferir a qualidade do produto entregue

A qualidade dos equipamentos de proteção individual é outro ponto que também deve ser considerado no momento que for fazer a compra. Caso existam dois fornecedores que praticam o mesmo preço, uma alternativa é verificar qual deles apresenta um diferencial, como melhor marca, por exemplo. Esse cuidado vai assegurar que os seus clientes tenham as demandas e as expectativas atendidas em duas aquisições, promovendo uma relação de confiança deles com a sua empresa.

Em muitos casos, marcas de EPIs renomadas no mercado fazem parcerias com fornecedores, trazendo ainda mais benefícios para o seu negócio. Por esse motivo, pergunte com quais marcas o fornecedor trabalha e por qual motivo. Veja se existe mais de uma opção, quais se adéquam ao que você busca e, assim, acerte na escolha.

Considerar a localização do fornecedor

Negociar com fornecedores estabelecidos em regiões muito distantes pode gerar riscos para a sua empresa, principalmente nos casos nos quais essa distância for de um estado para o outro. Mesmo que o fornecedor seja responsável e comprometido com os prazos acordados, imprevistos podem ocorrer e atrasar a entrega, então, é preciso refletir quanto a isso.

Caso você tenha um bom relacionamento com seu parceiro e a localização seja distante do seu negócio, uma ideia é organizar os pedidos, solicitar sempre com certa antecedência e nunca esperar o estoque chegar ao fim para fazer novas aquisições.

Pensar na relação pós-venda

Também, é preciso manter uma boa relação pós-venda com o fornecedor, tendo em vista que podem ocorrer problemas ao fazer uma compra. Por esse motivo, averígue quais são os canais de atendimento disponíveis, se eles funcionam, disponibilidade de atendimento e se é fácil entrar em contato com a equipe, política de troca etc.

Enfim, são várias questões que envolvem a escolha de fornecedores de EPIs. Você deve ter bastante atenção no momento que for escolher um para a sua revendedora, observar o que é melhor para o negócio e que ofereça serviços de assistência de qualidade. Assim, além de proteger os trabalhadores, você também protegerá o seu negócio, que oferecerá o que de melhor se encontra no mercado.

Agora que você já sabe como escolher os melhores fornecedores, aproveite para entrar em contato com a Volk do Brasil e entender por que ela pode ser a parceira ideal para o seu negócio!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts