Confira 6 EPIs essenciais para a indústria automotiva

Compartilhe este post

Que tal ouvir esse artigo? Experimente no player abaixo.


A utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) é indispensável para proteger a saúde, a integridade física e a segurança dos trabalhadores, bem como evitar a ocorrência de acidentes e doenças laborais. Sendo assim, precisa ser um ponto de atenção em todos os ambientes de trabalho, entre eles, a indústria automotiva.

Além da sua disponibilização ser obrigatória por parte das empresas devido às atividades que geram exposição e perigo aos trabalhadores, os equipamentos contribuem para o alcance de maior conforto da equipe e aumento da produtividade. Mas você sabe quais são os principais dispositivos de segurança utilizados no setor automotivo? Leia este artigo para descobrir!

Quais os principais riscos da indústria automotiva?

O desempenho das atividades na indústria automotiva leva o trabalhador à exposição a alguns riscos. A seguir, veja quais são os principais.

Cortes

Os funcionários correm um risco alto de se cortar ao trabalhar no ramo automotivo, o que pode levar à ocorrência de lesões, perfurações ou, até mesmo, lacerações ao executar suas funções diárias. Isso porque estão expostos ao contato com maquinários pesados, vidro, objetos com bordas afiadas e demais.

Produtos químicos

No decorrer da produção, os colaboradores da indústria automotiva são expostos a uma diversidade de produtos químicos agressivos, como bases, ácidos, solventes ou adesivos. O frequente e longo contato com esses produtos pode ser tóxico para o funcionário e afetar de maneira grave o sistema respiratório ou a pele, por exemplo.

Impacto

Os riscos de lesões ou esmagamentos das mãos são outros exemplos de perigos. Eles podem acontecer pelo fato de o profissional operar equipamentos como empilhadeiras. Além disso, atividades simples, como fechar a porta de um automóvel (carro, caminhão etc.), podem gerar um ponto de compressão ou uma lesão.

Abrasão e condições oleosas

Ao atuar no ramo, os colaboradores são expostos de forma regular a atividades com a presença de óleo, que pode entrar em contato com a pele e gerar problemas de saúde, como a fadiga muscular.

Ergonomia

As tarefas executadas na indústria automotiva podem vir acompanhadas de movimentos repetitivos ou de uma postura inadequada durante o trabalho, o que pode levar ao surgimento de uma doença musculoesquelética.

Quais são os principais EPIs usados na indústria automotiva?

A seguir, veja quais são os equipamentos de proteção individual obrigatórios no setor automotivo, para que servem e suas características.

1. Óculos de proteção

Os óculos de proteção são usados para evitar o contato de substâncias e materiais com os olhos. Devem ser utilizados sempre que o funcionário estiver em risco, por exemplo, durante a manipulação de máquinas de solda ou a utilização de objetos pontiagudos. Além disso, são muito importantes para quem lida com:

  • atividades com corte;
  • perfuração;
  • partículas multidirecionais;
  • produtos químicos;
  • lixamento de superfícies.

Quando esses dispositivos não são usados, aumentam-se as chances da ocorrência de cegueiras e demais danos permanentes.

2. Máscara de proteção

É outro EPI obrigatório na indústria automotiva, já que o seu uso protege o colaborador de inalar partículas ou resíduos de produtos tóxicos, que podem ocasionar sérios danos à saúde, tanto no curto quanto no longo prazo.

Além disso, utilizar o modelo inadequado pode levar a uma falsa sensação de proteção e, por esse motivo, é importante ficar atento quando for usar o dispositivo. Por exemplo, quando houver atividades que envolvam soldas, a máscara de proteção deve ser específica para a proteção contra fagulhas geradas no processo e gases tóxicos.

Já durante a tarefa de pintura, é necessário usar um modelo com carvão ativado, tendo em vista que ele protege contra os vapores tóxicos originados das tintas e produtos químicos.

3. Luvas de segurança

As luvas de segurança servem para oferecer mais firmeza e precisão no manuseio de máquinas e ferramentas, bem como proteger braços e mãos de:

  • materiais cortantes;
  • ferragens;
  • produtos químicos.

Na atividade de pintura, é preciso usar uma luva que seja impermeável e que isole as mãos de produtos como vernizes e tintas. Nessas situações, os itens de borracha são os mais recomendados.

Na área de funilaria, principalmente quando se trata de solda ou corte, o ideal é usar um modelo de couro, já que protege contra peças cortantes e estilhaços.

Entre os materiais utilizados para fabricar as luvas de segurança, podemos citar:

  • látex;
  • PVC;
  • neoprene;
  • nitrílico.

Devido a essa variedade de materiais, é importante entender qual é o apropriado para cada atividade.

4. Protetor auricular

O protetor auricular tem a finalidade de diminuir ruídos externos que possam provocar danos ao canal auditivo.

Os equipamentos e as máquinas da indústria automotiva podem fazer muito barulho e provocar perda parcial da audição ou, em casos específicos, surdez. Entre os maquinários que podem gerar ruídos prejudiciais estão os compressores, as marteladas em metais, as serras e as pistolas de tinta.

É preciso salientar que os danos podem afetar todos os indivíduos presentes no ambiente, e não somente quem está executando o serviço diariamente. Por esse motivo, todos precisam usar esse EPI.

5. Vestuário adequado

As vestimentas apropriadas também fazem parte dos EPIs utilizados por quem atua na indústria automotiva. Normalmente, o item básico é o macacão de manga comprida. Utilizar o vestuário específico vai proporcionar menores riscos e danos aos funcionários.

Quando o assunto é a pintura automotiva, é necessário contar também com luvas, máscaras e óculos de proteção. Isso vai proteger contra materiais cortantes, fagulhas, produtos químicos e tóxicos.

6. Calçados de segurança

As botas de segurança também são bastante usadas na indústria automotiva. Esse equipamento de proteção surge como uma espécie de coringa e pode ser usado em todas as áreas, protegendo o profissional contra batidas, queimaduras, cortes e arranhões.

É necessário deixar claro que a falta de uso do EPI adequado é uma falta grave e, no caso de fiscalização, a empresa pode ser penalizada e ficar sujeita ao pagamento de multas e demais sanções que podem causar sérios prejuízos. Sendo assim, é indispensável estar atento ao fornecimento adequado dos dispositivos de segurança aos colaboradores.

Agora que você entende a importância do uso de EPIs na indústria automotiva, o ideal é contar com uma empresa como a Volk do Brasil. Assim, você pode ter uma parceira especializada no fornecimento de itens de qualidade e que vão contribuir para a garantia da saúde e segurança dos trabalhadores.

Quer conhecer melhor nossos produtos e serviços oferecidos? Então, entre em contato agora mesmo e fale com um representante.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Cadastre-se para receber notícias sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
É GRÁTIS!

Mais Posts