Qual o tamanho certo da luva para a sua mão?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Que tal ouvir este artigo? Experimente no player abaixo.

O risco de acidentes laborais existe em diversos setores de trabalho, mesmo que nem sempre se trate de algo aparente. Para citar os mais comuns, há o risco de queimaduras, cortes, perfurações ou contato com produtos químicos, entre muitos outros.

De 2016 até hoje são estimados cerca de 1.200.000 acidentes de trabalho, apenas no Brasil, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. Desses, mais de 400 mil estão relacionados a mãos e braços.

Esses números provam ser essencial manter a segurança dos colaboradores da sua empresa. O uso de luvas de segurança do tamanho certo reduz o risco de acidentes, evitando perda de dias de trabalho e custos médicos.

Para ajudá-lo na escolha dos EPI’s adequados, mostraremos a seguir como definir o tipo e o tamanho da luva para a sua mão, bem como a importância do uso desse item. Acompanhe!

Qual a importância do uso da luva como EPI em ambiente de trabalho?

Sabemos que para desempenhar qualquer tarefa que ofereça algum risco para a saúde e integridade física do trabalhador é necessário fazer uso dos EPI’s, que são os Equipamentos de Proteção Individual. Isso não seria diferente quando se trata das mãos.

As luvas são o tipo de proteção para as mãos que é de uso obrigatório ou recomendado para diferentes funções na indústria. Elas são importantes não só para a proteção das mãos, existem tipos que trazem segurança também para os pulsos e braços dos trabalhadores nos mais variados tipos de risco, como produtos químicos, bactérias, fungos, choque elétrico, cortes, perfurações e queimaduras.

O profissional da empresa tem a obrigação de utilizar os EPI’s fornecidos, e no caso das luvas de proteção, elas devem estar de acordo com a função exercida, bem como o tamanho da mão do trabalhador, o tipo de material, textura, dentre outros aspectos.

A fabricação desse produto considera a ergonomia e o conforto dos trabalhadores das mais diversas áreas de atuação. Por ser um artigo de segurança tão importante, já estão sendo criadas luvas para todo tipo de trabalho, inclusive para manuseio de peças pequenas.

Por que o tamanho da luva é importante?

Imagine que você esteja comprando uma roupa para presentear em um aniversário. Você vai se preocupar com o tamanho que essa pessoa deve vestir. Consideraria, por exemplo, se esse alguém é baixo ou alto, magro ou acima do peso.

Essas considerações, tão comuns quando pensamos no nosso vestuário cotidiano, são esquecidas na hora da escolha dos equipamentos de segurança. É um engano acreditar que um tamanho único de EPI seja suficiente para todos os funcionários. Nesse sentido, é imprescindível ter em conta o tamanho de luva ideal de cada usuário, além de entender em qual a atividade ela será utilizada.

Luvas folgadas, por exemplo, reduzem a destreza, prejudicando a manipulação de objetos e exigindo mais força do seu usuário. Em contrapartida, luvas apertadas prejudicam a movimentação e são desconfortáveis, além da possibilidade de obstrução da circulação do usuário e de reduzir a durabilidade da luva.

Um usuário que trabalha com luvas de tamanho certo para a sua mão terá menos resistência no uso do EPI, facilitando a sua conscientização. Isso evitará acidentes e desperdícios, trazendo maior segurança e conforto ao usuário para que ele possa fazer o trabalho com mais eficiência.

Quais são os tipos de luvas?

Os acidentes de trabalho relacionados à mão envolvem diversos riscos. Por isso, além do tamanho certo da luva, é importante identificar qual o tipo é adequado à tarefa realizada. Não existe, entretanto, um tipo específico de luva que forneça proteção contra todos os riscos possíveis. Desse modo, antes de mais nada, devem ser feitas considerações como:

  • tipos de materiais e produtos químicos a serem manipulados;
  • tamanho e conforto da luva;
  • natureza e duração do contato esperado;
  • área do corpo que precisa de proteção;
  • frequência do uso das luvas;
  • aderência e flexibilidade necessárias para a tarefa;
  • necessidade de proteção térmica.

A escolha da luva certa é o fator-chave para garantir o uso adequado desse EPI. Sabendo quais as características do trabalho a ser executado, é possível verificar qual categoria de luva atende às suas especificações. Portanto, veja alguns tipos de luva existentes no mercado:

Luva de borracha isolante

É um tipo de luva próprio para a proteção das mãos e dos braços em casos de choque e atividades que envolvam fios elétricos. Portanto, é um item indispensável na rotina de engenheiros e eletricistas.

Luva condutiva

Já essa luva é para o uso dos trabalhadores que tem contato com partes energizadas, ela vai ajudar a proteger as mãos, pulsos e braços da pessoa.

Luva em borracha nitrílica

Luva Nitrílica

Essa luva nitrílica traz a proteção das mãos no caso de contato com agentes químicos e biológicos. Ela é altamente utilizada em laboratórios, hospitais e em locais onde o profissional tem contato com produtos químicos, fungos, bactérias, dentre outros.

Luva de proteção PVC

Luva Pvc

A luva de PVC traz mais segurança em trabalhos onde o colaborador tem contato com graxa, óleo, ascarel e solventes, dentre outros materiais que podem ser prejudiciais à pele.

Luva de proteção em raspa

Essa luva de raspa protege contra agentes escoriantes e abrasivos.

Luva de malha

Luvas de Malha

Já esse tipo de luva proporciona proteção contra riscos de abrasão e contato com farpas de madeira. Quando elas são confeccionadas com malha de algodão, elas trazem um excelente conforto térmico, já que o algodão tende a absorver o suor das mãos.

Luva de alta performance

Luvas de Alta Performance

Esse tipo de luva traz características bastante específicas e tem finalidades mais especiais, quando o trabalho traz riscos mais altos para as mãos do funcionário. Por exemplo, essa alta performance pode ser em resistência ao corte, maior resistência a impactos, perfurações, dentre outros.

Luvas de temperatura

Luvas para Alta ou Baixa Temperatura

As luvas de temperatura vão fornecer um isolamento completo em atividades que envolvam tanto altas quanto baixas temperaturas. Portanto, o uso delas é indispensável.

Como definir o tamanho da luva?

Escolhido o tipo de luva, deve-se observar se seu tamanho é adequado à mão do usuário, como já visto. Para saber qual é o tamanho certo da luva para a sua mão, basta seguir os passos abaixo.

Medida da mão

Para saber qual o tamanho correto de uma luva para a sua mão, basta seguir os seguintes passos:

  • mantenha sua mão aberta, relaxada e com os dedos juntos;
  • com uma fita métrica (do tipo costureira) meça a circunferência da mão na altura das juntas dos dedos, deixando de fora o polegar, conforme a ilustração;
  • com a medida obtida, a partir da tabela abaixo, identifique o tamanho correto da luva.

Como medir o tamanho da sua mão

Como medir o tamanho da mão para utilizar a luva no tamanho correto

Comprimento da Luva

Para se saber a medida certa do comprimento da luva, o processo é mais simples: basta medir a luva da ponta do dedo médio até a sua barra. Esses dados seguem os padrões da Norma EN 420.

Como medir o comprimento de uma luva de segurança

Por fim, vale ressaltar que a empresa é responsável por fornecer todos os tipos de EPI’s necessários para a atividade do trabalhador, de modo que ele exerça suas tarefas com a maior segurança possível. Saber o tamanho da luva é apenas o primeiro passo para evitar o mau uso de EPI’s.

Quer conhecer um pouco dos nossos serviços? Então entre em contato com a nossa empresa que ajudaremos em tudo aquilo que você precisa!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts