Plano de ação de segurança do trabalho: para que serve e como aplicar?

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Você conhece o plano de ação de segurança do trabalho? Ele é um documento que contém todo o planejamento da empresa no que diz respeito à segurança, incluindo um conjunto de ações e de medidas preventivas para garantir a segurança de todos os colaboradores. Sua principal função é prever a possibilidade de acidentes de trabalho e garantir a saúde e a segurança no ambiente laboral, com a orientação das medidas necessárias para isso.

Neste artigo, você aprenderá como funciona o plano de ação de segurança do trabalho e como aplicá-lo na sua empresa e identificar se ele está sendo eficiente. Acompanhe! 

Como funciona o plano de ação de segurança do trabalho?

O plano de ação de segurança do trabalho deve ser elaborado por uma equipe que inclua um engenheiro de segurança do trabalho, um médico, pessoas responsáveis pela empresa e, se houver, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Esse plano é essencial para a empresa, pois, por meio dele, podem ser traçadas estratégias para a prevenção de acidentes, além de definir medidas que devem ser tomadas caso ocorram imprevistos.

Esse documento deve listar todos os riscos em potencial aos quais os funcionários estão expostos, sejam eles físicos, químicos ou biológicos, prevendo possíveis acidentes. Além disso, deve contemplar também a identificação e classificação dos riscos ocupacionais, a fim de conter soluções de segurança para reduzi-los ou extingui-los.

Como aplicar o plano de ação na empresa?

O plano de ação de segurança do trabalho é um documento de grande importância para mensurar os riscos aos quais os funcionários estão expostos no trabalho. Quando esse levantamento dos riscos não é realizado, abre margem para o uso negligente dos equipamentos de proteção individual e para a ocorrência de diversos acidentes.

Para aplicar o plano de ação de segurança do trabalho na empresa, é preciso tomar algumas medidas que envolvam toda a equipe de funcionários. Veja a seguir!

Mapeie os riscos

Imagine uma indústria que trabalha com caldeiras em altíssimas temperaturas ou com materiais elétricos de alta voltagem. Essas duas atividades trazem o risco de queimaduras ou de choques elétricos, respectivamente, por isso, esses riscos devem estar muito bem representados por meio de um mapa de risco da empresa. 

Com o mapeamento dos riscos, é possível encontrar soluções que minimizem a possibilidade de acidentes, garantindo mais segurança a todos os colaboradores. As medidas de proteção incluem adaptar o ambiente para promover mais conforto e disponibilizar os equipamentos de proteção individual necessários para a execução das atividades. 

Defina os EPIs indispensáveis

Conforme o exemplo anterior, se um funcionário trabalha em um ambiente onde há o risco físico de queimaduras ou de choques elétricos, por exemplo, o plano de ação de segurança do trabalho deve enumerar todos os materiais de proteção para garantir que a integridade dos colaboradores será preservada. 

Os EPIs adequados a cada tipo de situação ajudam a combater os riscos ocupacionais inerentes a essas atividades. No plano de ação de segurança do trabalho, podem estar especificados o uso de luvas, capacetes, botas, óculos de proteção, calçados especiais e máscaras, com o objetivo de reduzir os riscos. 

Ofereça treinamentos

O uso dos equipamentos de proteção individual não só é obrigatório, como também deve ser feito da maneira correta, evitando sanções e multas pelo uso indevido. Para garantir a máxima proteção dos funcionários, a empresa pode fornecer treinamentos que ensinem à equipe sobre o uso adequado dos EPIs.

Cursos, palestras e workshops em segurança do trabalho podem ser realizados periodicamente, orientando sobre procedimentos básicos de segurança, sobre a correta utilização do maquinário e sobre o que deve ser feito para a contenção de danos em caso de acidentes ocupacionais.

Padronize processos

Seja no setor industrial ou da saúde, a padronização dos processos é importante para estabelecer a ordem de tarefas e identificar os profissionais responsáveis por cada etapa. Dessa maneira, quando ocorre algum problema durante o trabalho, é possível levantar as informações sobre o colaborador envolvido na tarefa e a fase em que o trabalho foi comprometido, a fim de tomar as medidas necessárias. 

Organize as equipes de trabalho

Estabelecer as equipes de trabalho também faz parte da aplicação do plano de segurança do trabalho. Além de posicionar funcionários capacitados em cada função dentro da equipe, os colaboradores podem atuar também fazendo uma vigilância compartilhada, auxiliando na promoção da segurança de todos. Essas são atitudes simples e que ajudam a melhorar o bem-estar e a segurança no ambiente laboral.

Registre os acidentes ocorridos

O plano de ação de segurança do trabalho é um documento que serve para registrar todos os procedimentos relacionados à segurança do trabalho e, por isso, nele devem ser registrados todos os acidentes ocorridos na empresa. Isso permite que sejam investigadas as causas que levaram aos acidentes, para que possam ser corrigidas e para que as melhorias necessárias sejam implementadas. 

Como verificar a eficácia do plano de ação?

Para verificar a eficácia do plano de ação de segurança do trabalho, entra em jogo a cultura de compliance da segurança e saúde do trabalho. Ela envolve a capacidade dos trabalhadores de aderirem às normas de segurança no trabalho, promovendo um ambiente saudável e seguro para toda a equipe. 

A cultura de compliance possibilita auditorias, supervisão e transparência da gestão de riscos ocupacionais, acompanhando constantemente os índices de acidentes ocorridos no ambiente ocupacional, a fim de investigar suas causas e propor soluções. A elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o seu devido cumprimento também são maneiras de verificar se o plano de ação de segurança do trabalho está sendo seguido de maneira eficaz. 

Como você pode ver, o plano de ação de segurança do trabalho é mais uma iniciativa para promover um ambiente de trabalho seguro e livre de acidentes. Nesse documento, ficam registrados os objetivos, a missão e os valores da empresa, assim como as diretrizes necessárias para resguardar a integridade de toda a equipe durante a execução das atividades de trabalho. 

Você tem alguma dúvida de como implementar o plano de segurança do trabalho na sua empresa? Deixe nos comentários! 

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