Como usar o WhatsApp Business para vender EPI: confira um passo a passo!

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Você já se perguntou como usar o WhatsApp Business para vender EPI? Com o uso crescente das redes sociais e de aplicativos de mensagens para compra e venda de produtos, investir nessa ferramenta é uma alternativa interessante para melhorar os resultados do seu negócio.

Ela não se limita a proporcionar um meio de comunicação com os clientes, mas também apresenta funcionalidades interessantes que podem ajudar na captação de oportunidades de negócio. Porém, é importante entender de que forma a ferramenta deve ser utilizada para atingir esse objetivo.

Para auxiliar nessa tarefa, preparamos este conteúdo com o passo a passo completo sobre como usar o WhatsApp Business para vender EPI e criar uma estratégia de sucesso. Continue a leitura!

Crie uma conta comercial

O primeiro passo é criar uma conta comercial com o WhatsApp Business, que pode ser baixado para iOS ou Android. O uso do aplicativo direcionado para as contas empresariais é essencial para utilizar as funcionalidades específicas que podem ajudar nas vendas de EPIs.

Ele permite a criação de um perfil comercial com as informações mais relevantes para os clientes, como horário de funcionamento, endereço, site e uma breve descrição. Além disso, é possível configurar respostas rápidas e mensagens padronizadas para responder aos contatos com mais agilidade.

Para acompanhar os resultados, a ferramenta apresenta estatísticas do fluxo de mensagens para que você verifique as métricas. Desse modo, fica mais fácil identificar necessidades de melhorias nas estratégias utilizadas e avaliar os resultados obtidos.

Solicite a autorização dos clientes

Ao fazer o cadastro de clientes, é normal solicitar os meios de contato disponíveis, inclusive o número do celular que pode ser usado no aplicativo. No entanto, uma dica importante sobre como usar o WhatsApp Business para vender EPI é solicitar a autorização para o envio de comunicados e promoções.

Mesmo que o cliente ofereça o contato, isso não significa que ele quer receber mensagens a qualquer momento. É preciso ter em mente que essa é uma ferramenta de comunicação bastante pessoal para algumas pessoas, então, é preciso ter cuidado para não ser invasivo.

O envio não autorizado de mensagens, principalmente quando for insistente e em grande volume, pode resultar no bloqueio do número e em denúncias, trazendo mais dificuldades para realizar vendas. Para não ter erro, a dica é perguntar ao cliente se ele deseja receber ofertas pelo aplicativo no momento em que ele fizer o cadastro, contando com um campo específico para incluir essa informação.

Segmente a base de contatos

Para a criação de estratégias efetivas ao usar WhatsApp Business para vender EPI, segmente a base de contatos. A ideia é organizar os clientes de acordo com os interesses e a atuação profissional, com o objetivo de encaminhar os conteúdos e as ofertas mais relevantes.

Em uma empresa de construção civil, os interesses e equipamentos necessários são diferentes dos utilizados na limpeza industrial. Então, ao encaminhar conteúdos e promoções, considere quais temas serão realmente relevantes.

Outra dica é identificar os clientes que podem aderir à compra recorrente, permitindo a elaboração de estratégias específicas para esse tipo de venda e a aproximação por meio do aplicativo.

Também é possível usar a ferramenta “etiquetas” para classificar contatos e mensagens, indicando questões específicas que podem ser utilizadas no futuro. Interesse em promoções, sugestões, problemas com pedidos anteriores ou pendências, por exemplo, podem ser marcados e consultados sempre que desejar.

Envie comunicados e mensagens

Se o objetivo for usar o WhatsApp Business para vender EPI, a empresa não pode se limitar a responder às mensagens enviadas. Crie algumas notas e comunicados falando sobre os produtos para que o cliente se lembre da sua loja, encaminhando conteúdos relevantes e, até mesmo, felicitações em datas especiais, como aniversário, Natal etc.

Mesmo com horários de funcionamento divulgados, é possível que cheguem mensagens fora de hora. Por isso mesmo, vale a pena configurar mensagens automáticas, informando sobre a ausência e o horário em que será possível retornar o contato.

Caso surja algum imprevisto ou uma grande movimentação na loja, podem acontecer atrasos nas respostas. Nesse caso, a mesma funcionalidade pode ser usada para enviar uma saudação automática, com as principais informações ao cliente. Dessa forma, ele se sentirá acolhido e serão elevadas as chances de que ele aguarde o retorno, em vez de procurar o contato com outras empresas que revendam EPIs.

Para facilitar, utilize o WhatsApp Web, a ferramenta que pode ser usada no navegador do computador. Isso facilita o envio e o recebimento de arquivos e deixa o celular liberado para realizar ou receber ligações. Além disso, a digitação utilizando o teclado também costuma ser mais eficiente do que no smartphone.

Utilize uma lista de transmissão

A criação de grupos de WhatsApp é uma prática comum para facilitar o encaminhamento de mensagens, porém, essa prática deve ser utilizada apenas para contatos privados. Na estratégia empresarial, utilize as listas de transmissão para encaminhar as informações para vários contatos.

Além de evitar o desvio de finalidade que pode surgir no grupo com o encaminhamento de mensagens por outras pessoas, isso também proporciona mais privacidade aos seus clientes. Nas listas de transmissão, as conversas são individuais e os contatos não sabem quem mais recebeu o comunicado.

Nesse caso, utilize a segmentação para determinar os contatos que serão incluídos em cada lista, sempre considerando os interesses. Um ponto de atenção é que essa função só permite o envio de mensagens para quem tem o seu contato salvo, então, solicite aos clientes a inclusão do WhatsApp da empresa após a realização do cadastro.

Ofereça conteúdos relevantes

O marketing de conteúdo é uma prática importante para atrair e converter leads, portanto, invista nessa estratégia em conjunto com o WhatsApp Business para conseguir vender mais EPIs. Você pode encaminhar temas relevantes do blog, materiais ricos ou postagens das redes sociais para os contatos, garantindo que eles tenham acesso às novidades.

Isso pode ser feito com textos, vídeos ou dicas rápidas, sempre considerando quais são as possíveis dúvidas e qual o interesse dos contatos. A aplicação dessa estratégia ajudará o cliente a entender as necessidades existentes e como a sua empresa pode auxiliar o negócio.

Pronto! Agora que você já sabe como usar o WhatsApp Business para vender EPI, aproveite a oportunidade para se organizar da melhor forma e aplicar essa estratégia no seu negócio.

Gostou do post? Se você quer melhorar os resultados na sua empresa, aproveite para conhecer 7 dicas de vendas para ter sucesso com o cliente!

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